Tempo de leitura: 6 minutos

Bulls Stormers 2012

Rodada de muitos clássicos no Super Rugby, a liga de África do Sul, Austrália e Nova Zelândia. A 3 rodadas do fim, a liderança segue nas mãos dos Chiefs, que venceram os Blues num dilúvio de tries no dérbi da Ilha do Norte. No Grupo Neozelandês, os Chiefs são seguidos de perto pelos Crusaders, que atropelaram os Highlanders no clássico da Ilha do Sul. Porém, na classificação geral, quem está na cola dos Chiefs são os Stormers, que triunfaram fora de casa no superclássico sul-africano contra os Bulls. No Grupo Australiano, a liderança segue sendo dos Brumbies, que bateram os Rebels em dérbi local.

A rodada foi ruim para os Sharks, que foram derrotados pelos Lions em dérbi na África do Sul, permitindo que os Lions saíssem da última colocação geral, deixando a incômoda posição aos Blues. Com a derrota, os Sharks saíram das zona de classificação ao mata-mata, perdendo seu posto para os Hurricanes, que triunfaram fora de casa sobre os Waratahs. Reds, Cheetahs e Force folgaram na rodada.

- Continua depois da publicidade -

Depois das partidas do dia 2 de junho, o Super Rugby só retornará no dia 29, sendo interrompido para as disputadas dos amistosos entre as seleções nacionais. Fica a expectativa para as 3 decisivas rodadas!

 

Clássicos neozelandeses

Os Chiefs conseguiram uma grande vitória no clássico do Norte da Nova Zelândia contra os Blues. A partida foi no North Harbour Stadium, e os Blues fizeram de tudo para obter uma vitória sobre que o rival, que lhes daria o embalo necessário para fugir da última posição geral. Porém, a máquina de fazer tries de Waikato não deixou por menos, e o resultado foi um jogão.

Os Blues começaram bem, com try de Salili, aos 12′. Porém, Tikoroituma deu o troco aos 15′, com o primeiro try dos líderes, após inteligente chute de Cruden. Aos 30′, Sonny Bill Williams cravou um belíssimo try, mostrando-se imparável. Aos 39′, a resposta dos Chiefs veio com try de Munro, em velocidade, fazendo 20 x 20 ao fim da primeira etapa.

No segundo tempo, os Chiefs atropelaram, com 2 tries de Tikoroituma, completando seu hat-trick na partida. O último veio em grande jogada em velocidade da linha dos Chiefs, saindo do campo defensivo. Os Blues não se deram por mortos, e anotaram 2 tries seguidos também em velocidade, com Wulf e Ranger, fazendo 34 x 34, aos 66′. Mas, aos 70′, os Chiefs mostraram o por que de serem os líderes. Tikoroituma fez seu espetcular quarto try no jogo, correndo mais de 40m para apanhar o chute no in goal. 41 x 34, placar final.

O outro clássico neozelandês também foi cheio de tries. Porém, o espetáculo veio de apenas um lado. Os Crusaders atropelaram os Highlanders no clássico do Sul, fazendo contundentes 51 x 18, que elevaram os ‘Saders à condição de donos da terceira melhor campanha da temporada, e tiraram os Highlanders da zona de classificação ao mata-mata.

Os Crusaders anotaram o primeiro try do jogo logo aos 2′, com George Whitelock, no pick and go, mostrando o poderio do pack rubronegro. Os Highlanders equilibraram as ações, e arrancaram seu try aos 19′, com Tamati Ellison, encontrando o espaço pela defesa da casa. 13 x 10 a favor dos visitantes.

A partir da segunda metade do segundo tempo, a peleja se tornou totalmente favorável aos ‘Saders, que atropelaram. Em duas grandes jogadas da linha, Guildford fez 2 tries, aos 28′ e aos 34’. Aos 36′, foi a vez de Crotty cravar o ensaio dos Crusaders, que conseguiram o ponto-bônus ofensivo ainda no primeiro tempo. Com contra-ataques mortais, o Crusaders fez 32 x 13 no primeiro tempo.

Na segunda etapa, o atropelamento se seguiu. Aos 45′, Richie McCaw fez o quinto try, após genial passe com os pés de Ellis. Foi o terceiro try de contra-golpe nascido no campo defensivo. Aos 56′, Crockett cravou na força o sexto ensaio, fazendo 44 x 13. Hosea Gear descontou para os derrotados Highlanders, aos 59′, após interceptação, mas Todd ainda teve tempo para fazer o sétimo try dos anfitriões, com a força dos forwards, fechando o clássico em 51 x 18. Os Crusaders mostraram qualidade nas duas unidades e conseguiram uma inspiradora vitória.

 

Batalhas sul-africanas

Em Pretória, Bulls e Stormers fizeram o superclássico sul-africano, com a tradicional batalha entre o gigante do Sul e o gigante do Norte.

Após Peter Grant e Morné Steyn trocarem penais (2 a 1), Pierre Spies fez o primeiro try do jogo, a favor dos Bulls. O jogo seguiu duríssimo, privilegiando, como esperado, o contato e a força física, numa disputa clara por território. Antes do intervalo, Grant chutou o terceiro penal a favor dos Stormers, levando o duelo para o intervalo em 11 x 9 a favor dos Bulls.

Aos 43′, Steyn ampliou a frente para o time cor-de-rosa. E a equipe do cabo só conseguiu novamente reduzir a desvantagem aos 65′, com mais um penal certeiro de Grant. 14 x 12. E a virada dos visitantes veio aos 71′. Após jogada em velocidade de Kolisi, Habana correu para o try crucial Vitória fora de casa dos Stormers, mais líderes da África do Sul do que nunca. 19 x 14 na terra do arquirrival.

No outro dérbi do país, deu zebra. Ou melhor, leão. Os Lions derrotaram os Sharks, saíram da última colocação do geral e tiraram os tubarões da zona de classificação ao mata-mata.

E foi um grande jogo dos Lions, como há muito não se via no Super Rugby. O time de Joanesburgo começou muito bem, atropelando e mostrando repertório. Foram 3 tries em menos de 25 minutos, com Hattingh, Minnie e Mapoe (em lindo try em velocidade). 24 x 6. Aos 34′, Mvovo descontou com o primeiro try dos Sharks, mas Van Rensburg cravou o quarto try dos Lions ainda no primeiro tempo, já garantindo o importante ponto-bônus ofensivo. 32 x 11.

Os Sharks voltaram com tudo na segunda etapa, fazendo 2 fulminantes tries, em menos de 5 minutos, com Pietersen e Ndungane. Porém, os Lions conseguiram recuperar se estado emocional, e seguraram a vitória. Os Sharks não conseguiram mais fazer seu jogo encaixar, e a vitória foi dos Leões. 38 x 28.

 

Altos e baixos na Austrália

Os Brumbies seguem na liderança do Grupo Australiano. A equipe de Canberra foi a Melbourne e garantiu um importante triunfo sobre os Rebels. Com try de Smith, no primeiro tempo, e de Coleman, no segundo tempo, os Brumbies abriram 24 x 12 sobre os Rebels. Aos 54′, Cooper Vuna cravou o try dos Rebels, mas, com um penal chutado por Holmes, aos 71′, os Brumbies garantiram a vitória suada por 27 x 19.

Na outra partida em solo aussie, os Waratahs, em péssima campanha, sucumbiram diante dos Hurricanes, da Nova Zelândia. Foi uma crucial vitória para os ‘Canes, que ultrapassaram os Highlanders e alcançaram a zona de classificação ao mata-mata.

Após Barnes e Barett trocarem penais (3 a 2), Julian Save cravou o único try do primeiro tempo, a favor dos Hurricanes. 13 x 9 no primeiro tempo. Na segunda etapa, Barnes e Barrett trocaram mais penais. E os neozelandeses enfim assumiram o controle do jogo no último quarto. Aos 62′, Matu’u fez o segundo try amarelo, e, aos 69′, foi a vez de Conrad Smith deixar o seu. Os neozelandeses foram para cima em busca do essencial ponto-bônus ofensivo, e foram felizes. Aos 79′, Eaton foi  implacável, garantindo 5 preciosos pontos aos Furacões de Wellington.

Super Rugby agora só no dia 29 de junho. Que venham os tests! Enquanto isso, os times da liga farão contas e mais contas para saber do que necessitam para avançarem ao mata-mata final. Restam apenas 3 rodadas!

 

super rugby

Super Rugby – Liga da África do Sul, Austrália e Nova Zelândia

Crusaders 51 x 18 Highlanders, em Christchurch

Rebels 19 x 27 Brumbies, em Melbourne

Blues 34 x 41 Chiefs, em North Shore City

Waratahs 12 x 33 Hurricanes, em Sydney

Lions 38 x 28 Sharks, em Joanesburgo

Bulls 14 x 19 Stormers, em Pretória

Super Rugby 2012 copiar