Tempo de leitura: 12 minutos

tobyfaleataudravblu13SB copy

Da quinta de Boxing Day ao sábado, o rugby não parou no PRO12, a Liga Ítalo-Celta. A última rodada do ano foi especial para a competição, que reservou o período para os grandes clássicos nacionais. Ospreys, Dragons, Glasgow, Benetton Treviso, Munster e Leinster saíram vitoriosos.

 

- Continua depois da publicidade -

Ospreys e Dragons vencem clássicos galeses

Gales viveu entre o Boxing Day e a sexta-feira seus dois grandes clássicos nacionais: o dérbi do sudoeste entre Ospreys e Scarlets e o dérbi do sudeste entre Blues e Dragons.

No Parc y Scarlets, em Llanelli, os Scarlets buscavam subir na classificação às custas de seu grande rival, mas falharam na missão. Aos 7′, Rhys Priestland chutou o primeiro penal do jogo, movimentando o placar pela única vez no primeiro tempo, 3 x 0 para os Scarlets. Aos 49′, Priestland ampliou a vantagem do time de Llanelli, que segurou o placar até os minutos finais.

Os Ospreys evoluiram e tiveram um try anulado por centímetros, com Dirksen tocando a linha lateral ao mergulhar na ponta. Foi somente aos 68′ que Biggar fez os primeiros pontos dos Ospreys com penal. E, aos 74′, os visitantes foram premiados pela pressão final, com Evans finalizando um poderoso volante que resultou no try da vitória. No fim, Alun-Wyn Jones recebeu cartão amarelo para os Ospreys, mas os Scarlets não foram capazes de encontrar o try de virada. 10 x 6, placar final.

Já em Newport, os Dragons conseguiram uma festejada vitória sobre o Cardiff Blues, ganhando boa frente na briga por uma vaga na próxima Heineken Cup (caso os galeses realmente a disputem). O primeiro tempo foi totalmente equilibrado, começando com domínio parcial dos Dragons, que abriram o placar com penal de Tovey aos 2′. Aos 16′, após o lateral, Toby Faletau correu na ponta para o try dos Dragons, fazendo 10 x 0 para os donos da casa. Porém, os Blues reagiram ainda na primeira etapa. Aos 25′, a rápida jogada de mãos encontrou Dacey, que rompeu a defesa e cravou o try de Cardiff. E aos 40′ Halfpenny adicionou o penal de empate, 10 x 10.

No segundo tempo, Halfpenny colocou com penal os Blues na frente, mas Tovey respondeu com 2 penais certeiros, seguidos por um try de Ashley Smith anulado, para a frustração da torcida de Newport. Aos 55′, o revés veio para os visitantes, com cartão amarelo por Copeland. O resultado foram mais 2 penais chutados por Tovey, garantindo 22 x 16.

 

Glasgow põe a mão na 1872 Cup

Na Escócia, o dia 26 foi da Copa 1872, o duelo anual entre os dois times profissionais do país: Edinburgh e Glasgow. A taça em alusão ao ano quando começaram as disputas entre as representações das duas principais cidade do país parece que permanecerá nas mãos de Glasgow, seu atual detentor.

Jogando no estádio de Murrayfield, em Edimburgo, Glasgow derrotou seu anfitrião e seguiu como o melhor time do país no PRO12. Contudo, foi Edinburgh que começou melhor. Depois de Weir e Laidlaw trocarem penais, Fife, aos 14′, recebeu de Cuthbert e anotou o primeiro try do jogo a favor dos Gunners, que tiveram ainda a chance de ampliar após o cartão amarelo para os Warriors, aos 27′. Porém, Edinburgh conseguiu apenas 1 penal para Laidlaw enquanto teve superioridade numérica. Antes do intervalo, mais dois cartões amarelos foram mostrados, um para cada lado, e apenas Laidlaw mexeu no placar com novo penal. 16 x 9 no intervalo.

No segundo tempo, tudo mudoou e os Warriors passaram a ter a superioridade. Weir reduziu com penais aos 51′ e aos 62′, e a virada veio aos 67′. Stuart Hogg finalizou no in-goal após grande jogada de Van der Merwe. Hogg recebeu do canadense, chutou para o in-goal e apanhou a bola para cravar o try da vitória fora de casa. 20 x 16.

No dia 1º de janeiro, os dois times voltam a se enfrentaram, mas em Glasgow.

 

Munster e Leinster reafirmam ssuperioridade

Na sexta-feira, Munster e Connacht fizeram o primeiro clássico irlandês da rodada. Jogando em casa, o Munster soube manter a liderança da competição, mas sofreu nas mãos do rival do Oeste. Com os pés calibrados, Dan Parks colocou o Connacht em vantagem logo no início, mas, aos 20′, Hanrahan deu a vantagem ao time do Sul com oo primeiro try do jogo. O próprio Hanrahan ampliou a vantagem com penal, levando o jogo ao intervalo em 13 x 6 a favor do Munster. Hanharan e Parks voltaram a trocar penais no segundo tempo e o Connacht foi capaz apenas de uma reação tardia, com try de honra aos 80′, com Heffernan, que lhe rendeu um importante ponto-bônus defensivo. 22 x 16, placar final.

No sábado, em Dublin, Leinster e Ulster fizeram mais um duelo entre a capital da República da Irlanda e a capital da Irlanda do Norte. Mais uma vez, quem falou mais alto foi o lado de Dublin, o Leinster, que venceu seu rival de Belfast por 19 x 6. O primeiro tempo parecia dar a vantagem ao Ulster, que estava vencendo por 6 x 3, com 2 penais de Jackson, até os 37′, quando Doyle recebeu cartão amarelo e o Leinster se aproveitou do homem a mais para cravar seu try, com Jordi Murphy, recebendo o offload de Fitzgerald. 10 x 6.

No segundo tempo, Gopperth ampliou o marcador com mais 3 penais para o Leinster. No fim, o TMO ainda invalidou um try do Ulster, ao passo que o Leinster sofreu uma importante baixa: Sean O’Brien deixou o campo lesionado no ombro. Fim de jogo, 19 x 6 para os azuis.

 

Treviso soberano

Em Treviso, o time da casa recebeu o Zebre para o primeiro dos dois confrontos entre as equipes italianas do PRO12. E o resultado foi o esperado: vitória dos Leões do Vêneto por 20 x 15. As Zebras, no entanto, largaram na frente com try de Bortolami, aos 12′. Mas, Van Zyl, aos 18′, e Vosawai, aos 38′, anotaram os tries que deixaram Treviso em vantagem antes do intervalo. 14 x 8.

As Zebras voltaram a se colocar em vantagem aos 43′, com try de Van Schalkwyk, dando um início perfeito de segundo tempo aos alvinegros. Porém, a perda da conversão deu apenas 1 ponto de frente ao time de Parma e, aos 59′, Berquist chutou o penal que devolveu a frente aos donos da casa. O jogo se manteve equilibrado e o Treviso definiu a peleja somente aos 77′, com novo penal de Berquist.

O clássico italiano voltará a ser disputado no dia 4, em Parma.

 

pro 12

RaboDirect Pro12 – Liga de Irlanda, País de Gales, Escócia e Itália

Scarlets 6 x 10 Ospreys, em Llanelli

Edinburgh 16 x 20 Glasgow Warriors, em Edimburgo

Dragons 22 x 16 Cardiff Blues, em Newport

Munster 22 x 16 Connacht, em Limerick

Benetton Treviso 20 x 15 Zebre, em Treviso

Leinster 19 x 6 Ulster, em Dublin