Tempo de leitura: 5 minutos

ARTIGO COM VÍDEOS – Nem na véspera de Natal o Top 14, o Campeonato Francês, tem uma folga, com a rodada sendo adiantada para quinta e sexta. O grande vencedor mais uma vez foi o Clermont (1º) que em casa, não tomou conhecimento do Stade Français (11º), seguido de perto pelo Montpellier (2º), que em seus domínios venceu uma grande partida contra o Toulon (4º) e o La Rochelle, que no País Basco, venceu um jogo louco contra o Bayonne (14º). 
 

No pelotão do meio o Bordeaux (6º) decepcionou mais uma vez sendo batido em casa pela Section Paloise (10º) juntamente com o Toulouse (7º) que não conseguiu vencer o Grenoble (13º) nos Alpes enquanto o Racing (5º) fez a lição de casa batendo o Castres (8º) em Paris. Na parte de baixo o Brive (9º) não teve dificuldades para bater em casa o Lyon (12º).

 

- Continua depois da publicidade -

Clermont tem o melhor natal

Depois de dominar na copa europeia o Clermont voltou para casa e atropelou o Stade Français por 46 a 10, passando o natal no topo da tabela e jogando um rugby excelente. A partida teve apenas um time em campo com o Clermont anotando seis vezes, com os ponta Adrien Plante (duas vezes) e Noa Nakaitaci, o abertura Patricio Fernandez, o oitavo Damien Chouly e o segunda linha reserva Sitaleki Timani. Os parisienses não puderam fazer muito mais do que assistir o jogo, mesmo assim anotaram dois tries, com o asa Seckou Macalou e o scrum-half Will Genia.

 

O Clermont saí de casa para enfrentar o tradicional Toulouse, que vem de uma derrota dolorida, e precisa da vitória. O Stade Français segue com mais uma temporada decepcionante e volta para Paris enfrentar o Brive.

 

Montpellier dominante

Jogando em casa o Montpellier fez uma grande apresentação para bater o poderoso Toulon por 33 a 29. Muito superiores no ataque os donos da casa aplicaram um ritmo que obrigou o Toulon a jogar no limite durante toda a partida, entrando no in-goal com o fullback Joffrey Michel  e o hooker Shalva Mamukashvili (duas vezes). O ponto bônus defensivo acabou sendo o melhor consolo para o Toulon que  anotou com asa Liam Gill e apenas aos 42’ do segundo com o pilar reserva Marcel Van der Merwe. O Montpellier viaja para enfrentar a Section Paloise, procurando uma importante vitória fora de casa, enquanto o Toulon tenta se recuperar em se território contra o Racing.

 

Jogo louco no País Basco

O Bayonne continua sua temporada de extremos, juntando poucas vitórias incríveis, e diversas derrotas inacreditáveis. Esse fim de semana foi o segundo caso, com a equipe sendo batida em casa por 42 a 17 pelo La Rochelle. Os bascos fizeram um grande primeiro tempo, anotando dois tries com o centro Gabiriele Lovobalavu e o asa Baptiste Chouzenoux, indo para o vestiário com  17 a 0 no placar. Na segunda etapa os papéis se inverteram, com os bascos sumindo do campo, surpreendidos pela inspiração do ponta Gabriel Lacroix que anotou quatro tries em 11 minutos, com um penal try fechando o placar em uma dura derrota para os donos da casa.

 

A derrota deixa o Bayonne cada vez mais próximo do rebaixamento, a equipe agora viaja para enfrentar o Castres. O La Rochelle continua a surpreender, voltando para casa onde enfrenta o Grenoble, com uma vitória com ponto bônus, e certeza de que o time vai lutar até o final na parte de cima da tabela.

 

Racing no G-6

Os parisienses, depois de um rodada complicada na copa europeia, bateram  o Castres em casa por 23 a 10. Apesar do placar  o time azul e branco alternou bons e maus momentos construindo o placar com dois tries em dois minutos, do scrum-half Xavier Chauveau e do asa Wenceslas Lauret, com o também asa  Yannick Nyanga fechando o placar. A equipe porém deixou escapar o ponto bônus no ultimo minuto com um try do segundo centro Thomas Combezou.

 

O Racing sai de casa para enfrentar e tenta se manter no G-6 contra o Toulon, enquanto o Castres tenta se recuperar em casa contra o desesperado Bayonne.

 

Inferno astral para o Bordeaux

Depois de uma dolorida derrota em casa pela copa europeia o time da terra dos vinhos foi novamente superado em seus domínios, dessa vez pela Section Paloise. O jogo foi bastante disputado com o Bordeaux anotando uma vez com o asa Luke Braid enquanto os visitantes colocaram a balo no chão com o scrum-half Thibault Daubagna e o centro Jale Vatubua que marcou no ultimo minuto e virou a partida.

 

O Bordeaux com a derrota perde a chance de se consolidar na zona de classificação e mostra que o time sentiu o golpe recebido na copa europeia, o time agora precisa juntar suas forças e fazer um bom jogo fora de casa contra o Lyon. A Section Paloise volta para casa, enfrentar o Montpellier, com uma importante vitória na bagagem.

 

Presente de natal para Grenoble

Com apenas duas vitória no Top 14 a torcida do Grenoble tinha pouco que comemorar esse natal, a equipe porém surpreendeu a todos, batendo em casa o poderoso Toulouse por 26 a 22, deixando a lanterna do campeonato e mantendo o sonho de se salvar do rebaixamento. A partida não foi tecnicamente boa, com os visitantes tendo uma das piores apresentações em muito tempo, errando demais em todos os setores. O alpinos se aproveitaram disso para entrar no in-goal com o hooker Loick James e o ponta Xavier Mignot, os occitanos anotaram apenas um penal try.

 

O Grenoble conquista sua terceira vitória no top 14 e, apesar da situação ainda desesperadora, pode sonhar com voos mais altos, a equipe agora viaja para enfrentar o La Rochelle. O Toulouse deixa escapar uma importante chance de ganhar pontos fora de casa tendo um jogo muito duro em seus domínios contra o Clermont na próxima semana.

 

Brive dá mais um passa na luta contra o rebaixamento

Em um jogo muito fraco tecnicamente o Brive não teve dificuldade para despachar o Lyon em casa por 22 a 6.  O úncio try do jogo foi marcado pelo pilar Albert Toetu, com os donos da casa apostando no domínio no pack de forwards e na eficiência do seu chutador, que acertou tudo.

 

A vitória afasta os Brive da zona de rebaixamento, o time viaja para enfrentar o Stade Français, e aproxima o Lyon, que vê o Grenoble se aproximando. Os Lobos voltam para casa medir forças com o Bordeaux.

 

Top 14 logo novo

Top 14 – Campeonato Francês 2016-17

Grenoble 26 x 22 Toulouse

Brive 22 x 06 Lyon

Clermont 46 x 10 Stade Français

Bayonne 17 x 42 La Rochelle

Bordeaux 16 x 18 Pau

Racing 23 x 10 Castres

Montpellier 33 x 29 Toulon

 

ClubeCidadeJogosPontos
La RochelleLa Rochelle2685
ClermontClermont-Ferrand2678
MontpellierMontpellier2676
ToulonToulon2669
CastresCastres2663
Racing Paris2662
Stade FrançaisParis2659
BriveBrive2658
PauPau2657
Lyon Lyon2655
Bordeaux-BèglesBordeaux2654
ToulouseToulouse2653
GrenobleGrenoble2638
BayonneBayonne2630
- Vitória com 3 ou mais tries de diferença = 5 pontos;
- Vitória com menos de 3 tries de diferença = 4 pontos;
- Empate = 2 pontos;
- Derrota por 5 pontos ou menos pontos = 1 ponto;
- Derrota por mais 6 pontos ou mais = 0 pontos;

- 1º e 2º lugares = classificação direta às Semifinais e à Champions Cup;
- 3º ao 6º lugares = classificação às Quartas de final e à Champions Cup;
- 7º lugar = classificação à Repescagem para a Champions Cup;
- 13º e 14º lugares = Rebaixamento

 

Texto: Diego Gutierrez

Foto: LNR