Tempo de leitura: 21 minutos

clermont torcida

O fim de semana pós-Six Nations foi eletrizante no Top 14 francês, com grandes clássicos e equipes novamente entrando em campo com o que têm de melhor. O Clermont reassumiu a liderança isolada da competição ao vencer o então líder Toulon no jogo mais aguardado da semana, ampliando para 74 o número de jogos invictos jogando em casa. No sábado, o clássico nacional entre Stade Français e Toulouse levou uma multidão ao Stade de France, em Paris, resultando no empate ruim para os dois lados, que ocupam a quinta e a sexta posições da liga. Enquanto isso, os catalães do Perpignan bateram os bascos do Biarritz e rebaixaram o rival para a Pro D2, deixando a elite francesa após 18 anos jogando como protagonista entre os grandes do país.

No fim de semana que vem, outros dois clássicos agitam a França, com o Brive recebendo o Clermont, em dérbi do centro da França, e com o Toulon enfrentando o Toulouse. Com quatro rodadas para o fim, cada jogo é mais do que nunca decisivo no Top 14 pelas seis primeiras posições (que levam ao mata-mata) e contra os dois últimos lugares.

- Continua depois da publicidade -

 

Biarritz é rebaixado

Foram 3 titulos franceses na era profissional (2002, 2005 e 2006), 2 vice-campeonatos europeus (2006 e 2010) e 1 título da Challenge Cup (2012). Mas, a era do Biarritz entre os grandes da França e da Europa chegou ao fim com o rebaixamento decretado restando ainda 4 rodadas para o fim da temporada regular. A campanha medíocre dos gigantes bascos teve como defecho nada menos que a 18ª derrota na competição, caindo na Catalunha contra o Perpignan. O Biarritz lutou muito na costa leste, com o galês Aled Brew fazendo o primeiro try aos 11′. Do outro lado, o Perpignan também lutava para afastar o perigo de descenso e virou o placar com penal de James Hook e try aos 20′ do ponta inglês Richard Haughton. Antes do intervalo, Peyrelongue ainda empatou com penal para o BO, 10 x 10. Porém, o desespero tomou conta do time no segundo tempo e os pontos não saíram. Com mais 2 penais chutados por Hook, o USAP decretou a queda do BO, assegurando 16 x 10.

E para o rugby basco a situação pode piorar ainda mais. O outro clube da região, o Bayonne, segue ameaçado de cair e se complicou ao sucumbir em casa contra o Bordeaux. Foi um jogo apertado, com o Bordeaux abrindo 20 x 10 no primeiro tempo, com tries de Domvo e Madule. Contudo, o Bayonne reagiu na segunda etapa, fez 3 tries, mas viu sua vitória escapar por conta de um penal chutado por Bernard e do erro em uma das conversões. 23 x 22, deixando os bascos 5 pontos acima do Oyonnax, primeiro time da zona de rebaixamento, mas com 1 jogo a mais que o concorrente.

Nos clássicos, Clermont se impõe, Stade Français e Toulouse empatam

A 22ª rodada do Top 14 foi aberta na sexta-feira com o maior jogo do momento na França: Clermont x Toulon, que fizeram a final da Heineken Cup no ano passado. Desta fez, no entanto, o Clermont falou mais alto, fazendo valer o mando de jogo. Voltando a jogar bem, Morgan Parra somou os 6 primeiros pontos dos amarelos antes dos 10′, com Michalak jogando para fora chance do Toulon. Aos 18′, os Vulcões explodiram com o try pela ponta de Nalaga, aproveitando o turnover para cravar o tento amarelo. Os rubronegros responderam com 2 penais de Michalak, que assumiu os arremates com Wilkinson ficando no banco. 13 x 6 no primeiro tempo, com o Clermont reduzido a 14 anos pelo amarelo do canadense Jamie Cudmore e segurando a pressão dos forwards do Toulon.

O Toulon não soube aproveirar a superioridade numérica e, aos 55′, viu o Clermont ampliar a vantagem com novo penal de Parra. Michalak deu o troco 2 minutos depois e, aos 60′, a situação parecia pender a favor do Toulon, que garantiu o dominio territorial e, na base do pick and go, chegou ao try com Chiocci, empatando a peleja. O quadro piorou para o Clermont com novo amarelo, aos 67′, para Fritz Lee, mas a defesa do Clermont foi soberana e seu pack falou mais alto. Aos 71′, Parra recolocou o time da Auvérnia em vantagem. O campeão europeu apostou na entrada de Wilkinson e ele teve a chance com penal logo na sequência, mas desperdiçou o chute. Os provençais ainda viram mais um penal ser convertido por Parra e a vitória ficar nas mãos do Clermont.

No sábado, em Paris, o Stade Français arrastou mais de 63 mil torcedores para o Stade de France em jogo crucial contra o Toulouse. A partida correspondeu às expectativas, mas decepcionou os parisienses. O Stade Français fez um primeiro tempo primoroso, abrindo 27 x 8 antes do intervalo. Julien Dupuy foi o nome dos primeiros minutos, recebendo de Jules Plisson e driblando a defesa occitana para cravar o primeiro try francilien aos 9′. A resposta veio após o kick-off, com o neozeladês Luke McAllister cravando o try do Toulouse na ponta e se lesionando no lance. Aos 17′, foi a vez de Plisson cravar o segundo try do Stade Français, recebendo de Dupuy, após boa jogada depois de scrum. Dupuy converteu mais um penal e, aos 33′, Flanquart fez o terceiro try de Paris, após uma sequência de turnovers e a boa quebrada de linha de Bosman, articulando com Papé.

A reação do Toulouse começou logo após o intervalo, com Vermaak anotando o try rubronegro aos 42′, recebendo de Poitrenaud, depois de grande corrida de Akapusi Qera. Os visitantes dominaram o segundo tempo, para o desespero da torcida presente, que viu Tekori fazer o terceiro try aos 51′, depois da ação de Picamoles e cobrança rápida de penal de Doussain. A situação ficou crítica para o Stade Français com o amarelo recebido por Macome, aos 66′, abrindo espaço para a pressão final do Toulouse. Vuidravuwalu salvou brilhantemente a tentativa de try de Hosea Gear nos instantes finais, mas o try de empate acabou saindo aos 80′, com Montes, convertido por Doussain. 27 x 27, jogo sensacional.

Montpellier, Castres e Racing Métro sobem e esquentam briga por classificação

O empate entre Stade Français e Toulouse beneficiou o Montpellier e o Castres, que ultrapassaram os parisienses na tabela, assim como o Racing Métro, que reduziu para apenas 1 ponto sua distância para o Toulouse na briga pela classificação.

O Montpellier teve uma vitória sólida fora de casa sobre o Oyonnax, 22 x 8, para o alívio do Bayonne, que necessitava do insucesso do time alpino. O primeiro tempo foi de poucas chances, com 6 x 0 para o Montpellier. Mas, na segunda etapa, o try de Nagusa, o drop goal e mais 3 penais de Trinh-Duc garantiram a vitória azul.

Já o Castres se impôs sobre o Brive jogando em casa, 38 x 6, em jogo violento de 3 cartões vermelhos (2 para o Brive e 1 para o Castres) e 3 cartões amarelos (na mesma proporção). Claassen fez o único try do primeiro tempo para o CO, com a vitória sendo assegurada apenas nos 15 minutos finais, com o Castres aproveitando a superioridade numérica para fazer mais 3 tries, com Grosso, Pallis e Bonneford, e garantindo o ponto-bônus precioso.

Por fim, o Racing Métro venceu fora de casa o Grenoble, que começou a cair perigosamente na tabela de classificação. Os parisienses fizeram 16 x 10 no primeiro tempo, com Jamie Roberts anotando o try dos Racingmen e Juan Martin Hernández somando um drop goal. O segundo tempo começou com outro drop preciso do argentino e se encerrou com o try derradeiro de Marc Andreu.

 

Lyon à porta do paraíso

Na segunda divisão, o Lyon está cada vez mais próximo da promoção ao Top 14. Os Lobos venceram na 24ª rodada da Pro D2 o Aurillac e já somam 12 pontos acima do vice-líder La Rochelle, e 27 pontos acima do Tarbes, sexto colocado. O que significa que uma simples vitória na próxima rodada já garante o Lyon no mínimo no mata-mata final. Na Pro D2, apenas o primeiro colocado da temporada regular garante a promoção direta, com os times classificados de segundo a quinto disputando um mata-mata pela segunda vaga de promoção ao Top 14.

O Tarbes se manteve vivo na luta por uma lugar no G5 ao vencer o quinto colocado Narbonne, 19 x 12, reduzindo para 6 pontos sua distância para o próprio Narbonne.

 

Top 14 logo novo

Top 14 – Campeonato Francês

Clermont 22 x 16 Toulon, em Clermont-Ferrand

Stade Français 27 x 27 Toulouse, em Paris

Bayonne 22 x 23 Bordeaux, em Baiona

Castres 38 x 6 Brive, em Castres

Oyonnax 8 x 22 Montpellier, em Oyonnax

Perpignan 16 x 10 Biarritz, em Perpignan

Grenoble 13 x 26 Racing Métro, em Grenoble

 

Pro D2 novo 2012

Pro D2 – 2ª Divisão do Campeonato Francês

Albi 36 x 5 Dax, em Albi

Auch 28 x 28 Colomiers, em Auch

La Rochelle 27 x 7 Béziers, em La Rochelle

Lyon 45 x 16 Aurillac, em Lyon

Mont-de-Marsan 29 x 6 Bourg-en-Bresse, em Mont-de-Marsan

Pau 33 x 20 Bourgoin, em Pau

Carcassonne 12 x 26 Agen, em Carcassonne

Tarbes 19 x 12 Narbonne, em Tarbes