Tempo de leitura: 3 minutos

O Chile viveu nesse sábado seu dia de decisões, com a grande final do campeonato nacional. Na decisão, mediram forças o tradicional COBS, de Santiago, e o Los Troncos, de Concepción, que se encararam no campo do Old Boys, em um final de semana que contou com muitas outras finais, dos torneios menores.

 

O primeiro tempo se mostrou decisivo, com o COBS abrindo grande margem e administrando o placar no segundo tempo, para vencer por 37 x 15 e erguer a taça pela primeira vez desde 2013.

- Continua depois da publicidade -

 

Campeonato Chileno

Final

COBS 37 x 15 Los Troncos


Lista de campeões chilenos*

1 – Universidad Católica – 19 títulos

2 – Old Boys – 17 títulos

3 – Prince of Wales – 15 títulos

4 – Stade Français – 9 títulos

5 – Old Mackayans – 6 títulos

6 – COBS – 4 títulos

7 – Los Troncos – 1 título

Santiago College – 1 título

Universidad Santa Maria – 1 título

 

*Em 2012,  o Campeonato de Santiago (ARUSA) foi remodelado para se tornar a Liga Nacional. A lista de campeões conta as equipes que venceram o torneio de 1948 a 2012 também;

 

Um título dividido norte argentino

Restava apenas um campeão ser definido entre os principais campeonatos regionais de clubes na Argentina. Nesse sábado, o Torneio do Noroeste, que compreende clubes de Tucumán, Salta, Jujuy e Santiago del Estero, conheceu seu grande campeão. Ou melhor, seus grandes campeões.

 

Ao contrário de outros torneios, o Torneio do Noroeste conta com um quadrangular final, ao invés de um mata-mata, e dois clubes encerraram as disputas da Taça Ouro empatados em primeiro lugar: Los Tarcos e Universitario de Tucumán (ambos de Tucumán). Pelas regras da competição, o título foi repartido entre os dois clubes. Na rodada final, o Universitario bateu o Huirapuca por 55 x 37, ao passo que Los Tarcos perderam para o Tucumán RC por 35 x 30. O Tucumán RC acabou com o terceiro lugar. O Universitario não era campeão desde 2010, enquanto Los Tarcos não levantavam a taça desde 2004.

 

Lista de campeões do Noroeste argentino

1 – Universitario de Tucumán – 23 títulos

2 – Tucumán Rugby Club – 21 títulos

3 – Los Tarcos – 13 títulos

4 – Tucumán Lawn Tennis – 11 títulos

5 – Natación y Gimnastica – 7 títulos

6 – Cardenales – 4 títulos

Huirapuca – 4 títulos

8 – Gimnasia y Tiro de Salta – 1 título

 

Trébol vence a Repescagem do Campeonato Uruguaio

No Uruguai, o sábado foi também de encerramento da temporada de clubes, com a partida da Repescagem pelo 4º lugar entre o Trébol, de Paysandu, e o Montevideo Cricket. Na decisão, o time alviverde do interior levou a melhor, fazendo 28 x 19.

 

Com isso, a União de Rugby do Uruguai confirmou em seu site as vagas dos clubes do país em campeonatos internacionais para o próximo ano. Campeão e vice, Old Christians e Old Boys disputarão o Nacional de Clubes B, a 2ª divisão da Argentina, ao passo que Carrasco Polo e Trébol representarão o país no Torneio do Interior B, a 4ª divisão argentina. Já Montevideo Cricket e Champagnat jogarão, segunda a entidade, contra o campeão e o vice do Brasil. Porém, tal torneio não foi confirmado pela Confederação Brasileira de Rugby.

 

Uruguai perde amistoso para Córdoba

No domingo, começou ainda a preparação do Uruguay XV, a seleção uruguaia de desenvolvimento, para a disputa a partir do próximo final de semana do Campeonato Argentina de seleção provinciais. Os uruguaios disputarão a terceira divisão do país vizinho e receberam a seleção de Córdoba, da primeira divisão, em amistoso no Estádio Charrua, em Montevidéu. O resultado foi uma verdadeira demonstração de força dos cordobeses, que fizeram 48 x 17 sobre os uruguaios.

 

Foto: COBS campeão – Revista Rugbiers – Twitter