Tempo de leitura: 40 minutos

saracens toulouse 2013

Os próximos dias serão decisivos para o rugby europeu dentro de campo. Em meio às turbulências sobre seu futuro, a Copa Europeia de Rugby – Heineken Cup – terá entre sexta e domingo os jogos decisivos da penúltima rodada da fase de grupos da competição, com alguns classificados já podendo ser conhecidos nesta semana.

E nunca é demais lembrar: na Heineken Cup, os campeões de cada grupo e apenas os dois melhores segundos colocados avançam às quartas-de-final, ao passo que o terceiro, o quarto e o quinto melhores segundos colocados terão como prêmio de consoloção vaga no mata-mata da Amlin Challenge Cup, a segunda copa do continente.

- Continua depois da publicidade -

Quem irá sobreviver? Faça suas apostas!

Em breve, a programação da ESPN para a rodada da Copa Europeia.

 

Leinster perto da classificação, mas grupo pode se embolar

Os irlandeses do Leinster lideram o Grupo 1 com 4 pontos de vantagem sobre o vice-líder Northampton Saints. A vantagem significa que uma vitória nesse domingo somada ao insucesso dos Saints poderia, dependendo ainda de contagem dos pontos-bônus, dar a classificação antecipada ao Leinster. Contudo, tanto Leinster como Saints jogam fora de casa e contra adversários perigosos. O Leinster terá o duelo mais complicado, pois irá a Castres enfrentar o campeão francês, que vem crescendo no Top 14 e não perde na fortaleza do Stade Pierre-Antoine desde a temporada passada. O clube francês é forte e ainda sonha com a classificação, estando a 1 ponto dos Saints e a 5 pontos do Leinster. A vitória, portanto, é crucial para o CO seguir sonhando em avançar ao mata-mata.

O Northampton, por sua vez, visitará o quase eliminado Ospreys, de Gales, que, mesmo vencendo suas duas próximas partidias, dificilmente conseguirá sequer terminar entre os dois melhores segundos colocados. Portanto, uma vitória dos ingleses é uma possibilidade real que já aguça os ânimos dos Saints.

Independente do que aconteça nessa rodada, Leinster e Northampton ainda terão a vantagem de jogar em casa na rodada final, com o Leinster recebendo o Ospreys e com os Saints duelando com o Castres.

 

Toulon e Cardiff fazem jogo decisivo

Pelo Grupo 2, a primeira posição também poderá ser decidida já nesse sábado. O líder Toulon, que ostenta 2 pontos de vantagem sobre o Cardiff Blues, receberá justamente seu oponente direto. Uma vitória simples do Toulon será suficiente para garantir os campeões do ano passado na segunda fase e já privará os Blues de terminarem no primeiro lugar do grupo.

No outro duelo do grupo, o Exeter, 6 pontos abaixo dos Blues, receberá o Glasgow, que tem 1 ponto a menos, em jogo que eliminará um dos dois antecipadamente. Quem vencer ainda terá uma chance na última rodada de acabar com a segunda posição e ganhar vaga na Amlin Challenge Cup.

 

Toulouse e Saracens definirão campeão do Grupo 3

Um dos jogos mais aguardados da quinta rodada será realizado na França, onde o poderoso Toulouse recebe o Saracens, líder da Premiership, valendo a primeira posição do grupo. Os dois times têm o mesmo número de pontos, com vantagem no desempate hoje para os franceses, o que significa que uma vitória simples, sem bônus ofensivo, não será suficiente para classificar antecipadamente o ganhador da partida desse domingo. Na última rodada, no entanto, o Toulouse visitará o fraco Zebre, ao passo que os Saracens receberão o Connacht, o que significa que, na prática, o jogo dessa rodada definirá o grupo.

 

Harlequins recebem Clermont para jogo de vida ou morte no Grupo 4

Outro confronto de arrepiar entre ingleses e franceses acontecerá sábado em Londres, onde o Harlequins jogará sua vida contra o líder Clermont. Os Quins têm 4 pontos a menos que os Jaunards e sabem que só um triunfo poderá colocá-los na próxima fase. Para o Clermont, a derrota não seria trágica, ainda mais com bônus defensivo, já que o líder do Top 14 receberá seu combalido compatriota Racing Métro na rodada final. Entretanto, o time amarelo jogará para definir sua classificação com uma rodada de antecedência: um simples vitória sobre os londrinos por qualquer placar colocará o Clermont no mata-mata, uma vez que nem Scarlets ou Racing Métro, que duelam em Paris, poderão alcançá-lo na classificação.

 

Ulster e Leicester se preparam para rodadas de tirar o fôlego

No Grupo 5, Ulster e Leicester Tigers disputam ponto a ponto a primeira posição e já pensam no confronto direto, em Leicester, na última rodada. Nesse fim de semana, o Ulster, que lidera o grupo com 3 pontos de frente, recebe o Montpellier, que já não tem mais chances de conquistar a primeira posição e sonha com, no máximo, uma vaga improvável na Amlin Challenge Cup. Com isso, uma vitória é obrigatória para o time irlandês, que encerrará sua primeira fase jogando fora de casa.

O Leicester Tigers, por sua vez, visitará o fraco Benetton Treviso e não poderá se dar ao luxo de um tropeço em hipótese alguma, buscando uma vitória convincente para chegar bem à decisão.

 

Munster e Gloucester em colisão

No Grupo 6, o Munster visitará o Gloucester e poderá garantir sua classificação com uma vitória simples fora de casa. São 5 pontos separando o líder Munster do Gloucester, o que obriga o time inglês a fazer jus ao mando de campo e vencer o gigante irlandês se quiser ir ao mata-mata. Enquanto isso, na Escócia, Edinburgh e Perpignan duelarão de olho na segunda posição, almejando, ao menos, uma vaga na Amlin Challenge Cup.

 

Vagas a serem definidas na Amlin Challenge Cup

Na segunda competição do Velho Continente, apenas os campeões dos grupos da primeira fase se garantem no mata-mata final e, por isso, a penúltima rodada – que começa antes da Heineken Cup, já na quinta-feira – tem cara de rodada final para algumas equipes.

No Grupo 1, o Sale Sharks lidera com 1 ponto de frente sobre o Biarritz e tem a tarefa de derrotar em casa sobre o eliminado Worcester Warriors. Já o Biarritz, que vive um pesadelo no Top 14, visita o Oyonnax e precisa de qualquer forma da vitória, uma vez que tem a vantagem de receber o Sale na última rodada. Caso o Oyonnax bata seu compatriota, a vaga já poderá ser dos Sharks com uma rodada de antecedência.

No Grupo 2, o Bath visita o Dragons e um simples empate já será suficiente para classificar os ingleses. Para o Dragons, é vencer ou vencer. Com 8 pontos abaixo do Bath, o time galês ainda precisaria torcer para o Bath perder em casa na rodada final contra o Bordeaux, além de vencer o Mogliano, para poder se classificar. A vaga é quase do Bath.

Já no Grupo 3, Brive e Newcastle estão empatados na ponta, com vantagem para o Brive. Porém, a vantagem será do Newcastle, que receberá o Brive em jogo decisivo nessa quinta.

Outro duelo quente terá lugar na França, com o Bayonne recebendo o London Wasps em duelo decisivo. Os Wasps têm 3 pontos a mais que os bascos e uma vitória bastará. Para Bayonne, são necessárias duas vitórias: contra os Wasps em casa e contra o Grenoble fora.

Por fim, Stade Français e London Irish deixarão para a última rodada a definição do Grupo 5. Franceses e ingleses estão empatados em pontos e receberão os fracos Prato e Lusitanos XV, respectivamente. Na última rodada, o time de Paris visitará os portugueses, enquanto os ingleses duelam com os italianos, o que significa que para o London Irish apenas um improvável tropeço do Stade Français poderá classificá-lo. Paris praticamente nas quartas-de-final.

 

Critérios de desempate

Vale ainda lembrar quais são os critérios de desempate usados nas duas competições europeias. Em caso de empate em pontos entre dois times, o primeiro critério de desempate é o confronto direto, seguido pelo número de tries anotados no confronto direto e pelo saldo de pontos no confronto. Caso o empate persista, o número de tries anotados em toda a competição será o critério utilizado, seguido pelo saldo de pontos. Por fim, o último critério é o número de cartões recebido.

 

HCup logo

Heineken Cup – Copa Europeia de Rugby

*Horários de Brasília

Sexta-feira, dia 10 de janeiro

18h00 – Ulster x Montpellier, em Belfast

18h00 – Racing Métro x Scarlets, em Paris

 

Sábado, dia 11 de janeiro

11h35 – Harlequins x Clermont, em Londres

11h35 – Benetton Treviso x Leicester Tigers, em Treviso

13h00 – Exeter Chiefs x Glasgow Warriors, em Exeter

13h40 – Connacht x Zebre, em Galway

13h40 – Toulon x Cardiff Blues, em Nice

16h00 – Edinburgh x Perpignan, em Edimburgo

16h00 – Gloucester x Munster, em Gloucester

 

Domingo, dia 12 de janeiro

10h45 – Ospreys x Northampton Saints, em Swansea

10h45 – Castres x Leinster, em Castres

13h00 – Toulouse x Saracens, em Toulouse

 

 

ACup logo

 Amlin Challenge Cup 2013-14 – Copa Desafio Europeu

*Horários de Brasília

Quinta-feira, dia 09 de janeiro

17h30 – Stade Français x I Cavalieri Prato, em Paris

17h45 – Newcastle Falcons x Brive, em Newcastle

 

Sexta-feira, dia 10 de janeiro

16h30 – Bordeaux x Mogliano, em Bègles

18h00 – Sale Sharks x Worcester Warriors, em Salford

 

Sábado, dia 11 de janeiro

11h00 – Viadana x Grenoble, em Viadana

11h30 – Calvisano x Lupii Bucaresti, em Calvisano

12h30 – Dragons x Bath, em Newport

12h30 – Oyonnax x Biarritz, em Oyonnax

13h00 – London Irish x Lusitanos XV, em Reading

18h00 – Bayonne x London Wasps, em Baiona