Tempo de leitura: 17 minutos

Jacques-du-Plessis-140510-Tackled-G-300

O Super Rugby viveu um final de semana de clássicos e grandes duelos pela parte de cima da tabela. O Brumbies (3º) é um caso exemplar do equilíbrio da competição. A equipe bateu o Sharks (1º), jogando em Canberra, mas isso não impediu que o Chiefs (2º) roubasse a vice liderança, ao bater, com um ponto bônus, o Blues em Hamilton. O Crusaders (4º) mostra que é cada vez mais um dos fravoritos e atropelou o Reds (13º) jogando em Brisbane, enquanto em Melborne o Hurricanes (6º) mostrou a boa fase ao bater o Rebels (12º). O Highlanders (7º), apesar de um segundo tempo tenebroso bateu o Lions (11º). Na África do Sul, o supreendente Force (5º) bateu um combalido Cheetahs (14º), que conquistou um ponto-bônus, deixando a lanterna para o Stormer (15º) que foi derrotado pelo Bulls em Pretória (9º), no superclássico sul-africano.

Ainda na África do Sul, a Vodacom Cup definiu seus finalistas: Golden Lion e Griquas.

- Continua depois da publicidade -

 

Brumbies vence duelo de líderes

Brumbies e Sharks fizeram o duelo mais esperado da rodada. Canberra preparou uma noite fria e chuvosa, que atrapalhou o jogo de passes das equipes, para a volta do lendário técnico Jake White, campeão do mundo com os Springboks, que levou o Brumbies a final ano passado e optou por voltar para a África do Sul, abandonando, em apenas dois anos, um contrato de quatro. No final os ex-comandados se saíram melhor, com o Brumbies vencendo por 16 a 9.

O jogo foi muito duro e um pouco monótono de assistir, as equipes apostaram nos chutes para ganhar terreno, com incríveis 98 bolas chutadas pelos dois times. O único try da partida saiu no segundo tempo, feito pelo segunda linha australiano Sam Carter. O grande destaque da partida foi os scrum do Brumbies, que conseguiu igualar fisicamente a poderosa equipe do Sharks.

Na próxima rodada o Brumbies viaja para a África do Sul, onde vai tentar bater o combalido Cheetahs. O Sharks sai da Austrália com uma vitória e uma derrota, e agora se dirige para a Nova Zelândia, onde tem a missão quase impossível de bater o Crusaders em Christchurch.

 

Force se supera novamente

O Force não para de surpreender, dessa vez batendo a equipe do Cheetahs, jogando em Bloemfontein, por 23 a16. O Force dominou boa parte da partida com destaque para os scrums e os contra-rucks. No primeiro tempo os donos da casa não viram a cor da bola, com os australianos indo para o intervalo vencendo por 16 a 6, com destaque para o try do fullback Jayden Hayward. O Cheetahs voltou mais decidido e conseguiu equilibrar a partida, chegando ao try com o oitavo Boom Prinsloo. Porem não seria suficiente, com o Force respondendo logo depois, em mais um try do ponta Nick “The Honey Badger” Cummins, que aos poucos vai se tornando um dos grandes nomes do rugby australiano.

O Cheetahs agora se prepara para receber outro australiano indigesto, o Brumbies, enquanto o Force se dirige para a Cidade do Cabo, onde procura consolidar a boa fase com mais uma  vitória no estrangeiro.

 

Crusaders atropela ex-poderoso Reds

O Reds continua no que é uma das piores temporadas de sua história. A equipe de Queensland foi atropelada por um empolgado Crusaders, que conquistou sua quinta vitória seguida no campeonato, em Brisbane por 57 a 29. Essa foi a primeira vez que a franquia de Cantenbury venceu por mais de 50 pontos em solo australiano, além de ser o recorde de pontos sofridos pelo Reds em casa, jogando contra franquias neozelandesas.

O Crusaders contou mais uma vez com a ajuda de um inspirado Colin Slade que chutou cinco penais, além de seis conversões. O Reds fez um bom primeiro tempo, que acabou em 17 a 15 para os donos da casa. Porem os Queenslanders não conseguiram conter o ímpeto ofensivo dos visitantes nos primeiros vinte minutos do segundo tempo, quando o Crusaders marcou incríveis 32 pontos. Outro destaque foi o ponta fijiano Nemani Nadolo, que anotou dois tries e começa a ser chamado pela torcida de o novo Johana Lomu.

O Reds agora recebe o Rebels, no duelo que pode definir a colher-de-pau da conferência australiana. O Crusaders retorna para casa, onde tem a dura missão de bater os líderes do campeonato, o Sharks.

 

Bulls vence clássico sul-africano

O Bulls saiu vitorioso do grande clássico sul-africano, ao bater o Stormers por 25 a 12 em Pretória. A equipe azul conquista, com esse resultado, sua segunda vitória seguida e começa, timidamente a sonhar com uma vaga nas finais. O Stormers, com resultado, ocupa agora a ultima posição da tabela, ja que o Cheetahs conquistou um ponto bônus na sua derrota.

Os visitante começaram avassaldores abrindo, em apenas 20 minutos, 12 pontos de vantagem, com tries do segundo centro Kurt Coleman e do abertura Juna de Jongh. O que o time da Cidade do Cabe não contava era com um dia inspirado o abertura Handre Pollard que anoutou cinco penais e um drop, além da conversão do try do ponta Akona Ndundane. O Bulls agora tem uma semana de descansso enquanto o Stormers tem a dura missão de bater o empolgado Western Force

 

Chiefs triunfa no dérbi do norte e é vice lider

O Chiefs conquistou uma vitória tranquila contra o Blues, por 32 a 20, em Hamilton. Com o resultado a equipe passa o Brumbies, que não conquistou um ponto-bônus ofensivo, e assume a vice-liderança da competição. O Blues continua sua sina de não vencer longe de Auckland, o que deve custar a equipe as vagas nas finais.

O jogo começo com uma surpersa, um try do ponta do Blues Lolagi Visinia, mas ficou por ai. a equipe de Auckland se encolheu depois disso e foi completamente dominada, assistindo uma série de tries do Chiefs. O jovem pilar Ben Tameifuna anotou dois, sendo acompanhado pelo centro Tim Nanai-Williams e o fullback Tom Marshall, que fizeram um cada um. O Blues responderia com o segundo centro George Moala, mas não seria suficente. As duas equipes descanssam na próxima rodada.

 

Hurricanes vence mais uma

O Hurricanes coroou a boa fase com mais uma vitória, dessa vez sobre o Rebels, por 25 a 15. a vitória mantem o time de Wellington na zona de classificação e no terceiro lugar da conferência neozelandesa.

O jogo foi bem disputado e decidido no penais. Os donos da casa exageraram na infrações e forma punidos com a derrota mesmo marcando mais tries. O Rebels entrou no in-goal duas vezes, com abertura Bryce Hegarty e o segundo centro Tamati Ellison enquanto o Hurricanes segundo centro Conrad Smith.

O Rebels agora viaja para Queensland enfrentar um desesperado Reds, enquanto o Hurricanes recebe um excelente Higlanders.

 

Highlanders conquista vitória suada

A equipe de Dunedin recebeu um deseperado Lions e precisou suar muito para vencer, por 23 a 22. Os donos da casa fizeram um primeiro tempo avassalador, marcando todos os sesu pontos nessa etapa. A equipe se acomodou no segundo tempo e viu a equipe do Lions marcar quatro tries. A partida foi decidida na imprecissão dos chutadores sul-africanos, que acertaram apenas uma conversão e não fizeram nehum penal. A grande polêmica fica por conta da ultima conversão, já que o abertura reserva Elton Jantjes errou, mas os jogadores do Highlanders se adiantaram para bloquear o chute, com isso o chute de conversão deveria ser refeito.

O Highlanders agora se dirige a Wellington, onde tem a dura missão de bater um empolgado Hurricanes. O Lions fez um bom segundo tempo, mas precisa ser mais constante se quiser vencer na Oceania, agora a equipe viaja para Sydney onde enfrenta o Waratahs, que folgou nesta rodada.

 

Escrito por: Diego Gutierrez

 

super rugby

Super Rugby – Liga da África do Sul, Austrália e Nova Zelândia

Rebels 15 x 25 Hurricanes, em Melbourne

Highlanders 23 x 22 Lions, em Dunedin

Brumbies 16 x 9 Sharks, em Canberra

Cheetahs 16 x 23 Force, em Bloemfontein

Bulls 28 x 12 Stormers, em Pretória

Chiefs 32 x 20 Blues, em Hamilton

Reds 29 x 57 Crusaders, em Brisbane

 

vodacom cup 2013 copy

Vodacom Cup – Copa da África do Sul

Semifinais

Pumas 14 x 15 Griquas, em Nelspruit

Blue Bulls 15 x 16 Golden Lions, em Pretória

 

Final – dia 16/5

Griquas x Golden Lions, em Kimberley