Tempo de leitura: 128 minutos

hindu la tablada 2014 copy

Apenas três equipes seguem invictas no Nacional de Clubes da Argentina após a terceira rodada. CUBA, Duendes e Tala chegaram às suas terceiras vitórias e lideram seus grupos.

O CUBA derrotou o Universitario de Tucumán por placar baixo, 15 x 3, mas assegurou a liderança da Zona 1, 4 pontos acima justamente dos tucumanos. O CASI saiu da lanterna ao vencer o Gimnasia y Esgrima de Rosario, mas ainda está longe do CUBA.

- Continua depois da publicidade -

Na Zona 2, o Duendes lidera 5 pontos acima do Santiago Lawn Tennis. Ambos venceram nesta rodada, com o Duendes comprovando seu favoritismo com uma vitória contundente sobre o Jockey Club de Córdoba por 32 x 18, fora de casa. Emiliano Boffelli (2 vezes), Juan Manuel Prieto, Álvaro Fulco e Santiago Araujo fizeram os tries rosarinos. O Santiago Lawn Tennis, por sua vez, foi a grande surpresa da rodada ao superar o SIC em San Isidro por 20 x 19. Facundo Isa, do Pampas XV, foi o destaque do time de Santiago del Estero, fazendo o try do empate no primeiro tempo. Na segunda etapa, o try de Nicolás Gorkiewickz se provou decisivo para a vitória do time cor-de-rosa.

A Zona 3 não tem mais invicto, com o Hindú liderando o grupo apesar da derrota em casa para o poderoso La Tablada, de Córdoba, que ainda é o lanterna, comprovando sua condição de grupo da morte. A vitória dos cordobeses foi por 26 x 25, em jogo duro, físico e emocionante em Don Torcuato. Os minutos finais foram de tirar o fôlego. Aos 73′, Marcos Cano fez o try da virada do La Tablada, mas o Hindú correu atrás da frente e, aos 79′, Francisco Bosch fez o try que parecia dar a vitória ao time da Grande Buenos Aires. Mas, o time de Córdoba manteve a posse da bola e, aos 85′, o pilar Marcos Nicola cravou o try da salvação e Ramiro Pez acertou a conversão, assegurando a virada e a vitória do Tablada. A derrota do Hindú ajudou o Belgrano Athletic, que venceu o Tucumán RC em outro jogão, 30 x 29, reduzindo para 3 pontos sua distância do líder. O try de Matias Massera a 5 minutos do fim garantiu o triunfo do time do bairro de Palermo.

Por fim, os cordobeses do Tala lideram a Zona 4, após obterem a terceira vitória na competição, superando o Newman por 37 x 24. Foi uma chuva de tries, com o Tala fazendo 4 tentos, sendo 2 de Germán Schulz. Mesmo sem Felipe Contepomi, o Newman reagiu no fim com 2 tries, mas já era tarde. Enquanto isso, o Alumni somou sua primeira vitória assumindo a vice-liderança, 7 pontos abaixo do Tala. O time de Tortuguitas superou fora de casa o Jockey Club de Rosario por 32 x 29, em mais uma partida emocionante. O time da casa foi melhor no primeiro tempo, mas o Alumni virou nos 20 minutos finais de jogo, com tries de Gerónimo Mazzoni e Rafael Desanto.

 

Resultados da 2ª rodada do Torneio de Santiago e do Interior da Argentina

O Torneio da ARUSA chegou a 2ª rodada com a forte equipe do COBS sacramentando sua tradicional liderança como única invicta da competição ao bater o Stade Français, o resto da tabela mantém-se parelha, com nada menos que 6 equipes com uma vitória e uma derrota, a lanterna da competição fica com o Prince of Wales, única equipe a não vencer até aqui.

Já o Torneio do Interior da Argentina terminou a sua 2ª e penúltima rodada com 5 equipes classificadas para as quartas-de-final.

 

Misiones é campeão do Super 9 argentino

Enquanto os grandes clubes da Argentina entravam em campo, as seleções das menores províncias do país jogavam o Super 9, a terceira divisão do país, valendo vaga no Ascenso do próximo ano. Todos os jogos foram realizados em San Luis, com partidas em tempo reduzido. Apesar do nome, participaram do torneio 10 seleções, com a inclusão de Buenos Aires Desarollo e Córdoba Desarollo, as seleções de desenvolvimento da URBA e Córdoba. Misiones, que foi derrotada pelo Brasil no mês passado, se sagrou campeão do torneio, superando a seleção da UROBA (o oeste da província da Buenos Aires) na decisão. A seleção da província de Santa Cruz foi a única a não participar da competição, dando lugar a Córdoba Desarollo.

A Zona Ascenso de 2014, a segunda divisão do Campeonato Argentino, será disputado em outubro e novembro, junto da Zona Campeonato. Neste ano, o Campeonato terá somente 6 times participantes, com o Ascenso sendo expandido para 10.

 

nacional de clubes

ICBC Nacional de Clubes – Campeonato Argentino

CASI 26 x 22 GER, em San Isidro

CUBA 15 x 3 Universitario, em Buenos Aires

SIC 19 x 20 Santiago LT, em San Isidro

Jockey Club Córdoba 18 x 32 Duendes, em Córdoba

Belgrano 30 x 29 Tucumán, em Buenos Aires

Hindú 25 x 26 La Tablada, em Don Torcuato

Jockey Club Rosario 29 x 32 Alumni, em Rosario

Tala 37 x 24 Newman, em Córdoba

 

 

Torneio do Interior – Argentina

Neuquén RC 6 x 3 Cardenales RC

Marista RC 25 x 10 San Ignacio

CURNE 5 x 21 Huirapuca

Uru Curé 58 x 12 CRAI

Natación y Gimnasia 10 x 24 Mar del Plata RC

Los Tordos 23 x 37 Córdoba Athetic

Palermo Bajo 21 x 15 Universitário Rosário

Liceo RC 38 x 23 Universitário Salta

 

Super 9 – 3ª divisão do Campeonato Argentino de Seleções

UROBA 15 x 0 Austral

Tierra del Fuego 27 x 5 San Luis

Córdoba Desarrollo 16 x 0 Austral

UROBA 10 x  0 San Luis

Córdoba Desarrollo 12 x 11 Tierra del Fuego

Andina 0 x 6 Misiones

Formosa 0 x 74 Buenos Aires Desarrollo

Misiones 37 x  0 Jujuy

Andina 49 x 12 Formosa

Buenos Aires Desarrollo 80 x  0 Jujuy

 

Final: Misiones 26 x 14 UROBA

 

 

Torneio Apertura da ARUSA – Santiago, Chile

Old Georgians 10 x 14 Old Boys

Old Reds 36 x 26 Alumni SC

Universidad Católica 58 x 18 Prince of Wales CC

COBS 35 X 12 Stade Français