segunda-feira, 29 de abril de 2024
Início Notícias Internacional Dia 26 tem a Copa do Mundo de Rugby League

Dia 26 tem a Copa do Mundo de Rugby League

49
0
rlwc2015 capitães

Tempo de leitura: 15 minutos

 rlwc2015 capitães

Sábado, dia 26 de outubro, marca o início de mais uma grande competição de 2013, mas do outro esporte chamado rugby: o rugby league, ou rugby de XIII, jogado com regras diferentes do rugby union, mas com raízes em comum.

Profissional desde 1895, o rugby league tem difusão menor pelo mundo, mas sua Copa do Mundo é muito anterior à Copa do Mundo de Rugby (Union). Em 1954, na França, Austrália, Nova Zelândia, Grã-Bretanha e França jogaram a primeira Copa do Mundo de Rugby League, que chega à sua 14ª edição em 2013, com a participação de 14 seleções, vindas de Oceania, Europa e América do Norte.

- Continua depois da publicidade -

A sede principal do torneio neste ano é a Inglaterra, mas Gales e França também receberão algumas partidas. Até hoje, a Austrália (os Kangaroos) é a grande campeão da Copa do Mundo de Rugby League, com 9 títulos, incluindo uma sequência de 6 conquistas entre 1975 e 2000. Na última edição, em 2008 (a periodicidade do torneio variou ao longo de sua história), o título ficou com a Nova Zelândia (os Kiwis), que jamais havia conquistado a competição. A Grã-Bretanha completa a lista de campeões com 3 títulos, o último em 1972. Desde a divisão da seleção britânica em Inglaterra, Gales e Escócia, os europeus ainda não levantaram a taça. A França, por sua vez, acumulou até hoje 2 vice-campeonatos, o último em 1962. Gales, Papua Nova Guiné e Fiji são as únicas outras seleções a terem terminado a Copa do Mundo de Rugby League nas quatro primeiras posições.

O torneio de 2013 ainda não teve transmissão para o Brasil confirmada. O próximo ocorrerá em 2017, ainda sem local confirmado.

Na foto acima, para você conhecer o visual das equipes, posam da esquerda para a direita: Irlanda, Itália, Inglaterra, França, Samoa, Gales, Nova Zelândia, [troféu] Tonga, Fiji, Estados Unidos, Ilhas Cook, Austrália, Papua Nova Guiné e Escócia, todos os 14 participantes da edição 2013 da Copa do Mundo de Rugby League

 

Formato

Com 14 seleções, a Copa do Mundo de Rugby League tem um formato pouco usual, por conta da disparidade entre as seleções mais fortes e as seleções mais fracas. As 8 equipes em tese mais fortes foram divididas em foram divididas em 2 grupos com 4 equipes cada, sendo que os 3 primeiros colocados avançam às quartas-de-final. Já os 6 times em tese mais fracos foram divididos em 2 grupos com 3 seleções cada, com apenas os campeões desses grupos avançando às quartas-de-final. Para garantir 3 jogos na primeira fase para todos os times, haverá 1 jogo entre as equipes dos grupos C e D (os grupos de 3 seleções).

 

O que é o rugby league?

Separado do rugby union em 1895, por conta das divergências sobre a remuneração a atletas – o rugby union proibia remunerações até 1995, enquanto os clubes que se separaram cem anos antes e formaram o rugby league as defendiam -, o rugby league tomou seu próprio caminho, alterando as regras até se constituir como um esporte à parte, apesar das muitas semelhanças com o rugby union. A ruptura de 1895 se deu no norte da Inglaterra, região onde o rugby league goza de maior popularidade que o rugby union.

Em 1908, a Austrália aderiu ao rugby league, se tornando o único país, além da Papua Nova Guiné (influenciada pela Austrália), onde o rugby league é mais popular que o rugby union. Na Nova Zelândia, o rugby league se difundiu sobretudo na cidade de Auckland, maior cidade do país, que possui um clube profissional que joga a NRL – a liga australiana. A França, por sua vez, aderiu ao rugby league nos anos 30, com o rugby league chegando a contabilizar quase metade dos clubes do país. Porém, o league declinou com a Segunda Guerra Mundial, sobrevivendo apenas em algumas pequenas cidades do país. Hoje, um clube profissional francês joga a Super League inglesa. À exceção de alguma difusão em Gales e nas Ilhas do Pacífico – além de algumas tentativas mais recentes na Rússia, Líbano e Estados Unidos -, o rugby league segu restrito às regiões citadas. No Brasil, em 2013, ganhou adeptos no Espírito Santo, Minas Gerais e São Paulo.

O rugby league é jogado por 2 times de 13 jogadores cada, em 2 tempos de 4 minutos. O try vale 4 pontos, a conversão 2, o penal 2 e o drop goal 1. No rugby league, não existe a formação de lateral, sendo cobrado sempre um scrum que, no entanto, não tem, na prática, disputa, pois a bola é introduzida diretamente na segunda linha do time que tem introduz a bola. Não há também disputadas nos rucks: sempre que o atleta que recebe o tackle vai ao solo e retém a bola, a disputa se encerra, os tacleadores soltam o jogador e ele rola com os pés a bola para trás, no chamado play the ball, completando a fase. Cada time de 6 fases para pontuar, com a bola passando para o outro time.

 

Favoritos

Sem dúvida alguma, o favoritismo do Mundial recai sobre a Austrália que, contudo, não levanta a taça desde 2000. Indiscutivelmente o melhor time do mundo, os Kangaroos perderam a Copa do Mundo de 2008 em casa quando poucos apostavam nos Kiwis neozelandeses – que tinham grande atletas, mas os Kangaroos são sempre um dream team. Os Kangaroos chegam estrelado e mordidos pela perda de 2008, tendo grandes craques, como Cameron Smith, Billy Slater, Cooper Cronk, Greg Inglis, Paul Gallen e Jonathan Thurston, que jamais venceram o Mundial e buscam conquistar o título que lhes resta. O técnico Tim Sheens ainda contará com estrelas do naipe de Boyd Cordner, Michael Jennings, Andrew Fifita, Sam Thaiday, Darius Boyd e Daly Cherry-Evans, formando um elenco simplesmente completa e forte em absolutamente todas as posições.

No papel, o time mais forte depois da Austrália é a campeã Nova Zelândia, do técnico Stephen Kearney e do monstro Sonny Bill Williams e de nada menos que outros quatro jogadores campeões da NRL com o Sydney Roosters (Waerea-Hargreaves, Tuivasa-Sheck, Nuuausala e Moa). A eles se somam craques como Kieran Foran, dos Sea Eagles, Isaac Luke, dos Rabbitohs, Shaun Johnson e Simon Mannering, dos Warriors, Jesse Bromwich, do Storm, Frank Pritchard e Sam Kasiano, dos Bulldogs, entre outros, formando um time muito forte fisicamente, mas com atletas de muita técnica.

Porém, não dá para deixar a Inglaterra abaixo da Nova Zelândia, pois trata-se do time da casa. O técnico Steve McNamara contará com três dos quatro gigantes irmãos Burgess, que jogam no rugby australiano, e são cruciais para garantir os Leões fisicamente em equivalência com os Cangurus e os Kiwis. Melhor do mundo em 2012, o capitão Kevin Sinfield terá a missão de liderar a Inglaterra perante sua exigente e desiludida torcida em 2013. Destaques ainda para Gareth Widdop, James Graham (que jogam na Austrália), Sam Tomkins e Ryan Hall como peças-chave do time da casa.

Se os três gigantes são certezas no mata-mata e nas semifinais, a briga pelas outras vagas promete ser quente. No Grupo A, Fiji e Irlanda duelam pela terceira vaga, com o favoritismo recaindo inteiramente sobre Fiji, recheado de bons jogadores da NRL, como Akuila Uate, Kevin Naiqama, Sisa Wapa, Jayson Bukuya e com o veterano astro Petero Civoniceva, garantindo a confiança do time. Já o Grupo B reserva uma verdadeira briga de foice no escuro, com França, Papua Nova Guiné e Samoa brigando ponto a ponto por duas vagas. Os franceses evoluíram muito desde a entrada dos Catalan Dragons na Super League, time que chegou ao último mata-mata da competição inglesa e é a base da equipe nacional. A Papua Nova Guiné, país mais apaixonado pelo rugby league, tem alguns bons nomes da NRL liderando sua seleção, como Neville Costigan, Ray Thompson e James Segeyaro, de quem muito se espera. Já Samoa está também recheada de jogadores de NRL, com Antonio Winterstein, Joseph Leilua, Mose Masoe, Anthony Milford e David Fa’alogo.

No Grupo C, o favoritismo é de Tonga, lotada de bons nomes da NRL, como os astros Brent Kite, Jorge Taufua, Sosaia Feki, Glen Fisiahi, Sika Manu, Jason Taumalolo, Fuifui Moimoi e Daniel Tupou, que despontou no título dos Roosters. Escócia, de Kane Linnett (e sem James McManus), e a Itália, de Anthony Minichiello, James Tedesco e Aidan Guerra, correm por fora. Por fim, no Grupo D, o favorito é Gales, de Craig Kopczak e outros nomes da Super League, mas que não terá vida fácil contra as Ilhas Cook, de Isaac John. Os Estados Unidos debutam em Mundiais e são uma incógnita, mas conta com alguns atletas de NRL, como o capitão Joseph Paulo e Eddy Pettybourne. 

 

rlwc 2013 logo grande

Copa do Mundo de Rugby League 2013 – na Inglaterra e Gales

Grupo A: Austrália, Inglaterra, Fiji e Irlanda

Grupo B: Nova Zelândia, Papua Nova Guiné, França e Samoa

Grupo C: Escócia, Tonga e Itália

Grupo D: País de Gales, Estados Unidos e Ilhas Cook

 

Calendário:

1ª rodada

26/10: Austrália x Inglaterra, em Cardiff (Gales) – abertura

26/10: Gales x Itália, em Cardiff (Gales) – inter-grupo

27/10: Papua Nova Guiné x França, em Kingston-upon-Hull

27/10: Nova Zelândia x Samoa, em Warrington

28/10: Fiji x Irlanda, em Rochdale

29/10: Tonga x Escócia, em Workington

30/10: Estados Unidos x Ilhas Cook, em Bristol

 

2ª rodada

01/11: Austrália x Fiji, em St. Helens

01/11: França x Nova Zelândia, em Avignon (França)

02/11: Inglaterra x Irlanda, em Huddersfield

03/11: Gales x Estados Unidos, em Wrexham (Gales)

03/11: Escócia x Itália, em Workington

04/11: Papua Nova Guiné x Samoa, em Kingston-upon-Hull

05/11: Tonga x Ilhas Cook, em Leigh – inter-grupo

 

3ª rodada

07/11: Escócia x Estados Unidos, em Salford – inter-grupo

08/11: Nova Zelândia x Papua Nova Guiné, em Leeds

09/11: Inglaterra x Fiji, em Kingston-upon-Hull

09/11: Irlanda x Austrália, em Limerick (Irlanda)

10/11: Gales x Ilhas Cook, em Neath (Gales)

10/11: Tonga x Itália, em Halifax

11/11: França x Samoa, em Perpignan (França)

 

Quartas-de-final

15/11: 1º Grupo B x 1º Grupo C, em Leeds – Q1

16/11: 1º Grupo A x 1º Grupo D, em Wrexham (Gales) – Q2

16/11: 2º Grupo A x 3º Grupo B, em Wigan – Q3

17/11: 2º Grupo B x 3º Grupo A, em Warrington – Q4

 

Semifinais

23/11: Vencedor Q1 x Vencedor Q3, em Wembley, Londres

23/11: Vencedor Q2 x Vencedor Q4, em Wembley, Londres

 

Final

30/11: no Old Trafford Stadium, em Manchester

 

Elencos de 2013

Legenda: Verde = clube da NRL / Vermelho = clube da Super League

Austrália

Greg Bird (Gold Coast Titans), Darius Boyd (Newcastle Knights), Daly Cherry-Evans (Manly-Warringah Sea Eagles), Boyd Cordner (Sydney Roosters), Cooper Cronk (Melbourne Storm), Robbie Farah (Wests Tigers), Andrew Fifita (Cronulla-Sutherland Sharks), Paul Gallen (Cronulla Sutherland-Sharks), Jarryd Hayne (Parramatta Eels), Greg Inglis (South Sydney Rabbitohs), Michael Jennings (Sydney Roosters), Luke Lewis (Cronulla-Sutherland Sharks), Brett Morris (St George Illawarra Dragons), Josh Morris (Canterbury-Bankstown Bulldogs), Nate Myles (Gold Coast Titans), Josh Papalii (Canberra Raiders), Corey Parker (Brisbane Broncos), Matthew Scott (North Queensland Cowboys), Billy Slater (Melbourne Storm), Cameron Smith (Melbourne Storm), James Tamou (North Queensland Cowboys), Brent Tate (North Queensland Cowboys), Sam Thaiday (Brisbane Broncos), Johnathan Thurston (North Queensland Cowboys)

Técnico: Tim Sheens

 

Nova Zelândia

Jesse Bromwich (Melbourne Storm), Greg Eastwood (Canterbury-Bankstown Bulldogs), Kieran Foran (Manly-Warringah Sea Eagles), Alex Glenn (Brisbane Broncos), Bryson Goodwin (South Sydney Rabbitohs), Josh Hoffman (Brisbane Broncos), Krisnan Inu (Canterbury-Bankstown Bulldogs), Shaun Johnson (New Zealand Warriors), Sam Kasiano (Canterbury-Bankstown Bulldogs), Thomas Leuluai (New Zealand Warriors), Kevin Locke (New Zealand Warriors), Issac Luke (South Sydney Rabbitohs), Simon Mannering (New Zealand Warriors), Ben Matulino (New Zealand Warriors), Sam Moa (Sydney Roosters), Jason Nightingale (St George Illawarra Dragons), Frank-Paul Nuuausala (Sydney Roosters), Frank Pritchard (Canterbury-Bankstown Bulldogs), Elijah Taylor (New Zealand Warriors), Roger Tuivasa-Sheck (Sydney Roosters), Manu Vatuvei (New Zealand Warriors), Jared Waerea-Hargreaves (Sydney Roosters), Dean Whare (Penrith Panthers), Sonny Bill Williams (Sydney Roosters)

Técnico: Stephen Kearney

 

Inglaterra

Carl Ablett (Leeds Rhinos), Tom Briscoe (Hull FC), George Burgess (South Sydney Rabbitohs), Sam Burgess (South Sydney Rabbitohs), Thomas Burgess (South Sydney Rabbitohs), Rob Burrow (Leeds Rhinos), Josh Charnley (Wigan Warriors), Rangi Chase (Salford City Reds), Leroy Cudjoe (Huddersfield Giants), Liam Farrell (Wigan Warriors), James Graham (Canterbury-Bankstown Bulldogs), Ryan Hall (Leeds Rhinos), Zak Hardaker (Leeds Rhinos), Chris Hill (Warrington Wolves), Gareth Hock (Salford City Reds), Michael McIllorum (Wigan Warriors), Lee Mossop (Wigan Warriors), Sean O’Loughlin (Wigan Warriors), James Roby (St Helens Saints), Kevin Sinfield (Leeds Rhinos), Sam Tomkins (Wigan Warriors), Kallum Watkins (Leeds Rhinos), Ben Westwood (Warrington Wolves), Gareth Widdop (Melbourne Storm)

Técnico:Steve McNamara

 

Samoa

David Fa’alogo (Newcastle Knights), Pita Godinet (New Zealand Warriors), Harrison Hansen (Wigan), Masada Iosefa (Wests Tigers), Faleniu Iosi (Letava Bulldogs), Tim Lafai (Canterbury-Bankstown Bulldogs), Joseph Leilua (Newcastle Knights), Teofilo Lepou (Marist Saints), Reni Maitua (Parramatta Eels), Penani Manumeasili (Cronulla-Sutherland Sharks), Mose Masoe (Penrith Panthers), Suaia Matagi (New Zealand Warriors), Arden McCarthy (Point Chevalier Pirates), Anthony Milford (Canberra Raiders), Junior Moors (Melbourne Storm), Edward Purcell (New Zealand Warriors), Ben Roberts (Parramatta Eels), Iosia Soliola (St Helens Saints), Sauaso Sue (Wests Tigers), Mark Taufua (Cronulla-Sutherland Sharks), Ionatana Tino (Apia Barracudas), Daniel Vidot (St George Illawarra Dragons), Antonio Winterstein (North Queensland Cowboys)

Técnico:Matt Parish

 

Tonga

Sosaia Feki (Cronulla-Sutherland Sharks), Glen Fisi’iahi (New Zealand Warriors), Mahe Fonua (Melbourne Storm), Daniel Foster (Penrith Panthers), Sydney Havea (Liahona Old Boys), Siliva Havili (New Zealand Warriors), Konrad Hurrell (New Zealand Warriors), Brent Kite (Manly-Warringah Sea Eagles), Samsoni Langi (Sydney Roosters), Siuatonga Likiliki (Newcastle Knights), Willie Manu (St Helens Saints), Sika Manu (Penrith Panthers), Nesiasi Mataitonga (Cronulla-Sutherland Sharks), Fuifui Moimoi (Parramatta Eels), Ben Murdoch-Masila (Wests Tigers), Mickey Paea (Hull KR), Patrick Politini (Cronulla-Sutherland Sharks), Nafe Seluini (Sydney Roosters), Ukuma Ta’ai (Huddersfield Giants), Jorge Taufua (Manly-Warringah Sea Eagles), Jason Taumololo (North Queensland Cowboys), Peni Terepo (Parramatta Eels), Daniel Tupou (Sydney Roosters), Siosa Vave (Parramatta Eels)

Técnico: Charlie Tonga

 

França

Jean Philippe Baile (Catalans Dragons), William Barthau (Catalans Dragons), Andrew Bentley (Toulouse Olympique XIII), Kane Bentley (Toulouse Olympique XIII), Thomas Bosc (Catalans Dragons), Damien Cardace (Catalans Dragons), Remi Casty (Catalans Dragons), Vincent Duport (Catalans Dragons), Olivier Elima (Catalans Dragons), Morgan Escare (Catalans Dragons), Theo Fages (Salford City Reds), Jamal Fakir (Catalans Dragons), Benjamin Garcia (Catalan Dragons), Tony Gigot (Sporting Olympique Avignon XIII), Clint Greenshields (North Queensland Cowboys), Younes Khattabi (AS Carcassone XIII), Kevin Larroyer (Catalans Dragons), Antoni Maria (Catalans Dragons), Gregory Mounis (Catalans Dragons), Eloi Pelissier (Catalans Dragons), Sebastian Raguin (St Esteve XIII Catalan), Mickael Simon (Catalans Dragons), Cyril Stacul (FC Lezignan XIII), Frederic Vaccari (Catalans Dragons)

Técnico:Richard Agar

 

Fiji

Peni Botiki (Saru Dragons), Jayson Bukuya (Cronulla-Sutherland Sharks), Petero Civoniceva (Redcliffe Dolphins), Kane Evans (Sydney Roosters), Aaron Groom (Asquith Magpies), Ilisavani Jegesa (Nabua Broncos), Marika Koroibete (Wests Tigers), Apisai Koroisau (South Sydney Rabbitohs), Daryl Millard (Catalans Dragons), Ryan Millard (Burwood United), Kevin Naiqama (Newcastle Knights), Wes Naiqama (Penrith Panthers), Alipate Noilea (Collegians Illawarra), Tikiko Noke (Lautoka Crushers), Vitale Junior (Cronulla-Sutherland Sharks), Ashton Sims (North Queensland Cowboys), Korbin Sims (Newcastle Knights), Tariq Sims (North Queensland Cowboys), James Storer (Collegians Illawarra), Kaliova Nauqe (Fassifern Queensland), Akuila Uate (Newcastle Knights), Eloni Tui Michael Vunakece (Wyong Roos), Sisa Waqa (Melbourne Storm), Semi Radradra (Parramatta Eels)

Técnico: Rick Stone

 

Papua Nova Guiné

Josiah Abavu (Port Moresby Vipers), Paul Aiton (Wakefield Trinity Wildcats), Dion Aiye (Rabaul Gurias), Wellington Albert (Lae Tigers), Ase Boas (Rabaul Gurias), Jason Chan (Huddersfield Giants), Neville Costigan (Newcastle Knights), Israel Eliab (Port Moresby Vipers), Richard Kambo (Port Moresby Vipers), Roger Laka (Enga Mioks), Enoch Maki (Mendi Muruks), Larsen Marabe (Orange CYMS), Bosam McDonald (Sydney Roosters), David Mead (Gold Coast Titans), Mark Mexico (Lae Tigers), Jessie Joe Nandye (Whitehaven), Sebastien Pandia (Port Moresby Vipers), Francis Paniu (Rabaul Gurias), James Segeyaro (Penrith Panthers), Jason Tali (Mount Hagen Eagles), Ray Thompson (North Queensland Cowboys), Charlie Wabo (Mendi Muruks), Menzie Yere (Sheffield Eagles)

Técnico: Adrian Lam

 

Itália

Christophe Calegari (FC Lezignan XIII), Gioele Celerino (North West Roosters), Chris Centrone (North Sydney Bears), Fabrizio Ciaurro (Brescia RL), Cameron Ciraldo (Penrith Panthers), Ben Falcone (Souths Logan Magpies), Sam Gardel (Souths Logan Magpies), Ryan Ghetti (Northern Pride), Aidan Guerra (Sydney Roosters), Gavin Hiscox (Central Capras), Anthony Laffranchi (St Helens Saints), Joshua Mantellato (Newcastle Knights), Vitaliano Mauro (Salford City Reds), Anthony Minichiello (Sydney Roosters), Mark Minichiello (Gold Coast Titans), Raymond Nasso (Sporting Olympique Avignon XIII), Dean Parata (Parramatta Eels), Joel Riethmuller (North Queensland Cowboys), James Saltonstall (Warrington Wolves), Brendan Santi (Wests Tigers), Kade Snowden (Newcastle Knights), James Tedesco (Wests Tigers), Ryan Tramonte (Windsor Wolves), Paul Vaughan (Canberra Raiders)

Técnico: Carlo Napolitano

 

Irlanda

Dave Allen (Widnes Vikings), Luke Ambler (Halifax), Bob Beswick (Leigh Centurions), Damien Blanch (Catalans Dragons), Danny Bridge (Warrington Wolves), Ben Currie (Warrington Wolves), Liam Finn (Featherstone Rovers), Simon Finnigan (Leigh Centurions), Scott Grix (Huddersfield Giants), Simon Grix (Warrington Wolves), Kurt Haggerty (Barrow Raiders), James Hasson (Manly-Warringah Sea Eagles), Rory Kostjayn (North Queensland Cowboys), Stuart Littler (Leigh Centurions), Tyrone McCarthy (Warrington Wolves), James Mendeika (Warrington Wolves), Anthony Mullally (Huddersfield Giants), Eamon O’Carroll (Widnes Vikings), Apirana Pewhairangi (Parramatta Eels), Pat Richards (Wigan Warriors), Colton Roche (Sheffield Eagles), Marc Sneyd (Castleford Tigers), Joshua Toole (St George Illawarra Dragons), Brett White (Canberra Raiders)

Técnico: Mark Aston

 

Escócia

Danny Addy (Bradford Bulls), Sam Barlow (Halifax), Danny Brough (Huddersfield Giants), Brett Carter (Workington Town), Luke Douglas (Gold Coast Titans), Dale Ferguson (Huddersfield Giants), Ben Fisher (London Broncos), Ben Hellewell (Featherstone Rovers), Andrew Henderson (Sheffield Eagles), Ian Henderson (Catalans Dragons), Alex Hurst (London Broncos), Ben Kavanagh (Widnes Vikings), Kane Linnett (North Queensland Cowboys), Rhys Lovegrove (Hull KR), Gareth Moore (Batley Bulldogs), Brett Phillips (Workington Town), Matthew Russell (Gold Coast Titans), David Scott (Featherstone Rovers), Mitchell Stringer (Sheffield Eagles), Alex Szostak (Sheffield Eagles), Adam Walker (Hull KR), Jonathan Walker (Hull KR), Peter Wallace (Brisbane Broncos), Oliver Wilkes (Wakefield Trinity Wildcats)

Técnico: Steve McCormack

 

País de Gales

Neil Budworth (sem clube), Ross Divorty (Halifax), Gil Dudson (Wigan Warriors), Jacob Emmitt (SalfordCity Reds), Ben Evans (Bradford Bulls), Rhys Evans (Warrington Wolves), Daniel Fleming (Castleford Tigers), Ben Flower (Wigan Warriors), Tyson Frizzel (St George Illawarra Dragons), James Gurtjens (North Devils), Jordan James (Salford City Reds), Danny Jones (Keighley Cougars), Elliot Kear (Bradford Bulls), Craig Kopczak (Huddersfield Giants), Rhodri Lloyd (Wigan Warriors), Peter Lupton (Workington Town), Rob Massam (North Wales Crusaders), Larne Patrick (Huddersfield Giants), Christiaan Roets (North Wales Crusaders), Matt Seamark (Wynnum Manly Seagulls), Anthony Walker (St Helens Saints), Ian Webster (Central Queensland Capras), Lloyd White (Widnes Vikings), Rhys Williams (Warrington Wolves)

Técnico: Iestyn Harris

 

Estados Unidos

Mark Cantoni (Dalby), Bureta Faramio (Mackay Cutters), Gabriel Farley (Southampton Dragons), Kristian Freed (Racing Club Lescure), Michael Garvey (Pennsylvania Bulls), Roman Hifo (Papakura Sea Eagles), Daniel Howard (Wentworthville Magpies), Stephen Howard (Tuggerong Bushrangers), Judah Lavulo (Cabramatta), Haveatama Luani (Wests Tigers), David Marando (Belrose Eagles), Ryan McGoldrick (SalfordCity Reds), Clint Newton (Penrith Panthers), Mark Offerdahl (AS Carcassone XIII), Joseph Paulo (Parramatta Eels), Junior Paulo (Windsor Wolves), Matthew Petersen (Cudgen Hornets), Eddy Pettybourne (Wests Tigers), Craig Priestly (Southampton Dragons), Tuisegasega Samoa (Redcliffe Dolphins), Matthew Shipway (South Newcastle), Les Soloai (Featherstone Rovers), Lelauloto Tagaloa (Hawaii Chiefs), Taylor Welch (Chicago Griffins)

Técnico: Terry Matterson

 

Ilhas Cook

Tinirau Arona (Syndey Roosters), Sam Brunton (Mounties Bundy), Daniel Fepuleai (North Sydney Bears), Jonathon Ford (Toulouse Olympique XIII), Anthony Gelling (Wigan Warriors), Isaac John (Penrith Panthers), Drury Low (Canterbury-Bankstown Bulldogs), Keith Lulia (Bradford Bulls), Lulia Lulia (Shell Harbour), Hikule’o Malu (New Zealand Warriors), Sam Mataora (Canberra Raiders), Joseph Matapuku (North Sydney Bears), Dylan Napa (Sydney Roosters), Dominique Peyroux (New Zealand Warriors), Rea Pittman (Cronulla-Sutherland Sharks), Jordan Rapana (Canberra Raiders), Tupou Sopoaga (Cronulla-Sutherland Sharks), Zeb Taia (Catalans Dragons), Brad Takairangi (Gold Coast Titans), Adam Tangata (Mounties Bundy), Chris Taripo (Sydney Roosters), Zane Tetavano (Newcastle Knights), Tyrone Viiga (Parramatta Eels)

Técnico: David Fairleigh

 

Lista de campeões da Copa do Mundo de Rugby League

1 – Austrália – 9 títulos

2 – Grã-Bretanha – 3 títulos

3 – Nova Zelândia – 1 título