Aviva Stadium

Tempo de leitura: 2 minutos

Aviva Stadium

O Aviva Stadium, em Dublin, Irlanda, será a sede da final da Heineken Cup 2012-13. A partida já tem data marcado: é o dia 18 de maio de 2013.

Na noite anterior, no dia 17 de maio, a Royal Dublin Society Arena, casa do Leinster Rugby, receberá a final da Amlin Challenge Cup, mantendo a nova tradição das duas finais europeias serem disputadas na mesma cidade.

- Continua depois da publicidade -

O Aviva Stadium tem capacidade para 51,000 torcedores, ao passo que a Royal Dublin Society Arena comporta 18,500 espectadores.


Repetição de sedes

Com a escolha de Dublin como sede das finais do ano que vem, a ERC, entidade organizadora das competições internacional do rugby profissional de clubes da Europa, mantém a rotina das mesmas cidades receberem as grandes finais europeias.

Será a terceira vez que a capital irlandesa recebe a final da Heineken Cup, sendo a última vez em 2003. A campeã no número de finais é Cardiff, capital do País de Gales, que já recebeu a decisão da Heineken Cup em 6 oportunidades. Londres, na Inglaterra, receberá agora em 2012 a sua quarta final, ao passo que Edimburgo, na Escócia, e Paris, na França, já receberam a decisão duas vezes cada. Bordeaux, na França, completa a lista de cidades-sede com uma final.

Por outro lado, nunca uma final europeia foi disputada na Itália, tampouco em nenhum outro país do continente.


Cardiff Blues retorna ao Arms Park

A velho estádio do Cardiff Arms Park voltará a receber grandes jogos de rugby. Substituído em 2009 pelo Cardiff City Stadium, o Cardiff Arms Park voltará a ser a casa do time profissional de rugby da capital galesa, o Cardiff Blues.

Em busca de públicos maiores, os Blues haviam assinado um contrato de 20 anos com o clube de futebol da cidade, o Cardiff City, para dividirem o novo estádio. Porém, sem conseguir atrair o público desejado, os Blues chegaram a um acordo com o Cardiff City, e retornarão à sua antiga casa na temporada 2012-13, salvando divisas.

O atual Cardiff Arms Park tem capacidade para 16,500 torcedores, e não deve ser confundido com o antigo estádio de mesmo nome, antiga casa da Seleção Galesa, demolido para dar lugar ao Millenium Stadium, aberto em 1999. O atual estádio é vizinho do Millenium Stadium, tendo sido construído como campo anexo, conservando o nome de Arms Park.

Fonte: BBC