Tempo de leitura: 2 minutos

aironi rugby

O Aironi Rugby, um dos dois representantes italianos no RaboDirect Pro12, a antiga Liga Celta, teve sua licença revogada pela Federação Italiana de Rugby (FIR), e não deverá disputar o Pro12 da próxima temporada.

Em 2009, a FIR confirmou que duas equipes do país passariam a disputar a Liga Celta (Magners League, até 2010), e diversas equipes lançaram candidatura às duas vagas italianas. As vencedoras foram a candidatura do clube Benetton Treviso e a da recém-criada franquia Aironi Rugby, formada a partir da aliança de uma série de clubes das regiões da Lombardia e da Emilia-Romagna. Encabeçada pelo Rugby Viadana, campeão italiano de 2002 e dono de 54% da franquia, o Aironi Rugby tem como sede a pequena cidade de Viadana, de 18 mil habitantes, a 25km de Parma e 120km de Milão.

- Continua depois da publicidade -

Com escassas vitórias nas duas temporadas disputadas (foram até agora 6 vitórias: 1 na Heineken Cup 2010-11, 1 na Magners League 2010-11 e 4 no RaboDirect Pro 12 2011-12), o Aironi Rugby vem sofrendo uma crise financeira, com dívida de cerca de 4 milhões de euros. A franquia solicitou ajuda finaneira a FIR, que recusou prestar ajuda por alegar que tal ação seria injusta com o Treviso.

Além de perder sua vaga no Pro12, o Aironi também não disputará a Heineken Cup da próxima temporada. Com a perda das vagas nas duas competições, a franquia deverá ser dissolvida, e o destino dos clubes integrantes ainda será definido. Junto do Viadana, têm participação na franquia como sócios: Colorno, Noceto, Parma, Gran Rugby e Mantova. Ademais, as agremiações de Parma e Noceto fundiram seus departamentos profissionais, dando origem ao Crociati Rugby, equipe que participa do Eccellenza, o Campeonato Italiano, tendo disputado também a Amlin Challenge Cup. Uma série de outros clubes são franqueados ao Aironi. Dentre eles, o Cascavel, do Paraná, primeiro clube brasileiro a firmar esse tipo de parceria.

Com a saída do Aironi, a FIR abriu novo processo seletivo para escolher o segundo representante italiano no Pro12. Os interessados têm até dia 25 de abril para declararem interesse.

Fontes: Aironi e Planet Rugby