Tempo de leitura: 9 minutos

 

Ninguém para as Black Ferns! As neozelandesas venceram seu 5o título seguido, somando 30 vitórias em sequência. Portia Woodman mais uma vez foi um show à parte, anotando nada menos que 5 tries na final e um total de 14 na etapa. Com o triunfo, e o tropeço da Austrália, a Nova Zelândia disparou na classificação, com 12 pontos de vantagem sobre as Wallaroos, que agora empatam com o Canadá na segunda posição.

Restam três etapas para o fim, lembrando que as quatro primeiras colocadas se garantem nos Jogos Olímpicos do Rio (o Brasil já está classificado). A Nova Zelândia pode ser a primeira equipe classificada pela Série Mundial já na próxima etapa, a ser disputada na Columbia Britânica, no Canadá no mês de abril.

- Continua depois da publicidade -

 

O primeiro dia não guardou muitas surpresas com exceção da apertada vitória das Ferns sobre a Rússia, por apenas 17 a 12. O Brasil encarou um grupo duro e caiu diante do Canadá e da Inglaterra, vencendo a China e se garantindo na Taça Prata como uma das melhores terceiras.

As emoções foram reservadas para o segundo dia de jogos, e elas vieram logo, com a vitória dos Estados Unidos sobre a Austrália nas quartas de final, relegando as australianas para a Taça Prata. O Brasil teve a missão ingrata de enfrentar a Nova Zelândia e também foi eliminado nas quartas de final. A Rússia seguiu com propriedade, superando a Inglaterra por 24 a 0.

Nas semifinais, o Brasil não fez um bom jogo e foi facilmente superado pela França, enquanto a Austrália teve dificuldades mas passou pela Inglaterra. Mas o destaque foi o confronto entre Canadá e Nova Zelândia. Mesmo sem Jen Kish, lesionada no primeiro dia, as canadenses mostraram que tem um plantel e tanto, e encararam as sempre favoritas Nova Zelândia de igual para igual, e quase fizeram história em Atlanta, mas a história terá que esperar um pouco mais, com as kiwis vencendo por 24 a 22 e se garantindo em mais uma final.

Na decisão Bronze, a seleção fijiana conseguiu devolver a derrota do primeiro dia e impôs mais uma derrota às espanholas para levar a Taça, repetindo o duelo e o resultado da etapa brasileira em fevereiro.

O Brasil encarou as inglesas de igual para igual, e realizaram um jogo muito parelho durante a etapa inicial. Logo nos segundos iniciais, Luiza Campos acabou saindo lesionada, e parece que as Tupi s sentiram a ausência. Mesmo mantendo um bom nível, a velocidade e troca de passes das inglesas foi demais para a defesa brasileira, que não conseguiu parar as adversárias, fechando a vitória por 31 a 10. Pouco acostumado a jogar a Taça Prata, as Wallaroos começaram devagar, mas logo se impuseram sobre a França e venceram com certa tranquilidade, com mais uma grande atuação de Elia Green e Amy Turner.

Na disputa pelo terceiro lugar, o Canadá começou um pouco devagar, mas depois dominou as surpreendentes russas para assegurar mais uma vez o terceiro lugar. Landry e Paquin com grandes atuações mais uma vez mostram que a seleção está cada vez mais perto de levantar uma Taça Ouro. 

na grande final, as Black Ferns deram o cartão de visita logo nos primeiros minutos, com tries de Woodman e Hireme atropelando a defesa adversária. Woodman anotou mais dois completando o hat-trick ainda no primeiro tempo. As norte-americanas tiveram pouca posse de bola e mal conseguiram jogar, salvo o belo try de Baravilala, mas o cenário foi o mesmo do primeiro confronto entre ambas, terminando com uma vitória tranquila sobre as anfitriãs.

 

 

Grupo A: Nova Zelândia, Estados Unidos, Rússia e África do Sul

Grupo B: Austrália, França, Fiji e Espanha

Grupo C: Canadá, Inglaterra, Brasil e China

 

Sábado, dia 14 de março – das 13h00 às 20h40 (hora de Brasília)

Austrália 36 x 0 Fiji

França 36 x 00 Espanha

Canadá 28 x 0 Brasil 

Inglaterra 33 x 7 China

Nova Zelândia 17 x 12 Rússia

Estados Unidos 36 x 5 África do Sul

 

Austrália 24 x 7 Espanha

França 12 x 10 Fiji

Canadá 31 x 14 China

Inglaterra 24 x 0 Brasil 

Nova Zelândia 52 x 0 África do Sul

Estados Unidos 19 x 12 Rússia

 

Austrália 19 x 7 França

Fiji 14 x 19 Espanha

Canadá 26 x 10 Inglaterra

Brasil 17 x 7 China 

Nova Zelândia 57 x 0 Estados Unidos

Rússia 43 x 0 África do Sul

 

Domingo, dia 15 de março

Quartas-de-final

Nova Zelândia 36 x 0 Brasil 

Canadá 24 x 12 França

Austrália 5 x 10 Estados Unidos

Inglaterra 0 x 24 Rússia

 

Semifinais Bronze

Espanha 24 x 0 África do Sul

Fiji 24 x 0 China

 

Semifinais Prata

Brasil 0 x 43 França 

Austrália 24 x 12 Inglaterra

 

Semifinais Ouro

Nova Zelândia 24 x 22 Canadá

Estados Unidos 19 x 14 Rússia

 

Taça Bronze

África do Sul 7 x 26 China – 11º lugar

Espanha 12 x 17 Fiji – Final

 

Taça Prata

Inglaterra 31 x 10 Brasil – 7º lugar – 19h06

França 17 x 26 Austrália – Final

 

Taça Ouro

Canadá 28 x 17 Rússia – 3º lugar

Nova Zelândia 50 x 12 Estados Unidos – Final

 

Classificação da etapa de Atlanta

1 – Nova Zelândia

2 – Estados Unidos

3 – Canadá

4 – Rússia

5 – Austrália

6 – França

7 – Inglaterra

8 – Brasil

9 – Fiji

10 – Espanha

11 – China

12 – África do Sul