georgia campeã 2014

Tempo de leitura: 8 minutos

georgia campeã 2014

O sábado foi de decisão no rugby europeu. Além da definição do campeão do Six Nations, o Velho Continente conheceu o campeão do Europeu de Nações, o Six Nations B! A Geórgia levantou a taça pela 7ª vez (e pela 4ª vez seguida) ao derrotar a Romênia na decisão em Tbilsii, em jogo válido também pela Copa Antim, a taça anual entre os dois países.

Como esperado, o jogo foi uma verdadeira batalha de packs poderosos com apenas 1 try sendo anotado, para os Lelos, com Zirakashvili. O jogo perfeito de chutes de Kvirikashvili assegurou a vantagem georgiana, que ainda somou mais 5 penais, não dando chances ao ataque romeno, que parou na barreira defensiva da Geórgia. Mostrando um rugby cada vez mais aberto, com muitas jogadas de mãos e chutes inteligentes, os Lelos provaram que seguem em franca evolução com um título indiscutível.

- Continua depois da publicidade -

Com o resultado, Geórgia e Romênia conheceram seus grupos da Copa do Mundo de 2015. Os georgianos garantiram lugar no Grupo C da Copa do Mundo e enfrentarão em 2015 Nova Zelândia, Argentina, Tonga e o campeão africano deste ano. Já a Romênia estará no Grupo D, junto de França, Irlanda, Itália e Canadá.

Nas demais partidas do dia, a Bélgica teve sacramentado o seu rebaixamento com derrota em casa para a Rússia por 34 x 20. Os Diabos belgas até começaram bem a disputa, fazendo o primeiro try com Brébant. Valery Tsnobiladze e Vladimir Ostroushko colocaram os Ursos em vantagem ainda na primeira etapa. No segundo tempo, Alexey Makovetski ampliou para os russos e Sergey Sugrobov praticamente definiu a sorte do jogo com o quarto try para a Rússia aos 54′. Artemyev e Ostroushko fizeram mais 2 tries para os visitantes, e Nana Njilem descontou no fim para a rebaixada Bélgica.

Já no dérbi ibérico, a Espanha foi a Lisboa e bateu Portugal por 28 x 24, jogando os Lobos no final da competição para o penúltimo lugar. Os portugueses começaram mais fortes fazendo os 2 únicos tries do primeiro tempo, com Vasco Uva e Antonio Aguilar, abrindo 18 x 6. Porém, na segunda etapa, os Leões cresceram, arrancaram um penal try aos 58′ e voltaram ao jogo. Aos 68′, Jaike Carter fez o segundo try espanhol, deixando a Espanha muito próxima da virada, que ocorreria aos 76′, com try vencedor de Igor Genua. Com o triunfo, a Espanha quebrou o jejum de vitórias fora de casa sobre Portugal, que se arrastava desde 1998. Agora, no histórico do confronto entre os dois arquirrivais, a Espanha tem 22 vitórias, contra 10 de Portugal em jogos oficiais (além de 3 empates).

 

rwc 20151fira-aer

1ª Divisão A do Europeu de Nações – 1ª divisão da FIRA-AER

Geórgia 22 x 9 Romênia, em Tbilisi

Bélgica 20 x 34 Rússia, em Bruxelas

Portugal 24 x 28 Espanha, em Lisboa

 

 

Lista de campeões do Europeu de Nações (desde 2000)

1 – Geórgia – 7 títulos

2 – Romênia – 4 títulos

3 – Portugal – 1 título