Tempo de leitura: 3 minutos

A segunda rodada do PRO12 foi apimentada com direito a duelo de titãs e quatro times ainda invictos. O destaque ficou para a grande vitória dos escoceses do Glasgow Warriors sobre os irlandeses do Leinster, em verdadeira demonstração de força dos campeões de 2015.

 

Glasgow e Ospreys seguem 100% no PRO12

- Continua depois da publicidade -

Após duas rodadas, apenas dois times conquistaram duas vitórias bonificadas: Glasgow e Ospreys.

 

Os escoceses receberam nesse sábado o vice campeão Leinster, em verdadeiro choque de gigantes, e levaram a melhor por 33 x 25, em um jogaço que teve Tommy Seymour cravando memoráveis quatro tries para os Warriors.

 

Glasgow largou na frente com try de Seymour, mas os irlandeses reagiram com Rob Kearney na mesma moeda. Swinson, na força, cravou o segundo try escocês logo depois, mas Josh van der Flier e Zane Kirchner fizeram os tries da virada do time de Dublin antes do intervalo, colocando o Leinster na frente por 19 x 12. No segundo tempo foi outra história, com Seymour endiabrado fazendo três tries para os Warriors, cruzando o in-goal aos 53′, 55′ e 73′.

 

O Ospreys, por sua vez, venceu fora de casa atual campeão Connacht, que largou 2016-17 na lanterna do PRO12: 32 x 11. O jogo foi mais apertado do que o placar sugere. O único try do primeiro try foi do galês Rhys Webb, aos 29′, enquanto Eon McKeon cravou o try irlandês aos 59′, virando o placar para o Connacht. Sam Davies deu o troco galês pouco depois com penal, mas a situação desandou para o lado da casa apenas nos 10 minutos finais, quando os Ospreys voaram. O canadense Tyler Ardron fez o try decisivo aos 71′ e a porta irlandesa se abriu. Em nocaute, o Connacht viu Rhys Webb fazer o terceiro try aos 74′ e outro canadense, Jeff Hassler, fazer o quarto try, do improvável bônus dos Ospreys, aos 77′. Fim de papo e muita dor de cabeça em Galway, 32 x 11.

 

Ulster e Cardiff também seguem invictos

Outros dois times estão invictos também no PRO12: Ulster e Cardiff Blues. O Ulster não teve problemas para vencer na Itália o Benetton Treviso por 22 x 11, com tries de Marshall, Herring e Pienaar. Porém, a falta do bônus tirou dos norte-irlandeses a chance de se igualarem a Ospreys e Warriors.

 

Já os Blues provaram a boa fase derrotando na sexta-feira o Munster fora de casa em um dos melhores jogos da rodada. 24 x 23 para os galeses, que largaram em vantagem no primeiro tempo com dois tries do ponta Tom James, enquanto Conway fez para o Munster. Os irlandeses ainda reagiram no segundo tempo, com Kilcoyne fazendo o segundo try, mas Dan Fish anotou o terceiro e decisivo try do Cardiff aos 69′. O galeses ainda resistiram às última investidas do Munster e voltaram para casa com mais uma vitória.

 

Edinburgh e Dragons vencem a primeira

Edinburgh e Dragons, que haviam perdido na primeira rodada, deram a volta por cima. Os escoceses venceram o Scarlets por 20 x 09, impondo aos galeses a segunda derrota seguida. O ponta Mike Allen e o oitavo Magnus Bradbury fizeram os tries do Edinburgh. Já os Dragons venceram em casa por somente 11 x 6 os italianos do Zebre, que voltaram a Parma com um ponto na bagagem. O ponta Pat Howard fez o único try do jogo para os galeses, aos 18′.

 

Na próxima rodada, destaque para o Cardiff recebendo o Glasgow, enquanto o Ospreys terá vida mais fácil diante do Treviso. O Leinster visitará o Edinburgh, o Ulster receberá o Scarlets, o Zebre será anfitrião do Connacht e o Munster duelará fora de casa com o Dragons.

 

guinness pro12

Guinness PRO12 2015-16 – Liga Ítalo Celta (Escócia, Gales, Irlanda e Itália)

Connacht 11 x 32 Ospreys

Treviso 11 x 22 Ulster

Glasgow 33 x 25 Leinster

Edinburgh 20 x 09 Scarlets

Munster 23 x 24 Cardiff Blues

Dragons 11 x 06 Zebre

 

ClubePaísCidadeJogosPontos
MunsterIrlandaLimerick/Cork2286
LeinsterIrlandaDublin2285
ScarletsGalesLlanelli2277
OspreysGalesSwansea2269
UlsterIrlandaBelfast2268
Glasgow WarriorsEscóciaGlasgow2258
Cardiff BluesGalesCardiff2253
ConnachtIrlandaGalway2244
EdinburghEscóciaEdimburgo2231
Benetton TrevisoItáliaTreviso2223
DragonsGalesNewport2223
ZebreItáliaParma2219
- Vitória = 4 pontos;
- Empate = 2 pontos;
- Derrota = 0 pontos;
- Anotar 4 ou mais tries = 1 ponto extra;
- Perder por 7 pontos ou menos de diferença = 1 pontos extra;

- 1º ao 4º lugares - classificação às Semifinais e à Champions Cup;
- 5º, 6º e 7º lugares - classificação à Champions Cup;
- 8º e 9º lugares - Repescagem para a Champions Cup;

- Nota: ao menos uma equipe de cada país participará da Champions Cup. Assim, se um país não tiver nenhuma equipe entre os 7 primeiros do PRO12, o melhor time desse país ganhará vaga na Champions Cup e o 7º colocado irá para a Repescagem;

Foto: Glasgow Warriors divulgação