Tempo de leitura: 25 minutos

glasgow edinburgh 2014

A Europa quase parou para as semifinais da Heineken Cup e da Amlin Challenge Cup. “Quase” porque Escócia, França, Itália e Inglaterra viveram outras decisões importantes. Em jogo atrasado pelo PRO12, o clássico escocês ficou com o Glasgow Warriors, que venceu o Edinburgh na 1872 Cup e assumiu a vice-liderança da liga. Na França, na Pro D2, a segunda divisão, o Lyon assegurou a sua promoção antecipada ao Top 14 com o título matematicamente garantido. Na Inglaterra, o GKIPA Championship, sua segunda divisão, encerrou as disputas da temporada regular definindo o rebaixamento do Ealing Trailfinders, ao passo que o Eccellenza italiano vai se aproximando de seu mata-mata. 

 

- Continua depois da publicidade -

Glasgow vence a I872 Cup e assume a vice-liderança do PRO12

A 1872 deveria ter sido decidida no ano novo, mas o inverno europeu impediu que a taça disputada entre as duas equipes profissionais da Escócia fosse definida. Aproveitando a pausa do PRO12 para a Heineken Cup, Glasgow e Edinburgh entraram em campo no Scotstoun Stadium e fizeram um jogo épico, que terminou com o triunfo do time da casa por 37 x 34.

Com 2 penais de Russell e try de Murchie em 12 minutos os Warriors já abriam 12 x 0. A reação do Edinburgh veio na força, com try aos 15′ no volante com Nel. Eletrizante, o terceiro try do jogo foi anotado aos 22′, com Ruaridh Jackson na ponta. Os Gunners tiveram um cartão amarelo e o Glasgow fechou o primeiro tempo com mais um try. com Bennett.

No inicio da segunda etapa, Edinburgh teve novo amarelo e Glasgow não perdoou, chegando ao precioso quarto try com Murchie, em nova boa troca de passes, aos 49′. Aos 58′, Scott reduziu para o Edinburgh com o segundo try, novamente com o pack. Se o Edinburgh apostava no jogo de contato, o Glasgow usava e abusava de sua linha e, aos 76′, definiu a vitória com nova troca de passes em velocidade para Harley finalizar. Antes do fim, Leonardi e Visser assustaram o Glasgow com 2 tries nos 2 minutos finais para o Edinburgh, arrancando 2 importantes bônus defensivos, que garantem ao time da capital uma sobrevida na luta por um lugar na Champions Cup. 

O placar levou o Glasgow Warriors ao segundo lugar do PRO12, superando Munster e Ulster na classificação. Já o Edinburgh ocupa o sétimo lugar, 9 pontos abaixo do Scarlets, primeiro time dentro da zona de classificação à Champions Cup, com 2 rodadas para o fim.

 

 

pro 12

RaboDirect Pro12 – Liga de Irlanda, País de Gales, Escócia e Itália

Glasgow Warriors 37 x 34 Edinburgh, em Glasgow

 

Lyon é campeão da Pro D2!

Os Lobos estão de volta! O Lyon Olympique Universitaire fechou a antepenúltima rodada da Pro D2, a segunda divisão francesa, com o título e a promoção antecipada ao Top 14 de 2014-15! O Lyon não teve problemas para superar o Tarbes por 31 x 13 e abriu 16 pontos sobre o vice-líder Agen, conquistando a taça matematicamente e assegurando o retorno da terceira maior cidade da França à elite do rugby nacional.

Agen e La Rochelle também venceram e já estão no mata-mata final, no qual se enfrentam os times classificados do segundo ao quinto lugares, valendo a última vaga de promoção ao Top 14. O quarto colocado Pau também venceu, mas ainda não está matematicamente assegurado por somar 10 pontos a mais que o sexto colocado Tarbes. Já o Narbonne foi derrotado pelo lanterna Auch, ficando a 7 pontos do Tarbes, podendo garantir sua classificação na próxima rodada. O Auch ganhou uma sobrevida na luta contra o rebaixamento, pelas derrotas de Carcassonne e Bourg-en-Bresse. Duas equipes irão à terceira divisão, com cinco equipes ameaçadas. Auch, com 39 pontos, é o lanterna, antecedido por Bourg-en-Bresse, penúltimo, com 40, e Carcassonne, antepenúltimo, com 41. Dax, com 49, e Albi, com 50, estão quase salvos.

 

Pro D2 novo 2012

Pro D2 – 2ª Divisão do Campeonato Francês

Lyon 31 x 13 Tarbes, em Lyon

Agen 30 x 17 Dax, em Agen

Auch 13 x 6 Narbonne, em Auch

Béziers 17 x 24 Bourgoin, em Béziers

Colomiers 19 x 9 Bourg-en-Bresse, em Colomiers

Mont-de-Marsan 31 x 18 Albi, em Mont-de-Marsan

La Rochelle 29 x 0 Aurillac, em La Rochelle

Carcassonne 27 x 33 Pau, em Carcassonne

 

 

Ealing é rebaixado na segundona inglesa

Ealing, mesmo marcando pontos bônus ofensivo e defensivo nesta rodada, não consegue escapar do rebaixamento, já que Jersey venceu fora de casa o Bedford e se recuperou dos tropeços das últimas  rodadas que tinha deixado a equipe da ilha do Canal da Mancha em último lugar até esta rodada.

Na ponta de cima, as semifinais serão Bristol x Rotterham Titans e London Welsh x Leeds Carneghie. As semifinais são disputadas em ida e volta e serão nos finais de semana, dias 10 e 11 e 17 e 18 de maio. A decisão do título, também em ida e volta, será nos dias 29 de maio e 4 de junho.

O Ealing será substituído na próxima temporada pelo Doncaster Knights, campeão da National League 1, a terceria divisão inglesa.

 

GreeneKingIPAChampionshipLogo

GKIPA Championship – 2ª Divisão do Campeonato Inglês

Leeds 36 x 3 Cornish Pirates – Headingley Carnegie Stadium, em Leeds

Ealing Trailfiders 29 x 36 Rotherham Titans – Trailfinders Sports Ground, em Londres

Moseley 16 x 11 Plymouth – Billesley Common, em Birmingham

London Welsh 64 x 12 Nottingham – Kassam Stadium, em Oxford

Bedford 31 x 41 Jersey – Goldington Road, em Bedford

London Scottish 31 x 55 Bristol – Athletic Ground, em Londres

Championship Table 2014 23 

 

Calvisano lidera o Eccellenza italiano

No Campionato Eccelelnza até duas rodadas do final a luta ainda está aberta para definir as quatro equipas que vão participar das semifinais.Calvisano e Rovigo já estão classificados e seguem lutando para definir a primeira posição. Os outros dois classificados vão sair entre Mogliano, Petrarca Padova e Viadana.

O Cavalieri Prato, finalista no ano passado, com a derrota de hoje em Roma contra a Lazio está fora do mata-mata. Já Rugby Reggio e Unione Capitolina foram definidos como os dos rebaixados para a Serie A.

Nesta semana, o diretor do Viadana anunciou que o clube tem problemas financeiros e sua participação no campeonato do próximo ano segue pendente.

 

eccellenza

Campionato di Eccellenza – Campeonato Italiano

Mogliano 59 x 10 Reggio, em Mogliano

Rovigo 27 x 3 San Donà, em Rovigo

Fiamme Oro 45 x 15 Capitolina, em Roma

Lazio 34 x 17 I Cavalieri Prato, em Roma

Calvisano 32 x 26 Viadana, em Calvisano