Tempo de leitura: 5 minutos

Wallabies Gales 2012 1

É tempo de amistosos internacionais. Ao longo de todo o mês de novembro até o dia 1º de dezembro as grandes seleções do mundo do rugby estarão em campo na Europa para as disputas dos tests de fim de ano. Novembro é o mês no qual as seleções do Hemisfério Sul visitam as seleções do Hemisfério Norte. Porém, em 2012, teremos algumas exceções: Portugal e Espanha farão o caminho inverso, visitando o Hemisfério Sul, enquanto Japão, Canadá e Estados Unidos apenas se deslocarão de um lado ao outro do Hemisfério Norte.

Os amistoso do fim de 2012 terão valor redobrado para as 12 seleções já classificadas para a Copa do Mundo de 2015: será o ranking mundial do fim de dezembro que definirá a distribuição dessas equipes pelos grupos da Copa do Mundo. E quais são essas seleções? Vamos relembrar: Nova Zelândia, França, Austrália, País de Gales, África do Sul, Inglaterra, Irlanda, Argentina, Escócia, Samoa, Itália e Tonga.

- Continua depois da publicidade -

 

Grandes batalhas à vista

A briga pelas quatro primeiros lugares do ranking mundial será intensa, valendo as posições de cabeças-de-chave para os melhores do mundo. Os três melhores do mundo atualmente são do Hemisfério Sul, e terão a missão de defender suas posições fora de seus domínios.

Os All Blacks começarão com duas partidas tranquilas, que prometem ampliar a invencibilidade neozelandesa, que hoje já é de 17 partidas. Primeiro, a Nova Zelândia enfrenta e Escócia e, na sequência, pega a Itália. Porém, as duas últimas partidas serão bons desafios: contra Gales e Inglaterra. Para os europeus, vitórias sobre os All Blacks são jóias preciosas, que valem a arrancada para cima no ranking.

O segundo posto é da Austrália, que terá duelos mais complicados, e que chega à Europa cheia de desfalques importantes. Os Wallabies começam a gira enfrentando a França, depois vão à Inglaterra, Itália e Gales. Derrotas para franceses, ingleses e galeses são mais do que possíveis, e poderão ser desastrosas para os australianos. Vencer a Itália será uma obrigação.

A África do Sul ocupa a terceira posição do mundo, e terá como grande desafio seu último jogo, diante da Inglaterra, que poderá lhe custar perigosamente posições, assim como o jogo inicial contra a Irlanda. A Escócia é o outro adversário.

A Inglaterra buscará resguardar sua preciosa quarta posição duelando com Fiji – sua partida mais fácil -, Austrália, África do Sul e Nova Zelândia. Um caminho que poderá ser tanto ingrato, caso seguidas derrotas venham a acontecer, ou muito feliz, com vitórias sobre adversário melhor colocados e, portanto, posições ganhas no ranking.

Franceses e galeses perseguem os ingleses. A França buscará ultrapassar a Inglaterra fazendo um caminho mais conservador, enfrentando dois oponentes pior colocados. Os Bleus terão pela frente a Austrália, em crise, a Argentina e Samoa. Já Gales começará com a Argentina, e seguirá com Samoa e Nova Zelândia.

Lutando pela segunda posição em seus grupos, Irlanda e Argentina tomaram caminhos distintos. Os irlandeses preferiram ter o menor risco possível, e farão apenas dois jogos valendo pontos no ranking. Isso porque os irlandeses não darão status de primeira seleção à sua equipe que enfrentará Fiji, jogando com o nome de Wolfhounds. Assim, os duelos contra Springboks e Pumas serão os que valerão os preciosos pontos. Os irlandeses apostam acima de tudo num triunfo contra os sul-africanos. Os Pumas, por sua vez, não terão refresco: pegarão Gales, França e Irlanda, todos adversários melhor colocados e que, portanto, poderão lhes render muitos pontos.

Almejando entrar no grupo dos 8, Escócia e Itália terão a vantagem sobre Samoa e Tonga por jogarem em casa. Aliás, ambos serão adversários dos tonganeses, que terão ainda pela frente os Estados Unidos. Já os samoanos optaram por duelos complicados, mas promissores, contra Gales e França, além do Canadá. A Escócia terá pela frente ainda dois adversários complicados: All Blacks e Springboks. Sequência ingrata para quem busca subir no ranking. Tão ingrata quanto à da Itália, que depois de pegar Tonga terá All Blacks e Wallabies pela frente.

 

Rússia bate Oxford

Neste sábado, a Rússia deu o pontapé inicial para os amistosos internacional. Os Ursos russos visitaram na Inglaterra a equipe da Universidade de Oxford e venceram por 29 x 15. Agora, os russos voltarão a campo no dia 9, em Colwyn Bay, no norte do País de Gales, contra os Estados Unidos, pela International Rugby Series. No mesmo dia e local, Samoa e Canadá se enfrentarão e, no a partir do dia 10, todas as grandes seleções do mundo estarão em campo!

 

Dia 4 de novembro

Universidade de Oxford 15 x 29 Rússia, em Oxford

 

Calendário

Dia 9 de novembro

Rússia x Estados Unidos, em Colwyn Bay – International Rugby Series

Samoa x Canadá, em Colwyn Bay – International Rugby Series

 

Dia 10 de novembro

Itália x Tonga, em Brescia

Inglaterra x Fiji, em Londres

País de Gales x Argentina, em Cardiff

Irlanda x África do Sul, em Dublin

França x Austrália, em Paris

Romênia x Japão, em Bucareste

Namíbia x Zimbábue, em Windhoek – Namibian Tri-Nations

 

Dia 11 de novembro

Escócia x Nova Zelândia, em Edimburgo

Uruguai x Portugal, em Montevidéu

 

Dia 13 de novembro

Leicester Tigers x Maori All Blacks, em Leicester

Newcastle Falcons x Tonga, em Newcastle

Gloucester x Fiji, em Gloucester

Zimbábue x Espanha, em Windhoek – Namibian Tri-Nations

 

Dia 16 de novembro

País de Gales x Samoa, em Cardiff

 

Dia 17 de novembro

Itália x Nova Zelândia, em Roma

Inglaterra x Austrália, em Londres

Escócia x África do Sul, em Edimburgo

França x Argentina, em Lille

Ireland Wolfhounds (Irlanda) x Fiji, em Limerick

Geórgia x Japão, em Tbilisi

Tonga x Estdos Unidos, em Colwyn Bay – International Rugby Series

Canadá x Rússia, em Colwyn Bay – International Rugby Series

Chile x Portugal, em Santiago

Namíbia x Espanha, em Windhoek – Namibian Tri-Nations

RFU Championship XV x Maori All Blacks, em Doncaster

 

Dia 21 de novembro

País Basco x Japão, em San Sebastián

 

Dia 23 de novembro

Canadá x Maori All Blacks, em Oxford

 

Dia 24 de novembro

Irlanda x Argentina, em Dublin

Inglaterra x África do Sul, em Londres

País de Gales x Nova Zelândia, em Cardiff

Itália x Austrália, em Florença

França x Samoa, em Paris

Escócia x Tonga, em Aberdeen

Romênia x Estados Unidos, em Bucareste

Geórgia x Fiji, em Tbilisi

 

Dia 25 de novembro

Barbarians Franceses x Japão, em Le Havre

 

Dia 1 de dezembro

Inglaterra x Nova Zelândia, em Londres

País de Gales x Austrália, em Cardiff

 

De 8 a 14 de dezembro

Emirates Cup of Nations, em Dubai – a confirmar

Grupo A: Hong Kong, Bélgica e Zimbábue

Grupo B: Emirados Árabes Unidos, México e Papua Nova Guiné