Tempo de leitura: 2 minutos

platais jogos mundiais 

Uma grande notícia para a arbitragem e para todo o rugby brasileiro. Depois de ser auxiliar na Copa do Mundo de Sevens e de arbitrar a grande final dos Jogos Mundiais, entre outros grandes eventos, Henrique Platais se consolidou no cenário da arbitragem mundial ao ser escalado pelo IRB como um dos 15 árbitros de desenvolvimento da temporada 2013-14 da Série Mundial de Sevens Masculina.

O IRB formou dois grupos de arbitragem para o circuito: os árbitros de elite, 17 no total, que serão os árbitros principais das nove etapas da Série Mundial de Sevens 2013-14; e os árbitros de desenvolvimento, 15 ao todo, que poderão ser escalados ao longo da temporada e poderão atuar em torneios como os Qualifcatórios de Hong Kong e Londres. O IRB ainda não confirmou um calendário para os árbitros de desenvolvimento, mas o trabalho da comissão de arbitragem da entidade já tem como meta a formação de um corpo de arbitragem para os Jogos Olímpicos de 2016. Platais é o único sul-americano escalado para o quadro de desenvolvimento, enquanto há apenas um árbitro do continente no quadro de elite: o argentino Federico Anselmi.

- Continua depois da publicidade -

Dentre os árbitros de elite, apenas dois, o sul-africano Rasta Rasivhenge e o galês Rhys Thomas, atuarão em todas as nove etapas do circuito. Serão 12 países representados no quadro de elite e 21 ao todo entre elite e desenvolvimento. O pontapé inicial da nova temporada será no dia 12 de outubro, em Gold Coast, Austrália.

 

Quadro de elite: Rasta Rasivhenge (África do Sul), Rhys Thomas (Gales), Federico Anselmi (Argentina), James Bolabiu (Fiji), Nick Briant (Nova Zelândia), James Matthew (Escócia), James McPhail (Holanda), Anthony Moyes (Austrália), Matt O’Brien (Austrália), Luke Pearce (Inglaterra), Alexandre Ruiz (França), Ian Tempest (Inglaterra) and Marius van der Westhuizen (África do Sul)

 

Quadro de desenvolvimento: Keveni Talemaivalagi (Fiji), Kevin White (Escócia), Tui Komiti (Samoa), Kelekolio Petelo (Samoa), Andrea Spadoni (Itália), Taku Otsuki (Japão), Maxime Chalon (França), Tual Trainini (França), Michael Kelly (Estados Unidos), Graham Cooper (Austrália), Chris Assmus (Canadá), Henrique Platais (Brasil), Vlad Iordachescu (Romênia), Inigo Atorrasagasti (Espanha) and Kevin Sulejmani (Bélgica).

 

Temporada 2013-14 da Série Mundial de Sevens

1ª etapa – Gold Coast (Austrália) – 12 e 13 de outubro

2ª etapa – Dubai (Emirados Árabes Unidos) – 29 e 30 de novembro

3ª etapa – Porto Elizabeth (Africa do Sul) – 7 e 8 de dezembro

4ª etapa – Las Vegas (Estados Unidos) – 24 e 26 de janeiro

5ª etapa – Wellington (Nova Zelândia) – 7 e 8 de fevereiro

6ª etapa – Tóquio (Japão) – 22 e 23 de março

7ª etapa – Hong Kong (Hong Kong, China) – 28 e 30 de março

8ª etapa – Glasgow (Escócia) – 3 e 4 de maio

9ª etapa – Londres (Inglaterra) – 10 e 11 de maio