Tempo de leitura: 8 minutos

gorgodze montpellier

Volta a Heineken Cup! Passado o Six Nations e a maratona de sevens, o rugby mundial volta seus olhos agora para a glamurosa Copa Europeia de Rugby, a Heineken Cup 2012-13, que chega à sua fase de mata-mata nesse fim de semana, com as disputas das quartas-de-final esquentando o sábado e o domingo. E com transmissão dos canais ESPN para o Brasil.

No sábado, o duelo entre dois times franceses abre as disputas. Em Clermont-Ferrand, o poderoso Clermont sonha em igualar sua melhor campanha – chegar às semifinais – duelando com o Montpellier, que chega pela primeira vez em sua história ao mata-mata da maior competição europeia. Na sequência, em Londres, os Saracens recebem os irlandeses do Ulster, em duelo de ambiciosos: um líder da Premiership, o outro vice-líder do Pro12. No domingo, Londres volta a receber um duelo entre ingleses e irlandeses, com os Harlequins, querendo se firmar como um dos grandes do continente, recebendo o Munster, sonhando em voltar à velha forma de campeão. Por fim, no Mediterrâneo francês, o Toulon, líder ro Top 14, busca seguir em sua jornada rumo a um título internacional, e para tal receberá o maior campeão inglês, o Leicester Tigers, que almeja reencontrar o trilho dos títulos.

- Continua depois da publicidade -

 

Clermont e Saracens lideram as apostas no sábado

O favoritismo das quatro partidas das quartas-de-final da Heineken Cup recai sobre Clermont, Saracens e Toulon, não apenas por serem os mandantes das partidas, mas por serem atualmente líderes (Saracens e Toulon) e vice-líderes (Clermont) de seus respectivos campeonatos nacionais – Top 14 e Aviva Premiership. Já os Harlequins também detém o favoritismo na partida contra o Munster, jogando em casa e ocupando a terceira posição da Premiership.

Na primeira partida, o Clermont tem grande vantagem sobre o Montpellier, sexto colocado no Top 14 e novato em mata-matas. O time amarelo da Auvérnia terminou a primeira fase incrivelmente invicto, mesmo caindo no grupo do supercampeão Leinster, o qual derrotou duas vezes. No ano passado, o Clermont só não chego à final por um tris, com Fofana perdendo inacreditavelmente o try da vitória sobre o próprio Leinster no fim do jogo. O duelo será garantia de um jogo aberto, rápido e de muitos espaços, com os dois times investindo muito no jogo de mãos, garantindo o vistoso fleur francês em ação. O que significa que as chances do Montpellier não podem ser desprezadas, ainda mais agora com o incentivo extra de jogar a semifinal em casa. Se o Clermont conta com uma exímia linha, de Fofana, Rougerie, Sivivatu, Nalaga, James e Parra, o Montpellier conta com uma poderosa terceira linha, de Gorgodze, Ouedraogo e Beattie, que buscará garantir a posse de bola e levar o Clermont aos penais, para Trinh-Duc e Bustos Moyano somarem os pontos.

Em Twickenham, Saracens e Ulster prometem um jogão, no qual o dono da casa Saracens busca voltar às semifinais – o que não ocorre desde 2008 – e o visitante, vice-líder do Pro12, quer se superar e chegar pela segunda vez seguida à grande final da Heineken Cup. Se para os Sarries o título e mesmo uma final seriam inéditos, para o Ulster é a conquista de 1999 que está no horizonte. Para os Saracens, o fator crucial da partida está nos laterais, sendo o time inglês o melhor da Europa na atualidade nesse quesito, com 94% de aproveitamento. Com a bola nas mãos, os ingleses serão muito perigosos, com Owen Farrell – o maior pontuador da competição – comandando as ações, e Chris Ashton sedento por tries na ponta. Para o Ulster, uma vitória deverá passar pela boa fase da parelha Paddy Jackson e Ruan Pienaar, mais do que capacitada para um longo jogo de chutes. Porém, é o pack de forwards que poderá se fazer alguma vantagem aos irlandeses, sendo o duelo das primeiras linhas muito esperado. Vunipola, do lado inglês, e Afoa, do lado irlandês, prometem um embate épico.

 

Ex-campeões querem voltar às glórias

No domingo, as partidas serão marcadas pelo sonho de ex-bicampeões em voltar às glórias. O Munster visitará os Harlequins, enquanto o Leicester Tigers irá à França pegar o Toulon, fechando as quartas-de-final.

Atuais campeões da Inglaterra, os Harlequins ainda não têm no currículo um título da mais importante copa europeia, sem jamais ter alcançado as semifinais da Heineken Cup. Apesar do declínio da equipe nas últimas rodadas da Aviva Premiership, caindo para a terceira colocação, o favoritismo diante do Munster é real. Enquanto os Quins não vivem uma situação complicada no nacional, apesar da aproximação de seus perseguidores, o Munster praticamente já está eliminado do mata-mata final do Pro12, e joga todas as suas fichas na H Cup.

O grande trunfo dos Quins reside na sua capacidade de manter a posse de bola, sendo que ninguém em toda a competição garantiu tanto a posse da ovalada do que o time londrino – o que, no entanto, foi facilitado por cair no grupo mais fraco da primeira fase. Os londrinos são a melhor equipe até aqui da HC Cup, mas a falta de opositores qualificados na primeira fase e a inexperiência em mata-matas poderão ser um problema aos Quins diante de uma equipe tão experiente quanto o Munster, que tem um impressionante histórico de apenas 13 derrotas em 38 jogos diante de ingleses na H Cup. Baseado na experiência de Paul O’Connell e Ronan O’Gara – o maior pontuador da H Cup -, o Munster não pode ser descartado.

Por fim, o Toulon, líder no Top 14, recebe o Leicester Tigers, em duelo que vai pegar fogo. O Toulon segue em alta no certame francês, ao passo que o Leicester sobe a cada dia na Premiership, ocupando a vice-liderança. O confronto será um verdadeiro duelo de titãs. Do lado do Toulon, o elenco estrelado, com Jonny Wilkinson garantindo pontos em qualquer oportunidade de chutes, e um scrum monumenal, de Carl Hayman, Bakkies Botha, Simon Shaw, Fernández Lobbe, Steffon Armitage e Joe Van Niekerk promete impor sérias dificuldades ao time inglês. Porém, os ingleses também contam com o pack credenciado, de Castrogiavanni, Croft, Cole, Jenkins, Elsom e Roussouw. Os Tigers chegam credenciados por terminarem em primeiro lugar no “grupo da morte”, eliminando os poderosos Toulouse e Ospreys. No último duelo da Premiership, os Tigers massacrarem o arquirrival Northampton Saints, chegando em alta para o duelo internacional. Se na base o duelo será parelho, na linha o embate não ficará devendo, com Bastareaud de um lado e Tuilagi do outro prometendo um confronto entre verdadeiros rompedores de tackles. As defesas vão sofrer, e a emoção é garantida no duelo entre franceses e ingleses. Jogo totalmente em aberto.

 

Amlin Challenge começa a definir seus semifinalistas na quinta

Não será apenas a Heineken Cup que definirá seus semifinalistas. A Amlin Challenge Cup, a segunda copa europeia, decidirá entre quinta e sábado os times que seguirão em busca do título. Na quinta-feira, Gloucester, da Inglaterra, e Biarritz, da França, abrem as disputas em solo inglês.O Gloucester vem embalado pela ascensão na Aviva Premiership, ao passo que o Biarritz tem situação muito complicada no Top 14 e joga as suas fichas na competição europeia, da qual é o atual campeão.

Na sexta, dois jogos agitam o dia, com o clássico francês entre Perpignan e Toulouse seguido pelo duelo entre os ingleses do London Wasps e os irlandeses do Leinster, que envolve nada menos que 5 títulos de Heineken Cup. No confronto entre os times franceses, o técnico do Toulouse Guy Novès já declarou que tem pouco interesse na competição, e se focará no Top 14. Com isso, uma equipe mista é esperada, o que favorecerá o Perpignan, que joga em casa e sonha com seu primeiro título europeu. Entre Wasps e Leinster, a gana maior pela vitória está do lado inglês, que faz uma boa temporada, para apagar os vexames recentes. Os Wasps buscam voltar a ser grandes, e o título da Amlin Challenge Cup os devolveria à condição de protagonistas no cenário europeu. Para o Leinster, atual campeão da Heineken Cup, a eliminação da principal competição continental esfriou as suas ambições, agora totalmente voltadas ao Pro12.

No sábado, o Bath, da Inglaterra, recebe o Stade Français, da França, em jogo de times grandes que querem voltar ao protagonismo. Para os dois times, é crucial sair da temporada com um título, já que ambos estão cada vez mais distantes das finais de seus campeonatos nacional. O favoritismo é do time inglês, por jogar em casa, mas a equipe parisiense tem bons atletas e luta para apagar a decepcionante campanha no Top 14.

 

Heineken cup logo

Heineken Cup – Copa Europeia de Rugby

Quartas-de-final

*Horários de Brasília

Sábado, dia 6 de abril

clermontversus copiarmontpellier

11h40 – Clermont (França) x Montpellier (França), em Clermont-Ferrand

Árbitro: Wayne Barnes (Inglaterra)

Saracensversus copiarUlster

14h30 – Saracens (Inglaterra) x Ulster (Irlanda), em Twickenham, Londres

Árbitro: Romain Poite (França)

 

Domingo, dia 7 de abril

Harlequinsversus copiarMunster copiar

11h00 – Harlequins (Inglaterra) x Munster (Irlanda), no Stoop, em Londres

Árbitro: Jérôme Garcès (França)

 

Toulonversus copiarLeicester Tigers

13h30 – Toulon (França) x Leicester Tigers (Inglaterra), em Toulon

Árbitro: George Clancy (Irlanda)

 

Amlin Challenge Cup

Amlin Challenge Cup – Copa Desafio Europeu

Quartas-de-final

*Horários de Brasília

Quinta-feira, dia 4 de abril

Gloucesterversus copiarBiarritz olympique badge

16h00 – Gloucester (Inglaterra) x Biarritz (França), em Gloucester

 

Sexta-feira, dia 5 de abril

perpignanversus copiarToulouse badge

16h00 – Perpignan (França) x Toulouse (França), em Perpignan

London Waspsversus copiarLeinster

16h00 – London Wasps (Inglaterra) x Leinster (Irlanda), em High Wycombe

 

Sábado, dia 6 de abril

Bath rugby badgeversus copiarstade fran hc

09h00 – Bath (Inglaterra) x Stade Français (França), em Bath