Tempo de leitura: 5 minutos

lelos

Será dada a largada para mais uma edição da 1ª Divisão A do Europeu de Nações, informalmente conhecida como Six Nations B. Herdeiro do velho Troféu da FIRA, a elite do Europeu de Nações coloca em campo as seis melhores seleções do continente depois das nações do Six Nations.

Em 2015 e em 2016, Geórgia, Romênia, Rússia, Portugal, Espanha e Alemanha jogarão pelo título de cada ano e contra o rebaixamento, decretado à pior dessas seis seleções após dois anos de disputa. Em 2015, Portugal, Espanha e Alemanha terão o mando de três partidas, ao passo que Geórgia, Romênia e Rússia jogarão em casa somente duas vezes. Em 2016, contudo, os mandos de jogo irão se inverter, com as partidas de returno. Ao contrário do Six Nations, o Europeu de Nações confere pontos-bônus para equipes que façam quatro ou mais tries em cada partida e para equipes derrotados por 7 pontos ou menos de diferença, seguindo os mesmos critérios da Copa do Mundo.  

- Continua depois da publicidade -

 

Copa do Mundo no horizonte para georgianos e romenos

Favoritismo tem nome certo no Europeu de Nações: Geórgia. Os Lelos são de longe os favoritos ao título da competição, tendo na conta do ano passado uma boa vitória sobre o Japão. O pack georgiano é tradicionalmente a grande força da equipe, tendo capacidade para se impor sobre qualquer time no mundo, com atletas que atuam nos melhores clubes franceses. Destaques para os pilares Nariashvilli, do Montpellier, e Chilachava, do Toulon, que fazem um grande Top 14. Para ampliar o favoritismo dos Lelos, a qualidade da equipe na linha vem aumentando, com os 3/4s sendo cada vez mais requisitados pelo técnico Milton Haig, como os bons centros Sharikadze e Mchedlidze.

A Romênia é certamente a única equipe capaz de tirar o título da Geórgia, jogando na mesma moeda da rival. Os romenos vivem um bom momento de renovação, com destaque para a revelação do bom segunda linha Valentin Poparlan. À semelhança dos Lelos, os Carvalhos romenos vem buscando desenvolver mais sua linha, para reduzir a dependência do scrum, mas o processo ainda é lento. A grande vantagem romena está no mando de jogo do confronto direto com a Geórgia.

Em oposição aos dois, a Rússia apresenta decerto a melhor linha do torneio, mas chega em baixa após perder a vaga na Copa do Mundo para o Uruguai. Os efeitos da eliminação no psicológico do time neste anos poderão ser sentidos, assim como o cada vez maior interesse pelo sevens olímpico. Os russos pegam Romênia e Portugal em casa, dois jogos decisivos para buscarem o vice.

Espanha e Portugal vem logo abaixo da Rússia e têm a missão justamente de terminarem acima dos Ursos. Ambos jogam um rugby mais aberto que georgianos e romenos e têm talento com a bola em mãos, mas tradicionalmente sofrem com os packs do Leste Europeu.

Por fim, 2015 marca o retorno da Alemanha à elite. A missão é clara para os alemães: vencer alguma partida, ainda mais tendo três jogos em casa. Os alemães mostraram qualidade contra a Rússia no ano passado e chegam confiantes de que podem atrapalhar a vida de Leões espanhóis e Lobos portugueses. Será que o gigante adormecido está prestes a acordar? Por enquanto, os germânicos ainda são os mais fracos do campeonato e têm como missão única a fuga do rebaixamento no ano que vem.

 

rugby europe copy

1ª Divisão A do Europeu de Nações – 1ª divisão da Rugby Europe

1ª rodada

Sábado, dia 7 de fevereiro

alemanha crestversus copiargeorgia copy copy copy copy

11h00 – Alemanha x Geórgia, em Heusenstamm

 

versus copiarromênia copy copy

13h00 – Portugal x Romênia, em Lisboa

 

espanha copyversus copiarrussia copy copy copy copy copy

13h00 – Espanha x Rússia, em Madri

 

2ª rodada

Sábado, dia 14 de fevereiro

Geórgia x Portugal, em Tbilisi

Alemanha x Rússia, em Pforzheim

Romênia x Espanha, em Cluj-Napoca

 

3ª rodada

Sábado, dia 28 de fevereiro

Espanha x Geórgia, em Madri

Rússia x Romênia, em Sochi

Portugal x Alemanha, em Lisboa

 

4ª rodada

Sábado, dia 14 de março

Geórgia x Rússia, em Tbilisi

Portugal x Espanha, em Coimbra

Alemanha x Romênia, em Heidelberg

 

5ª rodada

Sábado, dia 21 de fevereiro

Romênia x Geórgia, em Bucareste

Rússia x Portugal, em Sochi

Espanha x Alemanha, em Madri

 

Lista de campeões do Europeu de Nações (desde 2000):

1- Geórgia – 7 títulos

2 – Romênia – 4 títulos / + 5 títulos do Troféu da FIRA (1936 a 1997)

3 – Portugal – 1 título

 

Rugby Europeu de Seleções – 2015-2017

1 – Six Nations: Irlanda, Inglaterra, Gales, França, Escócia e Itália (sem rebaixamento)

Europeu de Nações (com rebaixamento e promoção entre todas as divisões)

2 – 1ª Divisão A (Six Nations B): Geórgia, Romênia, Rússia, Espanha, Portugal e Alemanha

3 – 1ª Divisão B (Six Nations C): Moldávia, Polônia, Ucrânia, Bélgica, Holanda e Suécia

4 – 2ª Divisão A: República Tcheca, Croácia, Suíça, Malta e Israel 

5 – 2ª Divisão B: Lituânia, Letônia, Chipre, Hungria e Andorra

6 – 2ª Divisão C: Eslovênia, Luxemburgo, Áustria, Dinamarca e Sérvia

7 – 2ª Divisão D: Bósnia-Herzegóvina, Finlândia, Bulgária, Noruega e Turquia

8 – 3ª Divisão: Grécia, Eslováquia, Montenegro e Estônia / Bielorrússia (Qualificatório)