Tempo de leitura: 14 minutos

 steelers brave lupus

 

A segunda fase da Top League já iniciou complicada para quatro dos cinco favoritos ao título. Suntory e Yamaha em Tóquio, Kobelco e Toshiba em Osaka. Praticamente começando no mesmo horário, no sábado, o quarteto mostrou que tudo está equilibrado, principalmente o nível de competitividade.

- Continua depois da publicidade -

Top League copy copy

 

Os jogos da rodada – Grupo A

Pelo grupo A, de classificação aos playoffs, dois jogos chave foram realizados na tarde de sábado, envolvendo quatro dos cinco mais poderosos.

O Yamaha Jubilo tinha uma tarefa bastante complicada, bater o Suntory em Tóquio, time que quase não perde em seus domínios e continua mantendo essa escrita. Os azuis de Iwata abriram o placar com um penal de Goromaru aos 8 minutos e, aos 13, o afro-japonês Kotaro Matsushima colocou o Suntory na frente com um try, para nunca mais sair em todo o jogo. Tusi Psiata e Ayumu Goromaru fizeram uma disputa nos chutes com 100% de acerto e seis pontos para cada lado. Fim do primeiro tempo: Suntory Sungoliath 13, Yamaha Jubilo 9.

O segundo tempo não teve tantas alterações no marcador, Goromaru colocou o Yamaha a 1 ponto de diferença aos 8 minutos com um penal. Somente aos 27 minutos o placar foi mexido pela última vez quando Psiata acertou mais um penal. Fim de jogo: Suntory Sungoliath 16, Yamaha Jubilo 12.

No duelo dos vermelhos, Kobelco Steelers e Toshiba Brave Lupus, Takahiro Ogawa mostrou porque está desbancando chutadores tradicionais como Berrick Barnes e Goromaru. Só no primeiro tempo, o scrumhalf do Toshiba fez 8 pontos vindos de dois penais e a conversão de um penal try. Os vermelhos de Kobe ainda fizeram um try com Yamashita, fechando assim o primeiro tempo em 13 para o Toshiba e 5 para os Steelers. O Toshiba não pontuou mesmo jogando contra quatorze, após o cartão amarelo de Andries Bekker.

Na segunda etapa, Ogawa, logo no início, guardou mais um penal, porém os próximos 30 minutos foram dominados pelo Kobelco que marcou um penal, dois tries e uma conversão. Faltando 10 minutos para o fim, Oshima converteu o try de Senba, colocando o Toshiba na frente novamente e aos 34’ Steven Bates fez mais um try, também convertido. Final de jogo: Kobelco Steelers 20, Toshiba Brave Lupus 30.

Nos outros jogos do grupo, o soberano Panasonic Wild Knights passeou fora de casa contra o Toyota Verblitz que foi derrotado por 30 a 10. Berrick Barnes foi o “Homem do jogo” marcando 7 pontos, porem mesmo assim desperdiçou metade, coisas que normalmente não acontecem. Kitagawa marcou dois tries, Nishihara e Koliniasi também fizeram os seus, dando ponto bônus em uma vitória convincente que evidencia os cavaleiros de Gunma como os maiores favoritos.

O Canon Eagles não era o mandante, mas jogou em casa, no Principe Chichibu, em Tóquio, e venceu o NTT Shining Arcs por 35 a 11. O Arcs foi punido com cartão amarelo no final de cada tempo, tendo sofrido 14 pontos só nestes períodos. Este jogo era importante para ambos, já que estão entre as equipes com menor potencial e não terão moleza nas próximas rodadas.

 

Grupo B

Tudo segue como esperado, claramente Kubota Spears, Ricoh Black Rams e Kintetsu Liners venceram seus jogos no chamado grupo dos playdowns, dos times que disputam contra o rebaixamento. Tanto que Spears e Liners já estão seis pontos à frente do último colocado na tabela, o Toyota Shuttles.

 

Harumichi Tatekawa é o aniversariante da semana, e foi premiado como o “Homem do Jogo” depois da vitória do Kubota Spears sobre o Coca-Coca West Red Sparks, de Nick Commins por 18 a 8. Com mais uma derrota, o jejum do Honey Badger já dura sete jogos, 0%. Agora o mais importante era em alguma entrevista perguntar ao talentoso ponta o porquê do seu baixo rendimento, mas tudo leva a crer que o pífio plantel do time vermelho seja a causa. 

A vitória mais imponente no grupo veio pelas mãos do NTT Red Hurricanes que venceu o Toyota Shuttles em Nagoya por 38 a 17. O fullback dos Hurricanes Shota Saiguchi marcou 16 pontos, dentre eles um try, além de ser eleito “Homem do Jogo”. O Munakata Sanix tem muito a comemorar, perdeu de pouco, para o Black Rams, 16 a 21.

O Kintetsu Liners jogou em casa, no Hanazono Stadium, frente a quatro mil e trezentas pessoas contra o decepcionante NEC Green Rockets, o primeiro tempo terminou em apenas 3 a 0 para o Liners, com um penal do abertura Yasumasa Shigemitsu. No segundo tempo, os verdes foram logo aplicando um try nos primeiros 10 minutos com o oitavo Nili Latu, mas pararam por aí. Era dia do Shigemitsu que acertou mais dois, de três, penais dos 9 pontos conquistados pelo Liners. O craque Yu Tamura ainda descontou com um penal para os verdes, mas o placar final foi de 12 a 8 para o time da casa.

 

Top League – Campeonato Japonês

NTT Shining Arcs 11 x 35 Canon Eagles

Suntory Sungoliath 16 x 12 Yamaha Jubilo

Toyota Verblitz 10 x 30 Panasonic Wild Knights

Kobelco Steelers 20 x 30 Toshiba Brave Lupus

Kubota Spears 18 x 8 Coca-Cola West Red Sparks

Toyota Shuttles 17 x 38 NTT-Docomo Red Hurricanes

Kintetsu Liners 12 x 8 NEC Green Rockets

Sanix Blues 16 x 21 Ricoh Black Rams

 

Escrito por: Leandro Vieira