Tempo de leitura: 6 minutos

 henshaw try

O Millennium Trophy e a liderança do Six Nations são da Irlanda! No grande clássico da rodada neste domingo, a Irlanda dominou por completo a Inglaterra em Dublin e assegurou sua terceira vitória na competição, faturando de quebra o Millenium Trophy, o troféu para o vencedor dos duelos anuais entre irlandeses e ingleses. 19 x 9 e primeira derrota no ano para o país-sede da Copa do Mundo.

A Irlanda começou muito forte no pack, imprimindo grande pressão sobre a Rosa. Logo no começo, o Trevo arrancou dois penais e chegou muito perto do try. Sexton, sempre perfeito, anotou o 6 x 0 em menos de 10 minutos.

- Continua depois da publicidade -

George Ford reduziu o placar aos 12′ para os ingleses com belo drop goal e teve mais uma chance logo na sequência, mas falhou sua primeira chance de penal. A superioridade irlandesa na primeira etapa foi demonstrada logo na primeira chance de try que a Inglaterra teve, em um lateral nas 22. Devin Toner roubou o lateral magistralmente e a Irlanda seguiu mandando na partida, com mais de 65& de posse. Apesar disso, a defesa inglesa se provou intransponível e Sexton teve apenas mais duas chances de penal após os 30′, acertando um e errando o outro. Sexton ainda buscou os chutes no fundo do campo para levar a Irlanda ao try, mas Alex Goode foi dominante atrás. 9 x 3 no intervalo.

O segundo tempo começou com mais pressão irlandesa e nova grande demonstração de frieza de Goode, que, mesmo sob pressão, recebeu chute no fundo, entrou no in-goal e saiu dos tackles irlandesas para fechar com sucesso pela ação defensiva. Na sequência, a Irlanda recuperou a posse e Rob Kearney arriscou sem sucesso um drop goal.

Sexton, aos 47′, ampliou com penal para a Irlanda. E, aos 52′, um contra-ruck brilhante deixou a Irlanda em boa posição nas 22. Sexton, magistralmente, deu um box kick sensacional para dentro do in-goal para Henshaw ganhar a disputa aérea com Goode e cravar um dos mais belos tries do ano. Irlanda 19 x 3.

Aos 59′, Ford descontou com penal para os visitantes. Mas, sem posse de bola, os ingleses só conseguiram esboçar a reação aos 67′ quando ganharam um penal. Ao invés de buscar o try, a Inglaterra optou pelo penal, reduzindo o placar para 19 x 9. No fim, os visitantes pressionaram e quase chegaram ao try no minuto final, com Jack Nowell, mas o passe para a frente foi marcado pelo árbitro. Fim de jogo, Irlanda 19 x 9 Inglaterra, liderança para o Trevo!

No próximo fim de semana não haverá disputas do Six Nations, com as equipes voltando a campo no dia 14, quando a Irlanda visita Gales em jogo que valerá a ponta da tabela. A Inglaterra, por sua vez, enfrenta no mesmo dia a Escócia, valendo a tradicional Calcutta Cup.

 

  irlanda copy19versus copiar09inglaterra novo

Irlanda 19 x 9 Inglaterra, em Dublin – Millennium Trophy

Árbitro: Craig Joubert (África do Sul)

Irlanda

Try: Henshaw

Conversão: Sexton (1)

Penais: Sexton (4)

15 Rob Kearney, 14 Tommy Bowe, 13 Jared Payne, 12 Robbie Henshaw, 11 Simon Zebo, 10 Jonathan Sexton, 9 Conor Murray, 8 Jordi Murphy, 7 Sean O’Brien, 6 Peter O’Mahony, 5 Paul O’Connell (c), 4 Devin Toner, 3 Mike Ross, 2 Rory Best, 1 Jack McGrath

Suplentes: 16 Sean Cronin, 17 Cian Healy, 18 Martin Moore, 19 Iain Henderson, 20 Tommy O’Donnell, 21 Eoin Reddan, 22 Ian Madigan, 23 Felix Jones

Inglaterra

Penais: Ford (2)

Drop goal: Ford (1)

15 Alex Goode, 14 Anthony Watson, 13 Jonathan Joseph, 12 Luther Burrell, 11 Jack Nowell, 10 George Ford, 9 Ben Youngs, 8 Billy Vunipola, 7 Chris Robshaw (c), 6 James Haskell, 5 George Kruis, 4 Dave Attwood, 3 Dan Cole, 2 Dylan Hartley, 1 Joe Marler.

Suplentes: 16 Tom Youngs, 17 Mako Vunipola, 18 Henry Thomas, 19 Nick Easter, 20 Tom Croft, 21 Richard Wigglesworth, 22 Danny Cipriani, 23 Billy Twelvetrees.

Millennium Trophy

1 – Inglaterra – 17 títulos

2 – Irlanda – 11 títulos