Tempo de leitura: 2 minutos

 

 A União de Rugby da Irlanda anunciou oficialmente nesta terça, a intenção de sediar o Mundial de Rugby em 2023. O governo da Irlanda e Irlanda do Norte, assim como a GAA (Associação que rege o futebol gaélico, muito popular no país) apoiaram a iniciativa.

“A Irlanda vai mostrar um cenário irresistível. Nós temos os fãs, os estádios, e a acessibilidade para realizar um Mundial inesquecível. Os irlandeses amam o esporte, somos apaixonados por Rugby e o celebramos”declarou o primeiro ministro Enda Kenny. A IRFU tem sido um dos apoiadores centrais do Mundial desde sua estreia, além de ter contribuído para o desenvolvimento do esporte desde sua fundação, em 1879.

- Continua depois da publicidade -

“Queremos compartilhar nossa experiência com o mundo, convidando o mundo para vir à Irlanda. Estou totalmente confiante que sediaremos o Mundial de 2023” completou o primeiro ministro norte-irlandês Peter Robinson. “Seria um grande feito para a IRFU. Essa candidatura mostra nossa ambição e determinação em trazer eventos de porte mundial à Irlanda do Norte. A administração local já investiu 14,7 milhões de libras na revitalização e expansão do estádio do Ulster.

O grande atrativo é fomentar o turismo, com a vinda potencial de mais de 350 mil estrangeiros, assim como a visibilidade que uma audiência estimada em mais de 200 países e 4,2 bilhões de telespectadores podem oferecer.

O processo de candidatura vai envolver criar um programa detalhado, cobrindo cronograma e locais de jogos, hospedagem, acesso internacional, transporte interno, infraestrutura de comunicação e o envolvimento popular. Estima-se que o custo para desenvolver tudo fique em torno de 1,5 bilhão de Euros.

A decisão sobre o país-sede do Mundial de 2023 deverá ser divulgada em 2017.

Fonte: Planet Rugby