Tempo de leitura: 10 minutos

super league 2015 opening

Foi dada a largada nesse fim de semana para a temporada 2015 da First Utility Super League, o Campeonato Inglês de Rugby League, que conta com novo formato. Na abertura, o campeão St. Helens Saints largou bem, com vitória sobre o Catalans Dragons – único clube francês do campeonato – enquanto o vice Wigan Warriors tropeçou com empate em clássico local com o Widnes Vikings.

 

- Continua depois da publicidade -

Novo formato

Neste ano, a liga foi reduzida para 12 clubes e anunciou s reintrodução do sistema de rebaixamento e promoção, com uma fórmula inovadora. Todos os clubes se enfrentam em turno e returno, totalizando 22 rodadas, e os 8 primeiros colocados avançam ao novo Super 8, a fase final, no qual todos os times duelam uma vez, totalizando mais 7 rodadas. Os quatro primeiros colocados se classificam às semifinais, valendo vaga na grande final. Ao todo, para ser campeã, uma equipe deverá jogar 31 partidas. 

E o que ocorre com os 4 últimos da primeira fase? Eles se juntam aos 4 primeiros colocados da segunda divisão, o Kingston Press Championship, no Qualificatório para a Super League 2015. As 8 equipes se enfrentam uma vez e os 3 primeiros colocados se garantem na elite do próximo ano. Já o quarto e o quinto colocados fazem o chamado “Jogo de um milhão de libras”, uma repescagem, em jogo único, valendo a quarta e última vaga na Super League 2016. 

O campeão da Super League tem vaga garantida no Mundial de Clubes do ano que vem, no qual enfrenta o campeão da NRL, a liga australiana. 

 

A Super League e o Rugby League

Separado do rugby union em 1895, por divergências entre clubes defensores do profissionalismo (que formaram a RFL, Rugby Football League, na Inglaterra) e clubes defensores do amadorismo (que permaneceram na RFU, Rugby Football Union), o rugby league goza de maior popularidade no norte da Inglaterra, região industrial onde o rugby era popular entre a classe operária. Não por acaso, 11 dos 12 clubes da atual Super League e 11 dos 12 clubes do Championship são das regiões de Lancashire (onde se localizam as regiões metropolitanas de Manchester e Liverpool), Yorkshire (região de Leeds) e nas adjacentes Cumbria e Cheshire. Somente o Catalans Dragons, da França (mais precisamente de Perpignan, na Catalunha francesa, onde o rugby league tem grande popularidade), na Super League, e London Broncos (de Londres), no Championship, não são do norte inglês. 

Para você que ainda não conhece o rugby league, o básico para entendê-lo é: são 13 atletas de cada lado, que jogam em dois tempos de 40 minutos. O try vale 4 pontos, ao passo que a conversão vale 2 pontos. Já o penal vale 2 pontos, enquanto o drop goal apenas 1 ponto. Diferente do union, o league não possui disputa no lineout nem rucks ou mauls. Quando o atleta é derrubado, o “tacleador” deve largá-lo e o atleta “tacleado” passa com os pés a bola para trás, no chamado play the ball. Cada equipe tem direito a 6 fases, isto é, pode fazer 5 vezes o play the ball, sendo que no sexto atleta derrubado a posse de bola passa para a outra equipe. Já o scrum existe, mas não existe disputa na prática, pois a bola é introduzida diretamente para a equipe que recebeu a infração.

Na Super League deste ano, o favoritismo volta a recair sobre os dois mais vitoriosos clubes do país, o St. Helens Saints, atual campeão, e o Wigan Warriors, maior campeão. Além deles, o Leeds Rhinos completa o trio de ferro da liga, que, contudo, perdeu um de seus grandes times, o Bradford Bulls, rebaixamento para o Championship. 

 

super league logo 2015

Super League XX – Campeonato Inglês de Rugby League

Widnes Vikings 22 x 22 Wigan Warriors, em Widnes

St. Helens Saints 18 x 7 Catalans Dragons, em St. Helens

Warrington Wolves 22 x 8 Salford Red Devils, em Warrington

Hull Kingston Rovers 30 x 40 Leeds Rhinos, em Kingston-upon-Hull

Huddersfield Giants 0 x 19 Hull FC, em Huddersfield

Castleford Tigers 22 x 24 Wakefield Trinity Wildcats, em Castleford

 

Lista de campeões do Campeonato Inglês de Rugby League (desde 1896)

1 – Wigan Warriors – 20 títulos

2 – St. Helens Saints – 13 títulos

3 – Leeds Rhinos – 9 títulos

4 – Huddersfield Giants – 7 títulos

5 – Bradford Bulls – 6 títulos

Hull FC – 6 títulos

Salford Red Devils – 6 títulos

Swinton Lions – 6 títulos

9 – Hull Kingston Rovers – 5 títulos

10 – Halifax RLFC – 4 títulos

Oldham Roughyeds – 4 títulos

12 – Warrington Wolves – 3 títulos

Widnes Vikings – 3 títulos

14 – Hunslet Hawks – 2 títulos

Leigh Centurions – 2 títulos

Wakefield Trinity Wildcats – 2 títulos

17 – Batley Bulldogs – 1 título

Dewsbury Rams – 1 título

Featherstone Rovers – 1 título

Workington Town – 1 título