Tempo de leitura: 1 minuto

le zebre

Le Zebre, as Zebras estão de volta! Esse é o nome escolhido pela Federação Italiana de Rugby para a nova franquia federal que representará a Itália no RaboDirect Pro12, substituindo os falidos Aironi.

Saem as Garças (Aironi), retornam as Zebras! Retornam? Sim, pois as Zebras já existiam! Fundada em 1973, por Marco Bollesan, a equipe era um clube de convite, seguindo o conceito dos Barbarians. Na prática, Le Zebre era a seleção do Noroeste italiano. Na época, as Zebras se somavam a outras duas equipes como selecionados menores da Itália: enquanto I Dogi (nome dos magistrados eleitos da República de Veneza) representavam os clubes da região do Vêneto, coração do rugby italiano, I Lupi (Lobos) representavam os clubes do centro-sul italiano. Juntos, Zebre, Dogi e Lupi eram importantes instituições do rugby italiano, abaixo em importância apenas da seleção nacional. E duelos entre essas três equipes eram partidas de grande importância no país.

- Continua depois da publicidade -

Com a oficialização do profissionalismo, as Zebras deixaram de jogar, não sendo formadas desde 1996. A equipe renasce agora no formato de franquia profissional, sendo dirigida pela Federação Italiana de Rugby, e tendo como sede a cidade de Parma. Assim, Le Zebre se somam ao clube Benetton Treviso como os dois representantes da Itália no Pro12, a liga de Irlanda, Gales, Escócia e Itália.

Fonte: 1823 Rugby