Tempo de leitura: 5 minutos

kearney stade

O Leinster é campeão da Amlin Challenge Cup 2012-13, a Copa Desafio Europeu! O poderoso esquadrão irlandês conquistou pela primeira vez a segunda mais importante competição europeia, mantendo a marca de jamais ter sido derrotado em uma final de competição continental. Na grande decisão, o campeão da Heineken Cup passada bateu os franceses do Stade Français, em jogo que foi quase uma formalidade. Superior de ponta a ponta e jogando diante da própria torcida, na RDS Arena, o time de Dublin não deu chances ao time de Paris, aplicando 34 x 13 para conquistar a taça.

Para completar, no mesmo dia, o time reserva do Leinster, o Leinster A, conquistou a British and Irish Cup, a terceira copa continental, batendo na final os ingleses do Newcastle Falcons.

- Continua depois da publicidade -

 

Soberano

Em momento algum da partida, o Leinster deu qualquer chance ao Stade Français. Logo aos 2′, saiu o primeiro try do jogo, com Ian Madigan, correndo após Isa Nacewa quebrar o tackle e servir Sexton, que deixou Madigan livre para o tempo. 7 x 0, com a conversão de Sexton.

O primeiro try não foi tão sentido pelo time de Paris, que não se intimidou e foi para cima dos Leões, mas cometendo muitos erros. E o Leinster voltou ao ataque com todo aos 18′. Após o turnover, Isaac Boss desferiu um box kick sensacional, que foi disputado no ar por Andrew Conway. O jovem ponta ganhou nas alturas e a bola ficou com Sean Cronin, que teve pouco trabalho para cravar o segundo try. 14 x 0.

O Stade Français diminuiu pouco depois com penal chutado por Porical, mas o try aos 19′ foi sentido pelo Paris, que não voltou mais a jogo. Aos 27′, Nacewa desferiu um maravilhoso chute cruzado que foi apanhado na ponta por Rob Kearney, que mergulhou para o terceiro try. O Leinster diminuiu o ritmo no fim da primeira etapa, e o Stade Français conseguiu um penal para ir ao intervalo em 21 x 6 de desvantagem.

Na segunda etapa, o Stade Français voltou um pouco mais ousado, com Plisson arriscando – sem sucesso – um drop goal. Porém, quem fez os primeiros pontos na segunda etapa foi o Leinster, com penal chutado por Sexton aos 53′. 24 x 6. Aos 63′, Sexton teve nova oportunidade com penal, e não desperdiçou, 27 x 6, praticamente liquidando a disputa. Logo na sequência, no entanto, o Paris deu um último suspiro, com try de Sinzelle, mas a reação não se consumou.

Aos 70′, Kearney fez grande corrida pela ponta, mas seu try foi anulado por ter supostamente tocado a linha lateral. O try anulado sem a solicitação do TMO se provou equivocado, pois pela televisão ficou sugestivo que Kearney não teria tocado a linha. Sem problemas para os azuis. Aos 78′, veio o try final, com Cian Healy rompendo para o quarto try dublinense. Fim de jogo, 34 x 13, e primeiro título irlandês na história da Copa Desafio Europeu!

 

Título do Leinster define classificados à Heineken Cup 2013-14

Com o título do Leinster, foram definidos os dois últimos classificados à Heineken Cup de 2013-14. O título de uma equipe irlandesa na Amlin Challenge Cup abriu uma quarta vaga ao país na H Cup, sendo ela o Connacht. E, por conta da derrota do Stade Français, quem herdou a sétima vaga francesa na H Cup foi o Perpignan.

 

Leinster conquista a taça também na British and Irish Cup

A noite de sexta foi duplamente feliz para o torcedor do Leinster. Além do título da Amlin Challenge Cup, os irlandeses azuis conquistaram com sua equipe reserva, o Leinster A, o título da British and Irish Cup, destinado aos times dos segundos escalões de Irlanda, Gales, Escócia e Inglaterra. Na grande final, o Leinster A superou ninguém menos que os ingleses do Newcastle Falcons, finalistas do RFU Championship, jogando no campo do adversário.

O duelo foi decidido apenas na prorrogação, após empate em 10 x 10 no tempo regulamentar. Na prorrogação, o Leinster A anotou seu try, mas não o converteu, abrindo espaço para a reação dos Falcons, que arrancaram um try convertido pouco antes do fim. Porém, no apagar das luzes, os irlandeses conquistaram um penal, que garantiu uma épica vitória por 18 x 17.

 

Amlin Challenge Cup

Amlin Challenge Cup – Copa Desafio Europeu

Final

Leinster34versus copiar13stade fran hc

Leinster (Irlanda) 34 x 13 Stade Français (França), em Dublin, Irlanda

LEINSTER CAMPEÃO

 

british and irish cup

British and Irish Cup – Copa Britânico-Irlandesa

Final

Newcastle Falcons 17 x 18 Leinster A, em Newcastle

LEINSTER A CAMPEÃO

 

Lista de campeões da European Challenge Cup:

1 – Harlequins (Inglaterra) – 3 títulos

2 – Clermont (França) – 2 títulos

Sale Sharks (Inglaterra) – 2 títulos

4 – Bath (Inglaterra) – 1 título

Biarritz (França) – 1 título

Bourgoin (França) – 1 título

Cardiff Blues (Gales) – 1 título

Colomiers (França) – 1 título

Gloucester (Inglaterra) – 1 título

Leinster (Irlanda) – 1 título

London Wasps (Inglaterrs) – 1 título

Northampton Saints (Inglaterra) – 1 título

Pau (França) – 1 título

 

Lista de campeões por país da Amlin Challenge Cup:

1 – Inglaterra – 9 títulos

2 – França – 6 títulos

3 – Gales – 1 título

Irlanda – 1 título

 

Lista de campeões da British and Irish Cup:

1 – Bristol (Inglaterra) – 1 título

Cornish Pirates (Inglaterra) – 1 título

Leinster A (Irlanda) – 1 título

Munster A (Irlanda) – 1 título

 

Lista de campeões por país da British and Irish Cup:

1 – Inglaterra – 2 títulos

Irlanda – 2 títulos