Lions Rugby

Tempo de leitura: 2 minutos

 Lions Rugby

Agora é oficial: os Lions de Joanesburgo não disputarão o Super Rugby de 2013. A equipe da maior cidade da África do Sul terminou a competição em último lugar na Conferência Sul-Africana, e foi excluído da próxima temporada para dar lugar ao Southern Kings, equipe de Porto Elizabeth que já havia sido confirmada há alguns meses como a mais nova integrante do Super Rugby.

Desde 2005, as uniões do sul da África do Sul pleiteiam uma franquia própria no Super Rugby, mas foram derrotadas em todas as expansões da liga. No início de 2012, a SARU (União Sul-Africana de Rugby) havia anunciado que os Kings finalmente disputariam o Super Rugby em 2013, mas não havia confirmado se a África do Sul ganharia um sexto time ou se algum dos times que disputaram o Super Rugby de 2012 seria excluído.

- Continua depois da publicidade -

Com a negação da parte da SANZAR – entidade responsável pelo Super Rugby – de permitir a expansão do Super Rugby para 16 times, a SARU tomou a decisão de excluir o último colocado de 2012.

Foi decidido também que nas edições 2013, 2014 e 2015 do Super Rugby o último colocado da Conferência Sul-Africana disputará uma repescagem de ida e volta com a equipe excluída no ano anterior (no caso de 2013, os Lions), valendo um lugar na edição seguinte do campeonato. O objetivo da SARU é garantir que o Super Rugby tenha uma nova expansão em 2016, já que o atual contrato de TV do torneio vai até 2015, e não pode ser alterado antes.

Com isso, a Conferência Sul-Africana do Super Rugby 2013 terá: Stormers, Bulls, Sharks, Cheetahs e Kings.

Fonte: SARU