Tempo de leitura: 2 minutos

London Welsh foto copiar

O London Welsh confirmou no campo que merece estar na Aviva Premiership no ano que vem. O clube dos galeses de Londres derrotou o Cornish Pirates por 29 x 20 na grande final do RFU Championship, a 2ª divisão inglesa, e se sagrou campeão da competição. A equipe já havia vencido a partida de ida na Cornuália, e confirmou seu favoritismo, impondo aos Pirates o segundo vice-campeonato consecutivo.

Entretanto, a Premiership e a RFU negaram ao London Welsh o direito a ser promovido à elite da Inglaterra por não contar com um estádio apto a receber jogos da competição, garantindo que o último colocado de 2011-12, o Newcastle Falcons, fosse salvo do rebaixamento. Todavia, o London Welsh firmou um contrato de uso do Kassam Stadium, em Oxford, que reúne todas as condições necessárias para a disputa de jogos da Premiership, tendo inclusive já sediado por duas vezes a final da Amlin Challenge Cup. A decisão de se barrar a promoção do London Welsh foi feita pouco antes mesmo da final do RFU Championshio e do clube formalizar sua parceria com o Oxford United (clube de futebol dono do Kassam Stadium), e a RFU negou rever sua decisão. Diante da negativa, o presidente do London Welsh, John Dawes, já ameaçou entrar na justiça para garantir o direito dos Exiles de disputarem a Aviva Premiership de 2012-13.

- Continua depois da publicidade -

O fato do London Welsh escolher um estádio fora de sua cidade-sede – Oxford está a 80km de Londres – não poderá servir de argumento para impedir sua promoção, uma vez que outros quatro clubes da Premiership, incluindo três clubes de Londres, mandam seus jogos fora de suas cidades, em estádios que não são exclusivos para a prático do rugby union. O London Irish manda seus jogos em Reading, a 64km de Londres, ao passo que o London Wasps disputou até a temporada 2011-12 suas partidas em High Wycombe, subúrbio londrino. O mesmo fazia o Saracens, que mandava seus jogos em Watford, subúrbio norte da capital inglesa. Nos três casos, os estádios em questão são propriedade de clubes de futebol, sendo que somente o Saracens retornará a jogar em sua própria casa, dentro de Londres. Por fim, o Sale Sharks, mandava seus jogos até a última temporada em Stockport, também num estádio de futebol, e se transferirá na próxima temporada para Salford, onde dividirá o novo Salford City Stadium com clube de rugby league Salford City Reds, dono do estádio – sendo todos essas cidades localizadas na Grande Manchester.

Agora, é esperar para ver se veremos o London Welsh ou o Newcastle Falcons na Aviva Premiership a partir do segundo semestre.

 

RFU Championship – 2ª Divisão do Campeonato Inglês

Final – jogo de volta

London Welsh 29 x 20 Cornish Pirates, em Oxford

 

London Welsh

LONDON WELSH CAMPEÃO