crusaders highlanders 2014

Tempo de leitura: 20 minutos

crusaders highlanders 2014

O Super Rugby chegou ao fim da sua temporada regular: depois de 19 rodadas, muitos tries e pancadas, o campeonato de clubes mais forte do planeta conheceu seus finalistas. Na conferencia australiana o Waratahs (1º) atropelou o Reds (13º) no clássico australiano em Queensland e terminou como primeiro colocado no geral, com a melhor defesa e o melhor ataque. O Brumbies (4º) fez a lição de casa e venceu o Western Force (8º) e a lanterninha da conferencia e do campeonato fica com o Rebels (15º), que foi atropelado pelo Bulls (9º) em Pretória.

A conferência neozelandesa é sem duvida a mais competitiva e contribui com três finalistas. Em Christchurch, no clássico da Ilha Sul, o campeão Crusaders (2º) bateu o Highlanders (6º) no jogo que valia a primeria posição da conferência enquanto em Auckland o Chiefs (5º) precisou lutar muito para bater o já desclassificado Blues (9º), o Hurricanes (7º) descansou.

- Continua depois da publicidade -

A conferência sul-africana já tinha o líder e único classificado: o Sharks (3º) precisava atropelar o Stormers (11º) para ficar com a segunda posição, mas conseguiu apenas uma boa vitória na Cidade do Cabo. Nos duelos dos desclassificados o Lions (12º) destruiu o Cheetahs (14º) em Joanesburgo.

O campeonato não para e na próxima semana já define seus semifinalistas. Waratahs e Crusaders descansam enquanto o Sharks recebe o Highlanders em Durban, duelo que aconteceu na primeira fase e os neozelandeses se deram melhor. O Brumbies recebe o Chiefs, repetindo a final do ano passado, só que dessa vez e Canberra, duelo que também já aconteceu e os Australianso se deram melhor.

 

Waratahs encerra temporada de forma quase perfeita

O time de Sydney continua imparável e desta vez viajou até Queensland para bater o Reds por 34 a 3, maior vitória sobre a franquia rival até hoje, e estendeu sua série invicta para sete jogos. A equipe de Sydney termina sete pontos na frente do Crusaders, ostentando o melhor ataque da competição e a defesa menos vazada.

A partida foi mais uma atuação de gala do Tahs, que manteve o Reds sem fazer tries, controlando a partida do começo ao fim, mesmo poupando a super estrela Israel Folau. Quem assumiu o papel de homem try foi o centro Kurtley Beale, que anotou dois, além de dar um de presente para o reserva Jonno Lance, o half Nick Phipps completou o placar.

O Reds termina de forma melancólica uma temporada triste, ocupando a quarta posição da conferencia australiana e sabendo que precisa melhorar, principalmente na atuação dos forwads. O Waratahs agora assiste confortavelmente as quartas de final enquanto espera para receber, em um Allians Stadium com público recordo, o pior dos classificados para a semi-final.

 

Crusaders conquista conferencia neozelandesa

O Crusaders recebeu o Highlanders na partida que valia a liderança da conferência neozelandesa e conquistou uma vitória tranquila por 34 a 8. A equipe de Christchurch foi superior durante todo o jogo, entrando no in-goal com o asa Matt Todd, o ponta Nemani Nadolo e o pilar reserva Corey Flynn. O try de honra do Highlanders veio do Richard Buckman.

Com o resultado o Crusaders consolidou a segunda colocação na tabela geral e espera o melhor classificado entre os vencedores das quartas de final. O Highlanders, por outro lado, como pior classificado, não joga mais em casa nesta temporada e viaja na próxima semana para enfrentar o Sharks em Durban pelas quartas de final, onde já conseguiu uma excelente vitória esse ano.

 

Chiefs se classifica na raça

O Chiefs viajou até Auckland para enfrentar o já desclassificado Blues precisando vencer para continuar sonhando com a vaga nas finais e manter vivo o sonho do tricampeonato. No final, a equipe de Hamilton venceu por 11 a 8 em um jogo muito mais duro do que se poderia esperar.

Mesmo desclassificada, a equipe da casa entrou decidida a manter o 100% de aproveitamento como local, jogando como se fosse uma final de campeonato. A partida teve um try para cada lado e foi decidida nos penais, já que os times não conseguiram converter. O Chiefs entrou no in-goal logo aos 9’ do segundo tempo. O Blues complicou as coisas aos 29’, fazendo o try com o ponta reserva George Moala, fincando a perigosos três pontos no placar, mas não conseguiu virar o jogo, esbarrando em uma marcação feroz dos visitantes.

O Blues encerra a competição como ultimo colocado da conferência neozelandesa. Apesar do bom time, a equipe foi desclassificada pelo fato de não conseguir vencer fora de casa, tendo ganhado apenas uma longe de Auckland. O Chiefs se prepara para enfrentar o Brumbies, em Canberra, onde já perdeu este ano, pelas quartas de final, repetindo a final do ano passado.

 

Brumbies acaba com o sonho do Force 

A equipe do Western Force viajou até Canberra sonhando com uma vitória e a classificação inédita para as finais. Mas encontrou um Brumbies inspirado que não deu chance ao sonho dos visitantes, vencendo por 47 a 25.

O resultado se deu principalmente pela atuação de gala do abertura Matt Toomua, que voltava de lesão, e anotou três tries. O ponta Joe Tomane, o fullback Jesse Mogg, o também ponta Henry Speight e o segunda linha reserva Tom MacVerry completarm a lavada. O Force respondeu com o abertura Zack Holmes, o segundo centro Chris Tuatara-Morrison e o pilar Pekahou Cowan.

O Force termina sua melhor temporada com uma lavada e como uma incógnita para o próximo ano já que deve perder seus principais jogadores. O Brumbies agora recebe o Chiefs pelas quartas de final, repetindo a decisão do ano passado.

 

Sharks vence mas não é suficiente

A equipe do Sharks viajou até a Cidade do Cabo para enfrentar o Stormers precisando vencer por mais de 35 pontos se quisesse assumir a segunda posição na classificação geral e ir direto para as semifinais. No final o que se viu foi uma performance convincente dos visitantes, que venceram por 34 a 10, mas insuficiente para superar o saldo do Crusaders.

O Stormers começou melhor, chegando primeiro ao try com o asa Nizaam Carr. O time de Durban, porem, não se abalou e a partir da metade do primeiro tempo dominou a partida entrando no in-goal com o centro Paul Jordan, o ponta S’bura Sithole e o half reserva Stefan Ungerer.

O Stormers se despede de uma temporada ruim, precisando melhorar muito para ser competitivo ano que vem. O Sharks, com o resultado, precisará jogar as quartas de final e recebe já na próxima semana o Highlanders, equipe que já bateu o Sharks em Durban esse ano.

 

Bulls mantém a invencibilidade em casa

Em uma partida que não valia nada, a equipe de Pretória atropelou o Melbourne Rebels por 40 a 7 no Lofts Versfeld. O resultado mantem o 100% de aproveitamento do Bulls em casa enquanto deixa o time australiano com a colher de pau, acumulando apenas quatro vitórias em 16 jogos.

O Bulls sobrevive ao primeiro ano sem suas grandes estrelas com uma equipe jovem. O time fez um campeonato regular e se quiser voltar as finais precisa atuar melhor longe de casa. O Rebels, com um elenco fraco, problemas econômicos e brigas internas termina o ano de forma esperada: em ultimo.

 

Lions vence bem na ultima partida

Em mais um jogo que não valia nada, o Lions se despediu de Joanesburgo com uma vitória avassaladora sobre o Cheetahs por 60 a 25. Os donos da casa superaram os adversários por incríveis oito tries a três fazendo uma das melhores apresentações do ano.

O Lions termina a temporada em 12º, resultado que, se não é perfeito, é excelente para os padrões do time. O Cheethas não conseguiu repetir a boa atuação do ano passado e termina em ultimo da conferência sul-africana.

super rugby

Super Rugby – Liga da África do Sul, Austrália e Nova Zelândia

Brumbies 47 x 25 Force, em Canberra

Bulls 40 x 7 Rebels, em Pretória

Crusaders 34 x 8 Highlanders, em Christchurch

Reds 3 x 34 Waratahs, em Brisbane

Lions 60 x 25 Cheetahs, em Joanesburgo

Stormers 10 x 34 Sharks, na Cidade do Cabo

 

Quartas-de-final – dia 19 de julho

Brumbies x Chiefs, em Canberra

Sharks x Highlanders, em Durban

 

Semifinais – dia 26 de julho

Crusaders x vencedor melhor classificado, em Christchurch

Waratahs x vencedor pior classificado, em Sydney

 

currie cup logo

ABSA Currie CupTorneio Qualificatório – Campeonato Sul-Africano

Griquas 40 x 25 Falcons, em Kimberley

Boland Cavaliers 23 x 55 Leopards, em Wellington

Border Bulldogs 15 x 41 Griffons, em East London

Escrito por Diego Gutierrez