Tempo de leitura: 22 minutos

Top 14, considerado com um dos melhores campeonatos a nível Mundial, foi “alvo” de várias mexidas que vão abanar com a próxima temporada, que começará em breve, no dia 20 de agosto. Apesar da queda de rendimento da seleção francesa, o campeonato “gaulês” continua a crescer em todas as direções. Há cada vez um maior número de atletas do Super Rugby, Premiership ou PRO12 a considerarem mudanças para equipes como o Pau, Toulon, Toulouse, Racing 92, Lyon ou Brive, onde os salários atraem.

 

Mas que novidades aconteceram durante o defeso? Bem veja-se que o Lyon, equipe que subiu em 2015/2016 para o Top 14, contratou cerca de 16 jogadores, enquanto que o Castres Olympique, Brive, Montpellier ou RC Toulon deixaram sair cerca de 14 a 15 atletas, numa clara “remodelação” não só de plantel, mas quiçá, também, de direção. Vamos voltar só a destacar as transferências mais sonantes ou que podem vir a ter um impacto sério no clube ou liga.

- Continua depois da publicidade -

 

Mais de 121 transferências  decorreram no Top 14, em que escolhemos 68 para observarem. 55 foram entre clubes franceses (55 entre equipes do Top 14), com só apenas um regresso ao Super Rugby (Kepu para os Waratahs), com cinco para a Aviva Premiership e mais duas para o PRO12, com 4 retiradas e duas idas para a PRO12. Como já tínhamos referido, a equipe que me mais mexeu foi a equipe do Lyon. Pierre Mignoni e Bruno Sébastien, treinadores dos lobos de Lyon, decidiram enriquecer o plantel com alguns atletas mais experientes, caso de Frédéric Michalak e Delon Armitage (ambos os atletas vieram do RC Toulon), que conheceram o “sabor” de títulos (ambos foram tricampeões da Champions Cup e uma vez campeões do Top 14 em 2013). Por outro lado, foram em busca de alguns jovens que estão começar a dar a cartas a nível Mundial como Curtis Browning (asa dos Reds, jogou todos os jogos da equipe dos koalas onde marcou 3 tries com mais de 70 tackles e só 3 falhadas) ou Franco Mostert dos Lions. A vinda do 2ª linha dos Leões de Joanesburgo é um super reforço no que toca a ter uma “autoridade” nesse setor do jogo, onde os números provam a excelência do Springbok (estreou-se nos amigáveis de Verão frente à Irlanda): 86% de eficácia nas tackles, 40 saltos ganhos em 44 tentativas (5 “roubos” no ar), 1 try (226 metros conquistados) em 15 jogos a titular. Ainda houve uma pequena “guerra” entre a SARU e o Lyon para tentar “forçar” que o sul-africano ficasse, mas os franceses foram irredutíveis no que queriam… ou seja, contar com o 2ª linha para as próximas duas temporadas. Em suma, o Lyon reforçou-se não só em quantidade mas como, e principalmente, em qualidade.

 

O Aviron Bayonne que também veio da PROD2 foi ao “mercado” de forma interessante com a chegada de Johnnie Beattie (ex-Castres joga a 7 ou 8), Tom Donelly (2ª linha ex-Montpellier) ou Tanerau Latimer (2ª linha ex-Blues). Uma curiosidade, as contratações foram todas para a avançada, numa clara intenção de “muscular” esse “departamento. Fala-se, ainda, na vinda de Romain Martial (Castres) para a posição de 11, porém ainda não há confirmação em absoluto deste dado.

 

E que tal referir o bom trabalho do La Rochelle? Vão ter “direito” a um bicampeão Mundial para a posição de 8… quem é? Victor Vito. Um dos “filhos” preferidos de Wellington (nascido e criado na capital da Nova Zelândia) decidiu aceitar o desafio lançado por Patrice Collazo, assinando contrato com a equipe do Oeste. Um All Black de qualidade fenomenal, Vito poderá dar outra “cor”, com aquele estilo próprio do Hemisfério Sul. Nessa linha, outro jogador da mesma zona do planeta decidiu acompanhar Vito, desta feita da África do Sul. Paul Jordaan, um dos centros que mais nos surpreendeu no Super Rugby (88% de eficácia no tackle), decidiu abandonar o projeto dos Sharks (um projeto que poderá dar frutos na próxima época) para “abraçar” a sua primeira experiência fora de “casa”. O contrato tem duração de uma temporada, com uma segunda de opção no caso de correr bem a ligação do ex-Tubarão com o La Rochelle. Brock James foi outra das contratações… terá o abertura, ex-Clermont, capacidade de dar outra “forma” dos atlantes franceses? Para já, e quando chegar, Jordaan deverá saltar logo para titular uma vez que é um dos pontos que o La Rochelle necessita de reforçar… já que a grande referência das linhas atrasadas, Benjamin Lapeyre (fullback, 29 anos, ex-Toulon e Racing) partiu para Brive e será um adversário direto.

 

E agora falemos em campeões seja do Top 14 ou da Challenge Cup: Racing 92 e Montpellier. Se efetuarem uma primeira leitura até dá a entender que os reforços dos parisienses ficaram algo aquém das expectativas que temos para um campeão em título… porém, a entrada de Leone Nakarawa (2 metros de altura) que vem dos Glasgow Warriors vem dar força e peso à 2ª linha com um “cheiro” do rugby de Sevens (Nakarawa vai estar nos Jogos Olímpicos) alimentando uma posição que ainda tem Manuel Carizza, (Puma) e François Van der Merwe. Ainda para essa posição, a direção do Racing conseguiu fazer algo de surpreendente ao tirar da reforma Ali Williams – tinha-se retirado em 2015 -, um All Black que foi considerado dos melhores na sua posição durante alguns anos. Williams conseguiu ser campeão do Top 14 e bicampeão europeu tudo pelo Toulon. Não bastou ter quatro boas opções para a 2ª linha, a direção do Racing 92 conseguiu uma 5ª: Gerbrandt Grobler. Sul-africano com 25 anos, esteve banido de todo o desporto durante 2 anos após, em 2014, ter falhado num controlo antidoping. Na altura era visto como uma das esperanças para a camisola 4 ou 5 dos Springboks, mas o teste positivo e a assunção de culpa quase que terminou com a carreira do “gigante” com dois metros e 120 quilos… o Racing 92′ abriu as portas de Paris e contratou o jovem formado na Western Province para tentar voltar aos grandes jogos.

 

Em relação ao campeão da Challenge Cup, que estará em 2016/2017 na Champions, os reforços foram vários e para todos os “gostos”. Dois “monstros” para as pontas, Joe Tomane e Nemani Nadolo. São duas supra contratações, não há dúvidas, e vamos explicar porquê: Tomane é internacional pelos Wallabys, com 17 idas à seleção da Austrália (5 tries), onde os seus 85 pontos (17 tries) pelos Brumbies em 50 jogos ajudaram a chegar a duas semifinais nos últimos 4 anos. Tomane tem velocidade, técnica de handling apurada e um work rate de topo (os treinadores que tiveram o ponta nas suas mãos, diziam que era o “primeiro a chegar e o último a sair” dos treinos). Em 2016 jogou só 8 jogos pelos Brumbies, uma vez que teve a contas com alguns problemas físicos… de qualquer forma, 6 tries em 50 carries (450 metros conquistados) prova que há qualidade no australiano. Do outro lado está Nemani Nadolo, o “The Big Man” das Fiji que nos impressionou no Mundial 2015 (aquele try contra a Inglaterra que salta mais alto que Anthony Watson para conquistar a oval) e foi uma das figuras dos Crusaders em 2016. Em 14 jogos, conseguiu “invadir” por 6 vezes a área de validação adversária, destacando-se, igualmente, nas assistências com 7… é brilhante no offload, total na conquista de espaço e um “tanque” na colisão com a fullback contrária.  Com estas duas peças nas alas, Jake White (conquistou o Mundial 2007 pela África do Sul como técnico) poderá estar a esboçar um “ataque” ao Top 14, uma vez que na época passada ficaram-se pelas semifinais (derrota frente ao RC Toulon por 27-18). É curioso observar que esses dois reforços podem vir a tirar lugar ao melhor marcador do Top 14 da temporada passada, o fijiano Timosi Nagusa (16 tries). Ben Botica, Nico van Rensburg e Tiaan Liebenberg são outros três “estrangeiros” que também assinaram pelos Cistes. Ao que parece não se deixaram afetar pelo fato de 58% do seu plantel (23) serem jogadores sem nacionalidade francesa, como demonstram a boa lista de novas unidades para 16/17. Todavia, Jake White conseguiu que a direção do Montpellier conseguisse “arrancar” uma estrela francesa ao Racing 92… Alexandre Dumoulin. O centro de 26 anos, internacional pelos Les Bleus com 8 idas à seleção, vem dos atuais campeões nacionais de França para se juntar a Nadolo, Tomane, Botica, Malzieu, Mogg ou Bismarck du Plessis na luta pelo Top 14. Em contrapartida saíram algumas estrelas seja para a reforma como Nicolas Más (um dos maiores 1ªs linhas dos últimos 20 anos), Pat Cilliers ou Ben Mowen, este último para o Pau de Conrad Smith & cia.

 

Por fim, o RC Toulon, que em 4 anos conseguiu um Top 14 e três Champions Cup e o Toulouse, o maior campeão da história França. Como sempre, a equipe de Mourad Boudjellal (o excêntrico milionário que tem feito uma aposta séria em tornar o rugby o desporto de referência na Europa) a ir ao mercado de forma “agressiva”. Se em 2015 foram buscar Ma’a Nonu, em 2016 apostaram na vinda de François Trinh-Duc (“elegante” abertura que estava no Montpellier), Vincent Clerc (Toulouse) e Pierre Bernard (Bordeaux), demonstrando interesse no mercado nacional. Trinh-Duc vai tentar resolver um problema “antigo” desta formação que é a ausência de um abertura de referência. Em 2015 a grande esperança caiu nas “mãos” de Quade Cooper, o fantasista Wallaby que vive entre um Mundo de show e de horrores. Cooper acabou por ser um fracasso como contratação, obrigando a Michalak a horas-extra, sendo que na final foi Matt Giteau a assumir a camisola nº10. A vinda de Trinh-Duc vai colocar a língua francesa como “rainha” no par de médios, onde Pélissié, Escande e, principalmente, Sébastien Tillous-Borde podem compor consigo uma virtuosa ligação entre 9-10. Se o Toulon conseguir encontrar harmonia aí, com o apoio de Giteau e Ma’a Nonu no par de centros, mais Clerc e Mitchell nas pontas (ou Habana) com Halfpenny a 15 (sem falarmos de Goromaru, o japonês que veio dos Reds), o Toulon terá uma das melhores linhas atrasadas não só de França, mas do Mundo. Para avançada, Marcel Van der Merwe (pilar) e Juandré Kruger, ambos sul-africanos (o primeiro vem dos Bulls e o segundo do Racing 92) mais Liam Gill (outra grande contratação feita em Queensland) vão dar “outra” potência aos 8 homens da frente. Agora será que as contratações vão estar em harmonia desde o princípio até ao fim? A resposta será conhecida em Janeiro, após terem decorrido 4 meses de jogos, incluindo Top 14 e Champions Cup.

 

As saídas mais conhecidas foram dos irmãos Armitage, Michalak, Turner e Saulo, este último para o Toulouse. A formação de Toulouse fez uma “espécie” de reboot após uma temporada decepcionante. Eliminados da Champions Cup na fase de grupos (último lugar) e eliminados nas quartas de final do Top 14, houve necessidade de contratar alguns jogadores, mantendo a confiança geral no grupo mais “jovem”. Louis Picamoles (um dos nº8 da França) partiu para a Aviva Premiership, enquanto que Corey Flynn apostou numa ida para Glasgow e a PRO12. Perderam Vincent Clerc para o Toulon e David Mélé para o Grenoble, no que toca a transferências internas. Clement Poitrenaud e Imanol Harinordoquy, duas das maiores lendas do Toulouse, disseram adeus aos gramados mas manteve-se o core principal. A grande novidade (em todos os sentidos) é Richie Gray, o 2ª linha da Escócia que terminou o contrato com Castres Olympique em maio, já tinha dado o “sim” em Novembro para se juntar ao Toulouse. 55 internacionalizações pela Escócia, é também um British and Irish Lion e um jogador com alta experiência nos alinhamentos, formações ordenadas e uma unidade complicada de defender no jogo curto. Leone Ghiraldini, hooker da Itália (81 internacionalizações) vem preencher a vaga de Flynn, enquanto que Manasa Saulo (internacional pela Samoa de 27 anos) e Maks van Dyk (24 anos, ex-Cheetahs jogou 15 jogos nesta temporada), chegaram para a posição de 1ª linha. O primeiro acrescenta peso e “raça” à avançada, enquanto que o segundo foi um caso sério no que toca a eficácia da formação ordenada da equipe do Free State. E para terminar, a última contratação de interesse do Toulouse, foi a vinda de Samuel Marques, internacional português, do Pau para Toulouse. Como conseguirá o Lobo jogar? Conseguirá tirar o lugar a Bézy ou Doussain?

 

Este foi o ano de mercado do Top 14, que começou bem cedo e está praticamente terminado em Agosto de 2016. Que contratações vão mexer com as equipes? Será que realmente a dupla Tomane e Nadolo causarão impacto? E o Toulon com Trinh-Duc irá em busca de algo novo, na forma de jogar? O Racing terá a mesma capacidade para levantar o campeonato de 2016/2017?

 

Nos gráficos abaixo poderão constatar algumas ideias e fatos do Top 14 em termos de idas ao mercado. Relembramos que só estamos a tratar de 68 transferências, que poderão espelhar, na generalidade, as “vontades” de mercado. A exemplo disso notem, que contabilizámos 55 transferências internas (entre clubes franceses) em 68 no total, enquanto que no prisma das 120 calculamos 93 transferências intra-França (em que uma fatia de cerca de 40% são para equipes de divisões inferiores ao Top 14). A posição mais reforçada foi a 2ª linha, com o Racing a assinar com 4 novos 2ªs, enquanto que há quase um empate técnico entre as idades a contratar, ou seja, para cima de 30 representam 48% das transferências, ficando com os restantes 52% de 29 até aos 19 (Vasil Lobzhanidze, um dos jogadores mais jovens de sempre a jogar em mundiais, foi a contratação mais jovem deste mercado de transferências).

 

Abaixo, a nossa lista. Em azul, as adições que vieram do exterior e, em vermelho, as perdas mais relevantes do Top 14 para 2016-17. Já em verde estão os atletas que trocaram de clube dentro da própria França.

 

NOME POSIÇÃO NACIONALIDADE IDADE DE PARA Obs.
Tom Donelly 2ª Linha Nova Zelândia 34 MONTPELLIER BAYONNE contrato de um ano
Johnnie Beattie 3ª Linha Escócia 30 CASTRES BAYONNE contrato de um ano
Jérôme Schuster 1ª Linha França 31 TARBES (2ª divisão) BAYONNE contrato de dois anos
Tanerau Latimer 2ª Linha Nova Zelândia 30 BLUES (Nova Zelândia) BAYONNE contrato de um ano
Davit Khinchagishvili 1ª Linha Geórgia 34 RACING BAYONNE contrato de um ano
Ian Madigan Abertura Irlanda 27 LEINSTER (Irlanda) BORDEAUX contrato de dois anos
Luke Jones 2ª Linha Austrália 25 REBELS (Austrália) BORDEAUX contrato de dois anos
Sekope Kepu 1ª Linha Austrália 30 BORDEAUX WARATAHS (Austrália) contrato de dois anos
Francisco Kodela 1ª Linha Argentina 31 BORDEAUX LYON contrato de um ano
Sofiane Guitoune Fullback França 27 BORDEAUX TOULOUSE contrato de dois anos
Vasil Lobzhanidze Scrum-half Geórgia 19 ARMAZI TBILISI (Geórgia) BRIVE contrato de três anos
Loïc Jacquet 2ª Linha França 31 CLERMONT BRIVE contrato de dois anos
Daniel Kötze 1ª Linha França 29 CLERMONT BRIVE contrato de dois anos
Robert Ebersohn Centro África do Sul 27 CASTRES BRIVE contrato de um ano
Horacio Agulla Ponta / Fullback Argentina 31 BATH (Inglaterra) BRIVE contrato de dois anos
Pierre Berard Ponta França 25 MONTPELLIER BRIVE contrato de dois anos
Sitiveni Sivivatu Ponta Nova Zelândia 35 BRIVE APOSENTADO  
Silateki Timani 2ª Linha Austrália 29 MONTPELLIER CLERMONT contrato de um ano
Rémi Lamerat Centro França 26 CASTRES CLERMONT contrato de três anos
Isaia Toeava Ponta / Fullback Nova Zelândia 30 KUBOTA SPEARS (Japão) CLERMONT contrato de um ano
Aaron Jarvis 1ª Linha País de Gales 30 OSPREYS (Gales) CLERMONT contrato de um ano
Jonathan Davies Centro País de Gales 28 CLERMONT SCARLETS (Gales) contrato de três anos
Aly Muldowney 2ª Linha Irlanda 32 CONNACHT (Irlanda) GRENOBLE contrato de um ano
Victor Vito 3ª Linha Nova Zelândia 29 HURRICANES (Nova Zelândia) LA ROCHELLE contrato de dois anos
Paul Jordaan Centro África do Sul 24 SHARKS (África do Sul) LA ROCHELLE contrato de dois anos
Brock James Abertura Austrália 34 CLERMONT LA ROCHELLE contrato de um ano
Alexandre Menini 1ª Linha França 32 TOULON LYON contrato de um ano
Franco Mostert 2ª Linha África do Sul 25 LYON LYON contrato de dois anos
Josh Bekhuis 2ª Linha Nova Zelândia 30 BLUES (Nova Zelândia) LYON contrato de um ano
Maselino Williams 2ª Linha Samoa 28 SCARLETS (Gales) LYON contrato de um ano
Frédéric Michalak Abertura França 33 TOULON LYON contrato de um ano
Michael Harris Centro / Fullback Austrália 28 REBELS (Austrália) LYON contrato de um ano
Delon Armitage Ponta / Fullback Inglaterra 32 TOULON LYON contrato de um ano
Curtis Browning 3ª Linha Austrália 22 REDS (Austrália) LYON contrato de dois anos
Hoani Tui 1ª Linha Nova Zelândia 32 LYON OYONNAX (2ª divisão) contrato de um ano
Alexandre Dumoulin Centro França 26 RACING (França) MONTPELLIER contrato de dois anos
Nemani Nadolo Ponta Fiji 28 CRUSADERS (Nova Zelândia) MONTPELLIER contrato de um ano
Vincent Martin Defesa / Ponta França 23 TOULON MONTPELLIER contrato de dois anos
Ben Botica Abertura Nova Zelândia 26 HARLEQUINS (Inglaterra) MONTPELLIER contrato de um ano
Nico van Rensburg 2ª Linha África do Sul 23 BULLS (África do Sul) MONTPELLIER contrato de dois anos
Joe Tomane Ponta / Centro Austrália 26 BRUMBIES (Austrália) MONTPELLIER contrato de um ano
Nicolas Mas 1ª Linha França 36 MONTPELLIER APOSENTADO  
Pat Cilliers 1ª Linha África do Sul 29 MONTPELLIER LEICESTER (Inglaterra) contrato de um ano
Ben Mowen 3ª Linha Austrália 31 MONTPELLIER PAU contrato de um ano
Fabrice Metz 2ª Linha França 25 RACING PAU contrato de dois anos
Steffon Armitage 3ª Linha Inglaterra 30 TOULON PAU contrato de um ano
Tom Taylor Centro Nova Zelândia 27 TOULON PAU contrato de um ano
Damien Traille Centro França 37 PAU APOSENTADO  
Leone Nakarawa 2ª Linha Fiji 28 GLASGOW (Escócia) RACING contrato de um ano
Ali Williams 2ª Linha Nova Zelândia 35 SEM CLUBE (ex Toulon)
RACING contrato de um ano
Gerbrandt Grobler 2ª Linha África do Sul 24 BULLS (África do Sul) RACING contrato de dois anos
Luke Charteris 2ª Linha País de Gales 33 RACING BATH (Inglaterra) contrato de dois anos
Mike Phillips Scrum-half País de Gales 33 RACING SALE (Inglaterra)
contrato de um ano
François Trinh-Duc Abertura França 29 MONTPELLIER TOULON contrato de três anos
Liam Gill 2ª Linha Austrália 24 REDS (Austrália) TOULON contrato de dois anos
Marcel der Merwe 1ª Linha África do Sul 25 BULLS (África do Sul) TOULON contrato de dois anos
Vincent Clerc Ponta França 35 TOULOUSE TOULON contrato de um ano
Ayumu Goromaru Fullback / Ponta Japão 30 REDS (Austrália) TOULON contrato de dois anos
Petrus Kruger 2ª Linha África do Sul 30 RACING TOULON contrato de dois anos
Lachan Turner Centro / Ponta Austrália 30 TOULON EXETER CHIEFS (Inglaterra)
contrato de dois anos
Richie Gray 2ª Linha Escócia 26 CASTRES TOULOUSE contrato de três anos
Leonardo Ghiraldini 1ª Linha Itália 31 LEICESTER (Inglaterra) TOULOUSE contrato de um ano
Maks van Dyk 1ª Linha África do Sul 24 CHEETAHS (África do Sul) TOULOUSE contrato de dois anos
Samuel Marques Scrum-half Portugal 27 PAU TOULOUSE contrato de dois anos
Louis Picamoles 3ª Linha França 30 TOULOUSE NORTHAMPTON (Inglaterra)
contrato de dois anos
Corey Flynn 1ª Linha Nova Zelândia 35 TOULOUSE GLASGOW (Escócia) contrato de um ano
Clément Poitrenaud Fullback / Centro França 34 TOULOUSE APOSENTADO  
Quade Cooper Abertura Austrália 28 TOULON REDS (Austrália) contrato de dois anos

 
Escrito por: Francisco Isaac