Tempo de leitura: 5 minutos

Dia após dia as equipes profissionais anunciam reforços e partidas. Depois da notícia da saída de Sonny Bill Williams do rugby neozelandês (para mais, clique aqui), trouxemos para você uma lista de certas curtas sobre as transferência deste meio de ano. Confira!

 

Wynand Olivier, da África do Sul ao Japão… e à África do Sul!

- Continua depois da publicidade -

O 3/4s sul-africano Wynand Olivier está de malas prontas de volta para a Top League japonesa. Ao atleta dos Bulls retornará ao Ricoh Black Rams no segundo semestre, mas ficará pouco tempo lá. Olivier voltará a jogar pelos Bulls no Super Rugby de 2013.

 

Gavin Henson no London Welsh

O polêmico 3/4s galês de 30 ano Gavin Henson conseguiu seu lugar no rugby de elite em 2012-13. O atleta que já vestiu a camisa do British and Irish Lions assinou contrato com o London Welsh, o time dos galeses de Londres, recém-promovido à Aviva Premiership. Após brilhar atuando pelos Ospreys, Henson não conseguiu se firmar em nenhum clube, arrumando confusão em suas passagens pelos Saracens, Toulon e Cardiff Blues.

 

Andrea Masi acerta com os Wasps

O 3/4s italiano Andrea Masi recusou a oferta das Zebras e assinou contrato com o London Wasps da Inglaterra. O atleta atuou até a temporada passada pelos Aironi, da Itália, e era dado como grande possível reforço dos sucessores dos Aironi.

 

Fuimaono-Sapolu deixa os holofotes

O polêmico centro e fullback samoano Fuimaono-Sapolu deixou o Gloucester, da Inglaterra, e se transferiu para o rugby japonês. O jogador atuará pelo Coca-Cola West Red Sparks, que foi rebaixado na última Top League. O samoano deverá apimentar a segunda divisão japonesa junto de Shane Williams.

 

Toulouse sempre forte

 O poderoso campeão francês Toulouse entrará muito forte para a próxima temporada. O clube anunciou a contratação do ponta Yoann Huget, ex-Bayonne, que deverá substituir Rupeni Caucaunibuca, de mudança para o Carcassonne, da Pro D2. O jovem Nicolas Bézy também deixou a equipe.

 

Toulon com grandes craques e muita ambição

O vice-campeão francês contará com mais grandes nomes em seu elenco para a próxima temporada. O RCT trouxe Chris Masoe (ex-Castres), Nicolas Durand (ex-Racing Métro), Frédéric Michalak (hoje nos Sharks, da África do Sul), Delon Armitage (ex-London Irish), Maxime Mermoz ex-(Perpignan), Andrew Sheridan (ex-Sale Sharks), Nick Kennedy (ex-London Irish), Gethin Jenkins (ex-Cardiff Blies) e Guy Armitage (exLondon Irish). O fijiano Gabriele Lovobalavu, por outro lado, deixou o RCT, assinando com o Bayonne.

 

Biarritz leva Aled Brew à França, mas perde seu técnico

O 3/4s galês, campeão do mundo de sevens, deixou o esquecido Dragons, do País de Gales, e acertou sua transferência para o Biarritz, da França, campeão da Amlin Challenge Cup. O jogador substituirá o fijiano Ilikena Bolakoro, que jogará no Colomiers, da segunda divisão francesa.

A baixa na equipe basca será o técnico Patrice Lagisquet, que será o novo treinador de linha da Seleção Francesa.

 

Stade Français se reforça

O clube parisiense está se reforçando fortemente para não decepcionar em 2012-13. O Stade Français já havia contratado os argentinos Leonardo Senatore (terceira linha), Lisandro Gomez Lopez (centro) e Juan Cruz Guillemain (segunda linha), o hooker sul-africano Michael Van Vuuren (dos Cheetahs), o pilar georgiano Zurhab Zhvania, o fullback catalão Jérôme Porical e o scrum-half e abertura Nicolas Bézy, revelação do Toulouse. Agora, o mais novo reforço anunciado é o astro fijiano do sevens Waisea Nayacalevu, de 22 anos.

 

Castres renovado

O Castres, semifinalista do último Top 14, terá muitas alterações para a próxima temporada. O CO não contará mais com seu líder, o terceira linha neozelandês Chris Masoe, que foi para o Toulon, e com o pilar selecionável Luc Ducalcon, novo atleta do Racing Métro. Porém, a linha do Castres está mais forte. A equipe apresentou o sensacional 3/4s sul-africano Pedrie Wannenburg, ex-Ulster, o terceira linha Christophe Samson, ex-Toulon, o fullback Brice Dulin, que brilhou no Agen, e o jovem promissor Daniel Kirkpatrick, que atua hoje nos Hurricanes, da Nova Zelândia.

 

Nalaga retorna ao Clermont

A grande novidade no Clermont não é tão nova assim. O fijiano Napolioni Nalaga retornará ao time amarelo, deixando o Western Force, da Austrália.

 

Hape no Montpellier

O 3/4s da Seleção Inglesa Shontayne Hape é o novo reforço do Montpellier, da França, deixando o London Irish. O Montpellier também terá uma novidade na comissão técnica: o ex-Puma Mario Ledesma treinará seus forwards.

 

Matadigo no Racing Métro

O Racing Métro tirou o fijiano Sakiusa Matadigo do Montpellier. O atleta será um dos dois grandes reforços do time. O outro é o já noticiado Dimitri Szarzewski, que deixou o Stade Français.

 

Um outro Perpignan

A equipe do Perpignan, que decepcionou no último Top 14, terá muitas mudanças para 2012-13. Os catalães anunciaram as contratações do excelente segunda linha galês Luke Charteris (ex-Dragons)e o terceira linha escocês Alasdair Strokosch (ex-Gloucester). O Perpignan, no entanto, perdeu importantes atletas: Maxime Meromoz foi para o Toulon, enquanto Jérôme Porical fechou com o Stade Français. Já os romenos Ovidiu Tonita e Marius Tincus foram para a Pro D2, transferindo-se respectivamente para Carcassonne e La Rochelle. O argentino Rimas Alvarez-Kairelis, por sua vez, se aposentou.

 

Mike Blair reforça Brive na ProD2

O scrum-half escocês Mike Blair deixou o Edinburgh e jogará na próxima temporada no Brive, clube rebaixado à Pro D2 francesa. Blair é uma das apostas do Brive para retornar ao Top 14.

 

Gareth Owen, de um rival para o outro

O utility back galês Gareth Owen se mudará para alguns pouco quilômetros a oeste. O atleta dos Ospreys acertou sua transferência para os Scarlets, rival de sua ex-equipe.

 

Alberto de Marchi em Treviso

O pilar Alberto de Marchi confirmou: é o novo reforço do Benetton Treviso. O atleta que atuava no Aironi preferiu o clube alviverde às novatas Zebras.

 

Le Zebre formando seu elenco para a temporada de estreia

As Zebras do norte italiano estão montando seu elenco para a temporada de estreia no RaboDirect Pro12. A equipe que subsituirá o Aironi Rugby já acertou com importantes nomes da Seleção Italiana. Atuarão por Le Zebre: Tommaso D’Apice, Carlo Festuccia, Salvatore Perugini, Davide Giazzon, Matias Agüero, Marco Bortolami, Quintin Geldenhuys, Tito Tebaldi, Riccardo Bocchino, Luciano Orquera, Gonzalo Garcia, Roberto Quartaroli, Matteo Pratichetti, Giovanbattista Venditti e Paolo Buso.

As Zebras também fecharam com alguns estrangeiros: Luciano Leibson, pilar argentino, Dave Ryan, pilar dos Estados Unidos, Samuela Vunisa, oitavo fijiano, e Kelly Haimona, abertura neozelandês.

 

Fontes: Planet Rugby, Rugbyrama e 1823 Rugby