Tempo de leitura: 3 minutos

ARTIGO COM VÍDEOS – O que você fez nos dias 31/12 e 01/01? Bom, na Itália, Gales e Irlanda a resposta seria: muito rugby! O PRO12 teve jogos nos dois dias e o ano largou com o Munster na liderança da liga transnacional, seguido de perto por Ospreys e Leinster, que também venceram na jornada de dérbis nacionais.

 

Munster segue líder e Leinster festeja em clássico

- Continua depois da publicidade -

Dois clássicos nacional quentes marcaram a virada de ano na Irlanda, ambos no dia 31. O maior deles em Dublin, com o Leinster recebendo seu rival de Belfast, o Ulster, no clássico das duas capitais da ilha da Irlanda. O jogo teve domínio dos donos da casa, com o ponta Rory O’Loughlin correndo para dois tries, enquanto Jack McGrath fez o outro try do Leinster, antes de levar amarelo e deixar seu time com um a menos no segundo tempo. Ainda assim, a reação do Ulster foi tardia, com Piutau fazendo os únicos pontos do time da Irlanda do Norte apenas nos minutos finais. 22 x 07, reabilitando os azuis de Dublin, que vinham de derrota para o Munster na jornada de natal.

 

Em Galway, o Munster manteve sua liderança vencendo fora de casa o Connacht. 16 x 09, com Luke Marshall fazendo, aos 56′, o único try da partida para os visitantes. No sábado que vem, dia 7, o Munster irá se afastar do PRO12 para jogar em Paris contra o Racing, no seu jogo atrasado da Copa Europeia.


 

Ospreys e Scarlets no G4

Os dois clássicos galeses foram no dia 1º de janeiro e favoreceram Ospreys e Scarlets, que largaram o ano entre os quatro melhores do PRO12, na zona de classificação às semifinais.

 

Os Ospreys foram a Newport e despacharam os Dragons em um jogo complicado, com mais de 100 chutes e placar quase mínimo. Com try isolado de Tipuric, o time de Swansea venceu por 10 x 00.

 

Já em Llanelli, os Scarlets venceram em casa o Cardiff Blues por sofridos 15 x 10, com Steffan Evans e Halaholo marcando os tries dos anfitriões, com direito a jogadas de gala.


 

Escoceses viram o ano bem na Itália

O dia 31 na Itália foi de rugby, com Treviso e Zebre recebendo os escoceses do Glasgow e Edinburgh, respectivamente. Os italianos batalharam, mas ambos saíram derrotados. Primeiro, o Zebre perdeu em Parma para o Edinburgh por placar apertado, 24 x 19, com os italianos cruzando o in-goal três vezes, contra duas dos escoceses, mas pecando pelas penalidades em excesso.

 

Depois, o Treviso fez um jogo cheio de pontos com o Glasgow e não conseguiu prevalecer. Os Leões do Vêneto fizeram três tries, se colocaram na frente com 7 minutos para o fim, flertando com a vitória até verem cravar aos 75′ o quinto try dos Warriors, o da vitória por 35 x 28.


 

guinness pro12

Guinness PRO12 2015-16 – Liga Ítalo Celta (Escócia, Gales, Irlanda e Itália)

Dragons 00 x 10 Ospreys

Scarlets 15 x 10 Cardiff Blues

Connacht 09 x 16 Munster

Leinster 22 x 07 Ulster

Treviso 28 x 35 Glasgow Warriors

Zebre 19 x 24 Edinburgh

 

ClubePaísCidadeJogosPontos
MunsterIrlandaLimerick/Cork2286
LeinsterIrlandaDublin2285
ScarletsGalesLlanelli2277
OspreysGalesSwansea2269
UlsterIrlandaBelfast2268
Glasgow WarriorsEscóciaGlasgow2258
Cardiff BluesGalesCardiff2253
ConnachtIrlandaGalway2244
EdinburghEscóciaEdimburgo2231
Benetton TrevisoItáliaTreviso2223
DragonsGalesNewport2223
ZebreItáliaParma2219
- Vitória = 4 pontos;
- Empate = 2 pontos;
- Derrota = 0 pontos;
- Anotar 4 ou mais tries = 1 ponto extra;
- Perder por 7 pontos ou menos de diferença = 1 pontos extra;

- 1º ao 4º lugares - classificação às Semifinais e à Champions Cup;
- 5º, 6º e 7º lugares - classificação à Champions Cup;
- 8º e 9º lugares - Repescagem para a Champions Cup;

- Nota: ao menos uma equipe de cada país participará da Champions Cup. Assim, se um país não tiver nenhuma equipe entre os 7 primeiros do PRO12, o melhor time desse país ganhará vaga na Champions Cup e o 7º colocado irá para a Repescagem;

 

Foto: Ospreys x Dragons – INPHO/Camerasport