Tempo de leitura: 18 minutos

munster leinster 2014 copy 

 A 5ª rodada do Guinness PRO12 conduziu a Escócia ao topo das nações celtas, com o Glasgow Warriors assumindo isoladamente a liderança do certame. Os galeses dos Ospreys seguem invictos, mas sofreram contra os Zebre e saíram da Itália sem o ponto-bônus. Mas, o grande destaque da jornada foi o clássico irlandês entre Leinster e Munster, que deu o triunfo fora de casa ao Munster e faz o sinal amarela ficar bem aceso em Dublin com o péssimo início dos atuais campeões, que entram mal na era pós-O’Driscoll.

O fim de semana ainda foi marcado pela abertura do Eccellenza italiano, com destaque para a vitória do Rovigo no superclássico do Vêneto sobre o Petrarca Padova.

- Continua depois da publicidade -

 

Munster vence clássico e afunda rival

A Irlanda viveu um momento especial neste fim de semana com o clássico de seus dois mais vitoriosos times, Leinster e Munster, diante de mais de 43 mil pessoas que encheram o Aviva Stadium, em Dublin.

Com os dois times em xeque e fazendo campanhas muito aquém de seus potenciais, a pressão estava sobre os dois lados, mas pesou mais contra o time da casa. O Munster iniciou o jogo com tudo, sendo um verdadeiro rolo compressor na primeira etapa. Depois da troca de penais, foram os vermelhos que se impuseram, chegando ao primeiro try com Cronin, aos 18′, na pressão do pack. Depois, aos 31′, Copeland interceptou passe e deu um banho de água fria na reação azul, com o segundo try do Munster. A porta abriu e Keatley achou o espaço para fazer o terceiro try aos 37′, abrindo 28 x 9.

Na segunda tempo começou a reação do Leinster, após dois cartões amarelos do Munster. Fanning, aos 23′, fez, enfim, o primeiro try do Leinster e, aos 69′, o penal try colocou na cola o time dublinense, mas a reação se provou tardia. O penal arrematado por Hanrahan, aos 76′, garantiu o fim do jejum de vitória do Munster na casa do Leinster, 34 x 23.

A rodada foi boa para os demais irlandeses. O Ulster recebeu o Edinburgh e passou bem, fazendo 30 x 0, com Andrew Trimble anotando 2 tries e o Ulster assegurando o bônus ofensivo com 3 tries nos 20 minutos finais. Já o Connacht segue surpreendendo e, apesar de não ter vencido, conseguiu um bom empate contra o perigoso Cardiff Blues. O Connacht conseguiu um bom começo, com 2 tries no primeiro tempo e outro no início da segunda etapa, mas os galeses reagiram nos minutos finais e fizeram 2 tries nos 10 minutos finais para empatarem a peleja, com Sam Hobbs dando números finais.

 

Glasgow e Ospreys vencem na Itália, mas escoceses levam a melhor

A Itália recebeu os dois jogos que valiam a liderança do PRO12, com o Zebre recebendo o Ospreys e com o Treviso duelando com o Glasgow Warriors.

As Zebras de Parma vem mostrando grande evolução neste ano, apesar de ocuparem o penúltimo lugar. Desta vez, deram muito trabalho aos Ospreys, que lideravam a liga. Bisegni fez o primeiro try dos italianos logo no início, em lance que custou lesão a Dan Biggar. Orquera e Davies travaram uma batalha de erros em penais na primeira etapa, mas o italiano foi melhor, mantendo a frente ao time da casa. Quando Toniolatti recebeu amarelo, parecia que as chances dos galeses cresciam, mas a defesa italiana se fechou, e foi somente no minutos finais que Davies acertou o pé para dar a vitória ao time de Swansea, sem tries.

Enquanto isso, em Treviso, o pior time da liga seguiu com sua péssima campanha e não foi páreo para Glasgow. O primeiro tempo foi parelho, com os escoceses levando pequena vantagem, mas a segunda etapa foi dos Warriors, que garantiram o triunfo tranquilo por 40 x 23.

Por fim, a rodada se encerrou no domingo com clássico galês e vitória do Scarlets sobre o Dragons: 26 x 13, com try crucial de Kristian Phillips e uma grande partida de Liam Williams, conduzindo bem as ações da esquadra de Llanelli.

 

Rovigo vence clássico na abertura do Eccellenza – Por Giorgio Vuerich

Na primeira rodada do Eccelenza, bom começo para os policiais do Fiamme Oro, de Roma, que atropelaram por 56 x 0  a equipe do “I Cavalieri” de Prato. Volta infeliz ao Eccelelnza para L’Aquila, derrotada pelos campeões do Calvisano, 43×17. Mais combatido foi o jogo entre Viadana e Lazio, com 22×15 para os anfitriões do Viadana.

Em Rovigo foi realizado o “Derby Day”, onde se jogaram os dois clássicos vênetos no mesmo campo, reunindo 4.000 espectadores – mais torcedores do que tiveram Treviso e Zebre no PRO12.

No primeiro jogo, Mogliano e San Donà empataram em 16 x 16. A seguir, o “clássico da Itália” entre Rovigo e Petrarca, com um jogo muito disputado e dominado desde o início pelos “Bersaglieri” de Rovigo, que ganharam para 23 x 16.

 

guinness pro12

Guinness PRO12 – Liga de Escócia, Gales, Irlanda e Itália

Ulster 30 x 0 Edinburgh, em Belfast

Connacht 24 x 24 Cardiff Blues, em Galway

Zebre 14 x 15 Ospreys, em Parma

Leinster 23 x 34 Munster, em Dublin

Benetton Treviso 23 x 40 Glasgow Warriors, em Treviso

Scarlets 26 x 13 Dragons, em Llanelli

 

eccellenza

Campionato di Eccellenza – Campeonato Italiano

Viadana 22 x 15 Lazio, em Viadana

Mogliano 16 x 16 San Donà, em Rovigo

L’Aquila 17 x 43 Calvisano, em L’Aquila

Rovigo 23 x 16 Petrarca Padova, em Rovigo

Fiamme Oro 56 x 0 I Cavalieri Prato, em Roma