Namíbia contra Quênia em 2018. Foto: Simbas Rugby

Tempo de leitura: 3 minutos

ARTIGO COM VÍDEOS – Chegar à Copa do Mundo de Rugby é para poucos. Chegar à 6ª Copa do Mundo consecutiva é coisa para gente grande. E a Namíbia mostrou mais uma vez que na África não tem para ninguém. Apesar de jamais ter vencido um jogo sequer nos 5 Mundiais anteriores que disputou, a Namíbia carimbou seu passaporte para mais uma edição ao sobrar na Taça Ouro da Copa da África, fechando neste sábado sua campanha com impressionante 100% de aproveitamento ao derrotar seu último concorrente direto, o Quênia, por indiscutíveis 53 x 28. Os quenianos terão, assim, que jogar a Repescagem Mundial em novembro, ainda sonhando com a Copa do Mundo.

A Rugby Africa marcou a partida de 2018 para Windhoek, capital namibiana, e a reclamação queniana ficou por conta do fato de todos os jogos entre os dois países nos últimos 3 anos terem ocorrido justamente em Windhoek – o último jogo em casa do Quênia contra a Namíbia se deu em 2006!

Com a bola em jogo, os Welwitschias foram muito superiores aos Simbas e correram para 7 tries, 3 no primeiro tempo. O hooker Louis van der Westhuizen e o fullback Chrysander Botha marcaram 2 tries cada para a Namíbia, ao passo que Willy Ambaka foi destaque no Quênia com 2 dos 4 tries.

- Continua depois da publicidade -

Namíbia classificada ao Mundial e campeão da Copa da África pela 8ª vez, a 5ª seguida.

 

namibia logo copy copy copy53versus copiar28

Namíbia 53 x 28 Quênia, em Windhoek

Marrocos rebaixado

Os outros jogos valeram pela permanência na Taça Ouro africana. Primeiro, o Zimbábue afastou o risco de rebaixamento à Taça Prata vencendo bem fora de casa Uganda por 38 x 18, naquela que foi a melhor apresentação dos Sables zimbabuanos.

Depois, Tunísia e Marrocos duelaram em clássico do Norte da África valendo justamente a permanência ao vencedor. A Marrocos largou melhor, abriu 13 x 10 no primeiro tempo, mas a Tunísia atropelou na segunda etapa e garantiu a vitória, rebaixando os marroquinos. 36 x 13.

 

18versus copiar38

Uganda 18 x 38 Zimbábue, em Kampala

36versus copiar13

Tunísia 36 x 13 Marrocos, em Monastir

SeleçãoJogosPontos
Namíbia525
Quênia517
Uganda59
Tunísia59
Zimbábue58
Marrocos53
- Vitória com 3 ou mais tries de diferença = 5 pontos;
- Vitória com menos de 3 tries de diferença = 4 pontos;
- Empate = 2 pontos;
- Derrota por diferença de 7 pontos ou menos pontos = 1 ponto;
- Derrota por diferença de 8 pontos ou mais = 0 pontos;

- Campeão = Classificado à Copa do Mundo de 2019;
- Vice campeão = Classificado à Repescagem Mundial para a Copa do Mundo de 2019;
- 6º colocado = Rebaixamento

 

Campeões da Copa da África

8 títulos – Namíbia

3 títulos – África do Sul Amadora

2 títulos – Quênia e Marrocos

1 título – Uganda e Zimbábue