canterbury

Tempo de leitura: 3 minutos

 A 11ª rodada da ITM Cup trouxe mudanças e definições na tabela de classificação. O grande jogo da rodada foi entre Southland e Canterbury (então líder e vice-líder), valendo também o prestigioso Ranfurly Shield – o popular Log o’Wood. Canterbury o rival do sul, conquistou o escudo nacional, assumiu a liderança do campeonato e ainda tirou os Stags (Southland) da zona de classificação às semifinais. A combinação de resultados foi desastrosa para o time de Invercargill: vitórias de Taranaki, Waikato e Auckland. Taranaki assumiu a vice-liderança com vitória sobre Manawatu. A terceira colocação é de Waikato, que venceu um dos clássicos da rodada, contra o combalido Otago. Já Auckland venceu o outro clássico, da região metropolitana de Auckland, contra Counties Manukau. Após 11 rodadas, 10 times ainda lutam pelas 7 vagas na Premiership 2011. Na prática, contudo, as 7 vagas estão sendo disputadas por 8 times, já que Hawke’s Bay e Northland, apesar das chances matemáticas, precisam de milagres para alcançar o sétimo lugar. Vale lembrar que, a partir de 2011, a ITM Cup será dividida em duas divisões profissionais com 7 times cada: a Premiership (1ª Divisão) e o Championship (2ª divisão). 

O jogo mais esperado da rodada foi, claro, o duelo pelo Log o’Wood. E Canterbury começou com tudo, sem se intimidar com a pressão da fanática torcida de Invercargill. O ponta Telusa Veainu anotou o primeiro try aos 18′, com a vantagem sendo ampliada em pouco tempo para 16 x 3, graças à grande pontaria do abertura Colin Slade. No entanto, a vantagem era enganosa, já que Southland havia dominado boa parte da posse de bola até então. Aos 30′, o oitavo Kane Thompson anotou o merecido try dos Stags, dominuindo a diferença para apenas 16 x 13, no intervalo. O segundo tempo começou da mesma maneira, com superioridade dos anfitriões que, no entanto, não era convertida em pontos. Aos 50′, Slade deu um banho de água fria na reação dos Stags, anotando seu try. 23 x 13. Southland voltou a dominar e a pressionar, mas a efetividade do ataque de Canterbury havia sido insuperável. 26 x 16, placar final. O Ranfurly Shield voltou para Christchurch!

Em Hamilton, Waikato não deu chances ao tradiicional porém fraco Otago. 41 x 15 foi o massacre, que manteve o time de Dunedin na humilhante lanterna da ITM Cup, já garantido no Championship 2011. Pelo lado de Waikato, destaque para Stephen Donald e Mils Muliaina, em campo e fazendo a diferença.

- Continua depois da publicidade -

Em Pukekohe, subúrbio de Auckland, o Counties Manukau, de Tana Umaga, recebeu Auckland, recheado de All Blacks. E eles fizeram a diferença. Jerome Kaino anotou seu try, enquanro Joe Rokocoko fez dois e Daniel Braid outros dois, para garantir a excelente vitória do time azul por inabaláveis 37 x 13.

Quem também esteve impossível foi Wellington. Necessitando vencer para manter as chances de classificação às semifinais, os leões da capital fizeram uma chuva de tries contra o North Harbour, fora de casa. 52 x 23 foi o placar da demolição. Wellington ocupa a sexta posição. Em sétimo está Bay of Plenty, que perdeu a chance de se distanciar de seus concorrentes à Premiership ao ser derrotado por Tasman, num jogo cheio de tries: 41 x 39.

A vice-liderança é do surpreendente Taranaki, que não deu chances a Manawatu: 30 x 16. O time de New Plymouth está cada vez mais perto da classificação às semifinais e à Premiership 2011. Por fim, Hawke’s Bay e Northland, que ainda mantém chances, ainda que diminutas, de classificação à Premiership se enfrentaram. A vitória foi de Hawke’s Bay: 25 x 13.

ITM Cup – Campeonato Neozelandês

Hawke’s Bay 25 x 13 Northland, em Napier

Waikato 41 x 15 Otago, em Hamilton

Taranaki 30 x 16 Manawatu, em New Plymouth

Counties Manukau 13 x 37 Auckland, em Pukekohe

Southland 16 x 26 Canterbury, em Invercargill – Ranfurly Shield

North Harbour 23 x 52 Wellington, em North Shore City

Tasman 41 x 39 Bay of Plenty, em Blenheim