Tempo de leitura: 5 minutos

Brisbane receberá a grande final do Super Rugby! Os Reds confirmaram o favoritismo, derrotaram os Blues, e se garantiram na decisão. Donos da melhor campanha na temporada regular, os australianos enfrentarão em casa os supercampeões Crusaders, que derrotaram os Stormers em pleno Estádio Newlands, na Cidade do Cabo, levando à decepção os fanáticos torcedores sul-africanos. Nas palavras de Richie McCaw, os Crusaders estão jogando por Christchurch, cidade assolado por um terrível terremoto no início do ano. É com seus torcedores em mente que os gigantes neozelandeses buscarão seu oitavo título em dezesseis edições do maior torneio profissional do Hemisfério Sul.

Caldeirão vermelho

Diante de mais de 44 mil torcedores, o Queensland Reds fez valer seu mando de jogo e derrotou os Blues na primeira semifinal do Super 15 inaugural. Os Blues não se intimidaram no início da partida e pressionaram os Reds, ainda que sem obterem sucesso. Aos 11′, Rod Davies interceptou a linha neozelandesa e correu mais de metade do campo para cravar o primeiro try. Cooper converteu, 7 x 0 para os Reds. Os Blues retomaram a pressão, mas não conseguiram superar a defesa da casa. Aos 29′, Quade Cooper semeou o terror na defesa azul e, com grande jogada individual, serviu Tapuai, que correu para o segundo try aussie. Cooper desperdiçou a conversão, 12 x 0. Aos 37′, Cooper chutou um penal, levando a vantagem para seu time em 15 x 0. Antes do intervalo, os Blues conseguiram seus primeiros pontos. O segunda linha Chris Lowrey encontrou um buraco na linha defensiva dos Reds, e correu para o try, convertido por Stephen Brett. 15 x 7, Blues vivos!

- Continua depois da publicidade -

Os neozelandeses voltaram para o segundo tempo determinados a conseguirem a virada. Aos 45′, McAllister chutou o penal que reduziu a vantagem dos anfitriões para 15 x 10. Mas a brilhantia e o rugby ousado do time vermelho rapidamente falaram mais alto. Aos 47′, Davies fez seu segundo try no jogo, após ótima assistência de Cooper. 20 x 10, por conta da convesão perdida. Cooper esteve com tudo na partida, mas sua pontaria nos chutes ficou devendo. McAllister, em sua última partida pelo time de Auckland, reduziu o placar novamente para 7 pontos, com novo penal, aos 52′. Outra vez, contudo, os Reds cortaram rapidamente as asas da reação kiwi. Aos 56′, Davies fez seu terceiro try, hat-trick. Cooper deu seu tradicional passe longo a Anthony Fainga’a, que serviu Davies, para a corrida. 27 x 13, Blues quase sepultados. Os visitantes efetuaram várias substituições que não surtiram efeito, não conseguindo alterar o rumo da partida. A diferença de 2 tries convertidos se manteve até os 74′, quando Cooper, sabendo do perigo da diferença, chutou um drop goal, para retirar dos Blues qualquer esperança. 30 x 13, placar final. Grande vitória do melhor time da temporada! Os mágicos de Queensland seguem firmes no sonho do inédito título!

30 13

Eles estão chegando!

Os Crusaders já estiveram em mais da metade das final do Super Rugby. E em 2011 não foi diferente. Os gigantes da Ilha do Sul não deram chances aos sul-africanos e derrotaram os rivais fora de casa. A superioridade dos ‘Saders foi mostrada desde o início do jogo, e a vitória foi garantida já no primeiro tempo. Após Peter Grand abrir o placar com um penal para os Stormers, Dan Carter praticou o infalível jogo de chutes dos Crusaders. Maitland interceptou passe, rompeu a defesa e cravar o primeiro try do jogo. Os Stormers não conseguiram se impor, e cometeram penais. Carter chutou mais dois no primeiro tempo, ampliando a vantagem dos visitantes. Aos 33′, Fruean recebeu passe do genial Sonny Bill Williams e correu para o segundo try. 23 x 3! Onde estava a reação sul-africana? Ela veio logo em seguida. Aos 38’, Habana diminuiu o placar para os donos da casa, cobrando rapidamente um free kick, e deu esperanças ao torcedor. 23 x 10.

Na segunda etapa, os ‘Saders controlaram a reação dos Stormers que, além de não conseguirem furar a bem organizada defesa neozelandesa, concederam mais 2 penais para Carter dar 29 x 10 aos visitantes. E a classificação a mais uma final! Desta vez, com um objetivo especial.

 1029

Grande final

A decisão do título será no dia 9 de julho, em Brisbane, Austrália, envolvendo o maior campeão da história do Super Rugby, o Crusaders, da Nova Zelândia, (com 7 títulos: 1998, 1999, 2000, 2002, 2005, 2006 e 2008) e o melhor time da temporada 2011, o Queensland Reds, da Austrália, que, apesar de nunca ter vencido o profissional Super Rugby, foi bicampeão do Hemisfério Sul na época amadora, em 1994 e 1995 (o antigo Super 10).

Jamais os Crusaders passaram três anos sem títulos, o que poderá ocorrer em 2011 se o título for dos Reds. Em campo, os Reds terão a dupla sensação da Austrália: o abertura Quade Cooper e o scrum-half Will Genia. Já os Crusaders terão duas lendas do rugby mundial: Richie McCaw (o único jogador três vezes vencedor do prêmio de melhor do mundo) e Daniel Carter (maior pontuador da história do Super Rugby e dos jogos entre seleções); além do bola da vez, Sonny Bill Williams. Frente a frente, grandes nomes dos All Blacks e dos Wallabies! Um jogo fenomenal à vista!

Super Rugby – Super 15 (África do Sul, Austrália e Nova Zelândia)

Semifinais

Reds 30 x 13 Blues, em Brisbane, Austrália

Stormers 10 x 29 Crusaders, na Cidade do Cabo, África do Sul

Final

Dia 9 de julho

Reds x Crusaders, em Brisbane, Austrália

Melhores momentos

Reds 30 x 13 Blues

Stormers 10 x 29 Crusaders