Tempo de leitura: 2 minutos

Se você não sabia que havia rugby no Irã, lá vai mais uma surpresa: há tanto o rugby masculino como o feminino!

Os homens já disputam a  terceira divisão do HSBC Asian 5 Nations, o Campeonato Asiático de rugby de quinze jogadores. Agora, são as mulheres que esperam fazer sua estréia internacional: no torneio de seven-a-side de Cortina d’Ampezzo, na Itália.

Surpreso? Então não deixe de conferir o documentário da tv Al-Jazeera sobre as iranianas.

- Continua depois da publicidade -

iran

A seleção feminina do Irã havia se inscrito para o 7s de Guangzhou, na China (o campeonato asiático feminino), mas, alegando problemas finaneiros, a federação local não enviou a equipe. Ao invés do seven-a-side chinês, as iranianas disputarão o Cortina Sevens.

As jogadoras da seleção iraniana vivem e jogam no próprio Irã.

Matéria da Al-Jazzera sobre o rugby feminino do Irã

Link para o documentário Salam Rugby, do irano-neozelandês Faramarz Beheshti: http://www.facebook.com/pages/Salam-Rugby/140708992606315#!/video/video.php?v=404154183106&ref=mf

Opinião: Apesar das notícias, do cinema e da literatura, temos pouquíssima real noção de como é a vida cotidiana das mulheres iranianas, sobre o que elas podem ou não fazer, sobre o que elas conseguem ou não fazer, e sob quais circunstâncias. O esporte é um desses aspectos intrigantes do cotidiano, e um material como este deve nos servir como estímulo para buscarmos material que nos permita compreender um pouco mais as realidades que julgamos ser muito diferentes da nossa.