Tempo de leitura: 17 minutos

munster foto 2013 

O RaboDirect PRO12 voltou a ter suas emoções no fim de semana antes do natal com alguns resultados de destaque. Na Escócia, o poderoso Leinster visitou o Edinburgh e foi surpreendido, permitindo ao Munster, que venceu o Scarlets, abrir boa vantagem na liderança da competição. Já em Gales, o sexta-feira foi de clássico entre Blues e Ospreys, que terminou com vitória dos visitantes, agora em quarto lugar na liga.

Quem saiu da zona de classificação às semifinais foi o Glasgow Warriors, que teve seu jogo contra o Benetton Treviso adiado por conta das chuvas pesadas que caíram sobre Glasgow. Já na luta contra a lanterna, os meses de alívio chegaram ao fim para o Zebre, que voltou a ser o último colocado por conta da vitória do Connacht sobre o Dragons.

- Continua depois da publicidade -

 

Leinster perde, mas irlandeses dominam a liga

Com muita chuva em Murrayfield, apenas 3321 pessoas viram o Edinburgh se levantar no PRO12 derrotando o Leinster, agora terceiro colocado. 11 x 6 foi o placar para os escoceses, que fizeram o único try do jogo aos 31′, com Fife, completando na ponta. Laidlaw e Madigan trocaram 2 penais e a vitória foi dos Gunners.

O Munster, por outro lado, não vacilou e bateu em Cork o Scarlets por 16 x 10, assegurando 6 pontos de frente sobre o vice-líder Ulster. Após o 3 x 3 no primeiro tempo, o jogo esquentou e John Barclay deu a frente aos galeses com o primeiro try do jogo, aos 42′, em grande contra-ataque em velocidade puxado por Kristian Phillips. Hanrahan reduziu com mais 2 penais para o Munster e a situação disciplina dos dos Scarlets degringolou, com 2 cartões amarelos em sequência nos 10 minutos finais da partida. Com 13 homens, os galeses resistiram, mas não o suficiente. Nos acréscimos, O’Mahony cravou o try da vitória irlandesa.

Em Belfast, o Ulster não brilhou, mas fez o mínimo para superar o Zebre e se manter na vice-liderança do certame. Vitória magra por 13 x 6, com try isolado de Jared Payne, aos 30′. A derrota custou uma posição aos italianos, que agora ocupam a lanterna do PRO12.

 

Ospreys vencem clássico galês e Dragons reabilita Connacht

Foi a vitória em casa do Connacht sobre o Dragons que jogou o Zebre para a última posição. Os irlandeses garantiram 14 x 11 sofridos no final do jogo, com try salvador de Fionn Carr, aos 75′, e drop goal de Dan Parks, aos 80′.

O único galês que saiu vitorioso na rodada foi o Ospreys, que venceu o clássico nacional contra o Cardiff Blues, fora de casa. Reforçados pelos retornos de Alun Wyn Jones e Adam Jones, os Ospreys se beneficiaram do dia ruim de Leigh Halfpenny, que perdeu 2 penais. O primeiro tempo começou com Dan Biggar chutando 2 penais e 1 drop goal de longa distância com sucesso, contra 1 (em 3 tentativas) de Halfpenny. Porém, os Blues se puseram em vantagem aos 26′, com try de Kristian Dacey, o que não se sustentou, pois Biggar ainda chutou mais 2 penais antes do intervalo.

Na segunda etapa, depois de Halfpenny reduzir o placar, Tipuric completou o maul cravou o try precioso dos visitantes que, no entanto, tiveram um cartão amarelo pouco depois, sendo reduzidos a 14 homens. Halfpenny se redimiu com mais 2 penais bem chutados, mas insuficientes para Cardiiff. Vitória dos rivais de Swansea por 22 x 19.

 

Rovigo na ponta do Eccellenza – por Giorgio Vuerich

Na oitava rodada do Campionato d’Eccellenza italiano, a vitória convincente do “Bersaglieri” Rovigo  contra o I Cavalieri Prato, com placar de 40 x 17, permite ao time do Vêneto permanecer no topo da tabela, agravando a crise dos toscanos, finalistas do ano passado, que agora estão somente no meio da tabela.

Bom desempenho teve também o Calvisano, que atropelou os romanos da Unione Capitolina por 61 x 0. Já o Viadana venceu em Roma, levando o ponto-bônus com um quarto try nos minutos final do jogo: 28 x 3 sobre a Lazio. No outro jogo de Roma, os policiais do Fiamme Oro derrotaram em jogo muito disputado os vênetos do San Donà, com placar de 33 x 25, sem que nenhum dos dois conseguisse o bônus ofensivo. Também aguerrido foi o classico vêneto jogado no domingo entre o Mogliano e o Petrarca Padova. Vitória por 15 x 10 dos anfitriões do Mogliano.

A próximo rodada do Campionato d’Eccellenza será somente nos dias 4/5/6 de janeiro de 2014. 

Aproveito esta oportunidade para mandar daqui da Itália um Feliz Natal e um Feliz Ano Novo!

 

pro 12

RaboDirect Pro12 – Liga de Irlanda, País de Gales, Escócia e Itália

Ulster 13 x 6 Zebre, em Belfast

Cardiff Blues 19 x 22 Ospreys, em Cardiff

Edinburgh 11 x 6 Leinster, em Edimburgo

Connacht 14 x 11 Dragons, em Galway

Munster 16 x 10 Scarlets, em Cork

Glasgow Warriors x Benetton Treviso, em Glasgow – adiado

 

eccellenza

Campionato di Eccellenza – Campeonato Italiano

Mogliano 15 x 10 Petrarca Padova, em Mogliano

Lazio 3 x 28 Viadana, em Roma

Rovigo 40 x 17  I Cavalieri Prato, em Rovigo

Fiamme Oro 33 x 25 San Donà, em Roma

Calvisano 61 x 0 Unione Rugby Capitolina, em Calvisano

Folga : Rugby Reggio