Tempo de leitura: 5 minutos

paraguai foto

O título da segunda divisão do Campeonato Sul-Americano é, pela segunda vez consecutiva, do Paraguai! Jogando em casa, os Yacarés superaram a Colômbia em jogo difícil na última rodada da competição e encerraram sua campanha de forma invicta, garantindo a promoção à primeira divisão do ano que vem, que terá novo formato: em 2014, Uruguai, Chile, Brasil e Paraguai se enfrentarão pelo Quatro Nações Sul-Americano, valendo duas vagas para enfrentar a Argentina nas finais.

 

- Continua depois da publicidade -

Venezuela volta para casa de cabeça erguida

Depois de derrotas contra Peru e Paraguai, a Venezuela deu a volta por cima no Sul-Americano B com uma heróica vitória sobre os peruanos, tidos como favoritos após superarem a Colômbia. O jogo foi emocionante do começo ao fim. O Peru começou melhor, com Zeballos fazendo o primeiro try, sem conversão, no início do jogo. A Venezuela deu o troco com try não convertido de Torres, mas os Tumis voltaram a se colocar em vantagem com mais 2 tries, ambos sem conversões (em dia terrível nos arremates a gol), com Tejeda e Massilla, ambos da primeira linha, mostrando força no pack. 15 x 5 . Antes do intervalo, Pulido descontou para as Orquídeas com um penal, mas Deustua respondeu na mesma moeda,, fazendo 18 x 8.

No segundo tempo, os venezuelanos começaram bem, com mais um try, no pack, deixando o placar em 18 x 15. A partida se arrastou em aberto até os 10 minutos finais, quando a imprevisibilidade marcou a peleja. Os Tumis ampliaram a vantagem com mais um try, de Borgioni, desta vez convertido, tendo a certeza da vitória: 25 x 18. Porém, a Venezuela não se entregou e, aos 77′, Rosal fez o try do time vinho que, sem a conversão, ainda dava a vitória aos peruanos. Mas, já nos descontos, Rosal novamente, o herói da partida, fez o try da virada venezuelana, 29 x 25.

 

Paraguai confirma favoritismo

O jogo final entre Yacarés paraguaios e Tucanos colombianos foi também muito boa. A partida começou frenética, com os dois times imprimindo bom ritmo de jogo, mas com vantagem para os donos da casa. Alvarenga chutou com precisão os dois primeiros penais para o Paraguai, mas a Colômbia entrou no jogo logo, assim que os Yacarés foram reduzidos a 14 homens por cartão amarelo. Carbonatti descontou para os visitantes que, no entanto, também tiveram um jogador recebendo cartão amarelo, permitindo ao Paraguai voltar à antiga vantagem, com mais 3 penais chutados por Alvarenga. 15 x 3 no intervalo.

O segundo tempo ganhou em emoção. Após Alvarenga chutar mais um penal para os guaranis, Diosa, na força, cravou o primeiro try colombiano, aos 57′, fazendo pegar fogo a partida. 18 x 10. Os dois lados tiveram boas chances, mas foi o Paraguai que deu a cartada decisiva, com bela corrida de Urvieta, encontrando o espaço pela defesa cafetera, aos 76′. 25 x 10. No fim, a Colômbia ainda pressionou e foi premiada com try no pick and go de Avellaneda, mas já era tarde. Vitória e título para os alvirubros, 25 x 15.

O jogo entre Paraguai e Colômbia teve como assistente o árbitro brasileiro Ricardo Sant’Anna.

 

sudamericano b 2013

Campeonato Sul-Americano B – em Luque, Paraguai

Peru 25 x 29 Venezuela

Paraguai 25 x 15 Colômbia