Tempo de leitura: 9 minutos

Port Elizabeth Stadium copy

Sábado e domingo serão dias de muito sevens na África do Sul. A cidade de Porto Elizabeth receberá o Nelson Mandela Bay Sevens, a 3ª etapa da temporada 2013-14 da Série Mundial de Sevens Masculina. O Port Elizabeth Bay Stadium, casa dos Kings, do Super Rugby (rebaixados para 2014), com capacidade para mais de 48 mil lugares, será o palco do torneio.

O BandSports exibirá as semifinais da Cup e as finais do torneio. Para mais sobre a programação, clique aqui.

- Continua depois da publicidade -

 

Briga pela ponta da classificação em aberto

Com o título da etapa passada, Fiji pode sonhar em fechar o ano em primeiro lugar na classificação geral. Com 4 pontos a menos que a líder da temporada, a Nova Zelândia – massacrada pelos fijianos na semifinal em Dubai -, Fiji caiu no Grupo A e terá pela frente Escócia, Austrália e França. Os fijianos, do técnico Ben Ryan, são francos favoritos ao primeiro lugar da chave, tendo na irregular Austrália, vice-campeã de Gold Coast, mas apenas nona colocada em Dubai, sua principal concorrente. A Escócia desempenhou bem em Dubai, chegando entre os oito melhores, mas não parece ainda à altura dos fijianos, enquanto a França vem fazendo uma decepcionante campanha até aqui – ainda que não possa ter seu potencial desprezado. Se Fiji sair da África do Sul campeão, terminará o ano em primeiro lugar caso a Nova Zelândia não seja vice-campeã.

Os All Blacks estão no Grupo C, tendo pela frente Gales, Portugal e Estados Unidos. O grupo certamente não impõe problemas à classificação neozelandesa, que vê apenas em Gales um adversário de maior perigo. Apesar das boas atuação de Gales recentemente, o time vem falhando em momentos decisivos. Após encerrar seu grupo em primeiro lugar em Dubai, Gales caiu logo nas quartas-de-final diante da Inglaterra, que não havia impressionado até então. Portugal deverá ser um oponente perigoso para Gales na busca pelo segundo lugar, tendo mostrado um bom rugby em Dubai. Os Estados Unidos, por outro lado, fazem péssima temporada e ainda não deram mostras de reação.

 

Anfitriões querem a primeira conquista na temporada

Na luta pela liderança também está a África do Sul, que jogará em casa e buscará sua primeira conquista na temporada. Os Boks fizeram ótima campanha em Dubai até caírem na grande final para os fijianos. Em casa, os verdes estarão ainda mais fortes e caíram em um grupo não muito complicado, tendo como principal desafiante o Quênia. Sob o comando do ex-técnico dos Boks Paul Treu, o Quênia ainda está buscando engrenar em 2013-14 e a etapa em solo africano sempre é tida com grande expectativa. Canadá e Espanha fizeram fracas campanhas até aqui e apenas os canadenses são vistos correndo por fora pela classificação.

Por fim, no Grupo D estão Inglaterra, Argentina e Samoa, além do convidado Zimbábue, formando o grupo da morte. Os ingleses são os que tiveram melhor desempenho até aqui, chegando às semifinais nos dois torneios. Sob o comando do técnico Simon Amor, a Inglaterra está ávida por uma passo adiante. A Argentina, do técnico Santiago Gomez Cora, mostrou boa evolução na última etapa, acabando com o quinto lugar e criando boas expectativas. Já Samoa decepcionou, com duas fracas campanhas. Ainda assim, os samoanos têm história e potencial e devem sempre ser vistos com cautela. Por fim, o Zimbabue é um time perigoso e terá a chance de mostrar o quanto vem evoluindo.

 

sevens world seriesnelson mandela bay 7s 2013

Dubai Sevens – 2ª etapa da Série Mundial de Sevens 2013-14

Grupo A: Fiji, Escócia, Austrália e França

Grupo B: África do Sul, Quênia, Canadá e Espanha

Grupo C: Nova Zelândia, Gales, Portugal e Estados Unidos

Grupo D: Inglaterra, Argentina, Samoa e Zimbábue

 

*Horários de Brasília

Sábado, dia 7 de dezembro – das 7h00 às 16h20

Nova Zelândia x Portugal

Gales x Estados Unidos

Inglaterra x Samoa

Argentina x Zimbábue

Fiji x Austrália

Escócia x França

África do Sul x Canadá

Quênia x Espanha

Nova Zelândia x Estados Unidos

Gales x Portugal

Inglaterra x Zimbábue

Argentina x Samoa

Fiji x França

Escócia x Austrália

África do Sul x Espanha

Quênia x Canadá

Portugal x Estados Unidos

Nova Zelândia x Gales

Samoa x Zimbábue

Inglaterra x Argentina

Austrália x França

Fiji x Escócia

Canadá x Espanha

África do Sul x Quênia

 

Domingo, dia 8 de dezembro – das 7h11 às 16h00

Finais