Tempo de leitura: 3 minutos

Portugal garantiu a qualificação para o Mundial de Sevens de 2013, ao vencer o Algarve Sevens, qualificatório europeu para aquela competição.

Juntamente com Portugal outras quatro asseguraram também o bilhetre para Moscou, começando pela finalista vencida, a Espanha, os finalistas vencidos, a Geórgia e a França, e, finalmente, a Escócia que garantiu a classificação ao vencer a Plate e ficando na quinta posição do torneio que se realizou no sul de Portugal.

- Continua depois da publicidade -

Depois de ter deixado ontem os nervos à flor da pele a quem se deslocou ao Estádio Algarve para acompanhar a equipa nacional, os Linces apresentaram-se muito melhor hoje e logo no jogo inaugural conquistaram aquilo que, em primeiro lugar, tinham vindo buscar – a qualificação para o Mundial de 2013.

Ao baterem a Itália por 28 a 7 – com quem tinham empatado na véspera – os portugueses puderam relaxar e jogar sem grandes pressões os jogos que se seguiram.

Claro que defrontar a Espanha numa final, frente ao seu público, é sempre motivo de grande tensão, mas os Linces souberam ter paciência quando tinham a bola nas mãos, e segurança quando eram os espanhóis a controlar o ataque, e assim deliciaram o público que acorreu em força ao estádio partilhado pelos municípios de Loulé e Faro, com a tão esperada vitória.

O resultado foi equilibrado, e no fim das contas o que fez a diferença foi o pé afinado de Pedro Leal – esteve assim em toda a prova – recebendo inúmeras salvas de palmas mais que justificadas, em conversões de grande dificuldade.

Apesar de se poder fazer um elogio coletivo à forma como Portugal se comportou neste segundo dia de provas, não queremos deixar de referir o prémio de melhor jogador do Torneio que foi atribuído ao poderoso Adérito Esteves, que teve um comportamento apenas demolidor a defender e a atacar.

A situação no que respeita aos apuramentos para o Mundial de 2013 está, neste momento, nesta posição:

País organizador: Rússia (1)

Quarto finalistas do Mundial 2009: País de Gales, Argentina, Quênia, Samoa, Fiji, África do Sul, Inglaterra e Nova Zelândia (8)

Qualificativo Europa: Portugal, Espanha, França, Geórgia e Escócia (5)

Qualificatório América do Norte e Caribe: (2) Ottawa, 25/26 de Agosto de 2012

Qualificatório de Oceania: (2) Sydney, 25/26 de Agosto de 2012

Qualificatório África: (2) Marrakesh, 28/30 de Setembro de 2012

Qualificatório da Ásia: (3) Cingapura, 2/3 de Novembro de 2013

Qualificatório da América do Sul: (1) Rio de Janeiro, 23/24 de Fevereiro de 2013

 

Escrito por Manuel Cabral, com apoio de Flávia Soares. Fotos de Antonio Simões dos Santos

Fique agora com o quadro completo dos resultados do Algarve Sevens: