Tempo de leitura: 5 minutos

currie cup logo

Termina o Super Rugby, começa a ABSA Currie Cup na África do Sul! Com o encerramento da temporada 2013 do Super Rugby, a grande liga do Hemisfério Sul, terá início nessa sexta-feira, dia 9, sem transmissão de TV para o Brasil, a primeira divisão da Currie Cup, o Campeonato Sul-Africano. A chamada Premier Division reúne as 6 melhores seleções provinciais sul-africanas, que se enfrentarão em turno e returno valendo 4 vagas nas semifinais do torneio, culminando na grande final no dia 26 de outubro. O último colocado, por sua vez, terá que enfrentar um duelo de dois jogos contra o campeão da segunda divisão, a First Division, que conta com 8 equipes, valendo a vaga na Premier Division de 2014.

Pelo fato da Currie Cup ocorrer durante as disputam do Rugby Championship, os atletas que forem convocados para os Springboks ficarão de fora de quase toda a competição. Ainda assim, a Currie Cup registra a segunda maior média de público de uma liga de rugby, atrás apenas do Super Rugby, com 18.452 pessoal por jogo em média em 2012, acima do Top 14 francês ou da Aviva Premiership inglesa, por exemplo (a média do Super Rugby de 2013 foi de 20,384 pessoas por jogo, com os sul-africanos puxando os números para cima).

- Continua depois da publicidade -

 

Expectativas para 2013

No ano passado, o título da competição ficou com o Western Province, da Cidade do Cabo, base dos Stormers. O WP, como é conhecido o maior campeão da África do Sul, quebrou o jejum incômodo de títulos que se arrastava desde 2001. O embalo do título de 2012 do time do Cabo é mais um indício de que a tendência da Currie Cup deste ano é de equilíbrio extremo, ainda mais por conta da ausências dos Boks. Se o Super Rugby for levado como indício – e ele é sempre um mau indício, por conta das ausências dos selecionáveis e dos atletas que se transferiram para o exterior – Blue Bulls e Sharks não ficarão atrás do WP na briga pelo título, apesar das duras perdas sofridas pelos Bulls em seu elenco.

Enquanto Sharks, WP e Blue Bulls são a base de seus respectivos times de Super Rugby, os Cheetahs, que foram tão longe na competição do Hemisfério Sul, estarão rachados ao meio, pois seus atletas estarão divididos entre Free State Cheetahs e Griquas. Os Griquas são os pequenos notáveis, verdadeira fábrica de atletas que, apesar de ser o menor dos times na Currie Cup, sempre assusta os grandes e não dé apontado tão claramente para a lanterna, podendo surpreender. Assim, se o nome Cheetahs brilhou no Super Rugby, o mesmo não necessariamente ocorrerá na Currie Cup, com a divisão enfrequecendo a base vitoriosa. Por fim, os Lions chegam embalados por serem a base do time que retornou ao Super Rugby, além de terem conquistado a Vodacom Cup. Por não terem muitos Springboks, são grandes candidatos à briga das primeiras posições. Toda a análise do desempenho futuro dos times ficará a mercê de como cada um desempenhará sem seus Boks e quem sentirá mais as ausências.

 

Franquias, seleções, clubes?

Vale lembrar que as equipes da Currie Cup, apesar de serem originalmente seleções provinciais, operam hoje como clube e estão filiadas às franquias regionais sul-africanas que disputam o Super Rugby, não sendo, tecnicamente, as mesmas equipes. Assim, uma equipe do Super Rugby é formada por uma ou mais equipes que disputam a Currie Cup (Premier Division ou First Division), reunindo seus melhores atletas. No primeiro semestre, enquanto os principais jogadores disputam o Super Rugby, os demais seguem em seus times provinciais e disputam a Vodacom Cup.

E onde entram os clubes? Os clubes de rugby na África do Sul são todos amadores e fornecem atletas para os times da Currie Cup.

 

blue bulls

Blue Bulls

Cidade principal; Pretória

Províncias: Norte de Gauteng e Limpopo

Filiação no Super Rugby: Bulls

Estádio: Loftus Versfeld (51,762 espectadores)

Títulos da Currie Cup: 23

2012: 4º lugar

 

Free State Cheetahs

Free State Cheetahs

Cidade principal: Bloemfontein

Províncias: Free State

Filiação no Super Rugby: Cheetahs

Estádio: Free State Stadium (40,911 espectadores)

Títulos da Currie Cup: 4

2012: 6º lugar – venceu o Kings na repescagem contra o rebaixamento

 

golden lions

Golden Lions

Cidade principal: Joanesburgo

Províncias: Gauteng

Filiação no Super Rugby: Lions

Estádio: Ellis Park/Coca-Cola Park (62,500 espectadores)

Títulos da Currie Cup: 10

2012: 2º lugar na 1ª fase, semifinalista

 

griquas

Griquas

Cidade principal: Kimberley

Províncias: Northern Cape

Filiação no Super Rugby: Cheetahs

Estádio: GWK Park (18,000 espectadores)

Títulos da Currie Cup: 3

2012: 5º lugar

 

natal sharks

Natal Sharks

Cidade principal: Durban

Províncias: KwaZulu-Natal

Filiação no Super Rugby: Sharks

Estádio: Kings Park Stadium (55,000 espectadores)

Título da Currie Cup: 6

2012: 1º lugar na 1ª fase, vice-campeão

 

wp logo

Western Province

Cidade principal: Cidade do Cabo

Províncias: Western Cape

Filiação no Super Rugby: Stormers

Estádio: Newlands Stadium (51,900 espectadores)

Títulos da Currie Cup: 33

2012: Campeão

 

Currie Cup First Division

A Currie Cup First Division já teve início no mês de julho e se encontra em sua 6ª rodada. São 8 equipes (entre parênteses a filiação do Super Rugby): Eastern Province Kings (Kings), Pumas (Lions), Leopards (Lions), Falcons (Bulls), Griffons (Cheetahs), Border Bulldogs (Kings), SWD Eagles (Kings) e Boland Cavaliers (Stormers).

 

Lista de campeões da Currie Cup

1 – Western Province – 33 títulos

2 – Blue Bulls (ex-Northern Transvaal) – 23 títulos

3 – Golden Lions (ex-Transvaal) – 10 títulos

4 – Natal Sharks – 6 títulos

5 – Free State Cheetahs – 4 títulos

6 – Griquas (ex-Griqualand West) – 3 títulos

7 – Border Bulldogs – 2 títulos