Tempo de leitura: 10 minutos

chichibu

Nos dias 31 de março e 1º de abril será disputada a sétima e antepenúltima etapa da Série Mundial de Sevens 2011-12, no Estádio Príncipe Chichibu (com capacidade para 27,000 torcedores), em Tóquio, a casa do rugby japonês! Serão 16 seleções participantes, a exemplo da maioria das etapas do circuito.

Na madrugada de sexta para sábado, as partidas terão início às 23h00, e se encerrarão por volta das 8h30. Já de sábado para domingo, os jogos começam às 22h00, e a grande final deverá terminar às 6h00. O torneio terá transmissão para o Brasil do BandSports.

- Continua depois da publicidade -

 

Nova Zelândia e Fiji

Hong Kong comprovou a tendência do ano: Nova Zelândia e Fiji decidindo os títulos das etapas. Das 6 etapas já disputadas, 2 foram vencidas por Fiji, incluindo a última etapa, 2 pela Nova Zelândia, 1 por Samoa e 1 pela Inglaterra. Fiji ainda teve 1 segundo lugar, ao passo que a Nova Zelândia somou 3 vices, o que significa que apenas em 1 torneio, em Dubai, nem neozelandeses ou fijianos estiveram na final. Em Tóquio, tudo indica que a tendência seja seguida.

Fiji se destacou em Hong Kong com uma implacável vitória sobre os neozelandeses na final, empolgantes 35 x 28. Com atletas como Talebula, Nayacalevu e Cakau voando baixo, os fijianos fizeram um grande torneio, dando mostras de quem totais condições de arrancar da Nova Zelândia o título da temporada. Para Fiji, o título no Japão valerá a primeira colocação no circuito e uma injeção moral imprescindível antes dos dois últimos torneios da temporada, em Glasgow e em Londres, em maio. 

 Mesmo superada por Fiji, a Nova Zelândia tem muita força para se manter na liderança do circuito. Um título em Tóquio daria a vantagem necessária para os neozelandeses disputarem as etapas europeias. A ainda exuberante forma de veteranos como Tomasi Cama e DJ Forbes, em conjunto com o brilho de jovens jogadores como Jack Wilson e Visinia, deverá pesar fortemente a favor dos Homens de Preto. Daqui para frente, os duelos entre Fiji e Nova Zelândia serão mais do que decisivos.

 

África sem Afrika

A África do Sul, sem ainda nenhuma conquista na temporada, teve um duro revés: o melhor jogador do mundo de sevens no ano passado, Cecil Afrika, foi cortado dos Blitzboks por lesão. Com isso, as chances da terceira colocada se aproximar dos dois ponteiros estão ainda mais reduzidas.

 

Prévia grupo a grupo

Fiji é o grande favorito no Grupo A, mas terá uma dura e perigosa concorrente: a Inglaterra. O confronto com os ingleses será perigoso, e poderá sem qualquer surpresa colocar os fijianos na indesejável segunda posição, que poderá produzir um duelo com a Nova Zelândia logo nas quartas-de-final. Por isso, a partida da fase de grupos ganha um algo a mais. A teceira força do grupo é a França que, após excelentes campanhas no fim de 2011, decaiu muito em 2012 e vem de péssimos torneios. Em Tóquio, derrotar algum dos favoritos é a chance de reabilitação da equipe. O Japão, dono da casa, sonho com ao menos um triunfo sobre os Bleus.

No Grupo B, o favoritismo é da Nova Zelândia que, a exemplo de Fiji, terá uma perigosa adversária: a Austrália que, alimentada pela rivalidade, pode produzir uma surpresa com seu jovem mas habilidoso elenco. Atenção especial para Fa’alava’au.

O Grupo C é talvez o mais interessante, e dele poderá sair a zebra do torneio. Sem nenguma equipe entre os seis melhores da temporada, a disputa pelos primeiros lugares será intensa. A Argentina, vinda de uma ótima campanha em Hong Kong, terá pela frente o compentente País de Gales e o imprevisível Quênia. Os duelos entre os três times não têm favorito claro. A Rússia correrá por fora.

Por fim, pelo Grupo D, a desfalcada África do Sul e a Samoa batalharão pelo primeiro posto, com Escócia e Portugal buscando surpreender. Para os lusos, essa será uma grande oportunidade para mostrarem que não chegarão à próxima Série Mundial de Sevens necessariamente brigando contra os últimos lugares. Diante da Escócia, Portugal mostrará com que nível chegará ao circuito.

 

tokyo sevens

Tokyo Sevens – 7ª etapa da Série Mundial de Sevens 2011-12

Grupo A: Fiji, Inglaterra, França e Japão

Grupo B: Nova Zelândia, Austrália, Estados Unidos e Hong Kong

Grupo C: Argentina, Quênia, País de Gales e Rússia

Grupo D: África do Sul, Samoa, Escócia e Portugal