Tempo de leitura: 7 minutos

all blacks wallabies

O Rugby Championship vai começar nesse fim de semanacom os Wallabies e os All Blacks se enfrentando no ANZ Stadium, em Sydney, às 7h (horário de Brasília), e com os Pumas viajando até Joanesburgo para enfrentar os Sprinbooks, às 12h ( horário de Brasília), no Soccer City, em Soweto. É o pontapé inicial para o mais importante torneio de seleções do Hesmifério Sul.

Já nos Estados Unidos, no estado da Carolina do Sul, será disputada a primeira de duas partidas entre Estados Unidos e Canadá, valendo uma vaga direta na Copa do Mundo de 2015. O segundo jogo será no final de semana seguinte, em Toronto, e o perdedor no resultado agregado enfrentará em novembro o Uruguai, também valendo vaga no Mundial.

- Continua depois da publicidade -

Para conferir nossa prévia da temporada do Rugby Championship, clique aqui.

Para conferir a grade de programação da TV, clique aqui.

 

All Blacks e Wallabies fazem grande clássico do rugby mundial

Austrália e Nova Zelândia fazem desde 1903 aquele que é considerado um dos maiores clássicos do rugby mundial. São 146 entre as duas equipes, todos eles um evento à parte. O mais famoso aconteceu em 2000, quando 110.000 mil torcedores presenciaram a vitória dos All Blacks por 39 a 35, na que é considerada a melhor partida de rugby de todos os tempos. Em 2003, os dois também se viram frente a frente numa semifinal de Copa do Mundo, que acabou com vitória dos Wallabies por 22 x 10. Nesse sábado, as equipes se encontrarão mais uma vez, em jogo válido tanto pelo Rugby Championship como pela Bledisloe Cup, campeonato disputado entre esses dois países que utiliza as duas partidas do Rugby Championship e mais um terceiro encontro.

Os australianos lutam para quebrar uma supremacia dos neozelandeses que já dura 11 anos (o último título da Bledisloe Cup foi em 2002). Para isso, os aussies chegam com uma equipe jovem e empolgada pela estreia do novo técnico, Ewen Mackenzie. O jogo terá a volta de Quade Cooper que, ao lado do seu parceiro de Reds, Will Genia, faz uma das melhores duplas abertura/scrum-half do mundo. Além disso, a equipe conta com o poder de decisão do centro Christian Lealiifano e do novo astro Israel Falou, eleito estreante de 2013 no Super Rugby, e cotado para liderar os Wallabies nos próximos anos.

Os All Blacks lutam para manter a supremacia, tanto no Rugby Championship, quanto na Bledisloe Cup, e para isso vem com a sua conhecida constelação. O grande destaque será a volta do asa campeão mundial em 2011 Richie McCaw, que recebeu da União Neozelandesa de Rugby um semestre sabático, como parte de um projeto que visa recuperar e descansar os principais atletas visando a preparação para a Copa do Mundo de 2015. McCaw formará aquela que é talvez a melhor terceira linha do mundo, com Kieran Read e Liam Messam. Além disso, a equipe ainda conta diversos grandes jogadores, como o fullback Isarel Dagg, considerado o melhor do mundo na sua posição, o centro Conrad Smith e o segunda linha George Whitelock. A única baixa será a do abertura Dan Carter, que sofreu uma lesão na panturrilha durante um treino e vai ficar de fora dos dois primeiro jogos do campeonato. No seu lugar entra Aaron Cruden.

 

Springbooks tentam recuperar prestigio abalado

A África do Sul entra em campo para enfrentar os Pumas tentando provar o seu talento. A equipe, mesmo vencendo os últimos oito jogos, não consegue cativar os torcedores, que consideram que os Springbooks estariam passando por uma entre-safra, tendo uma seleção muito inferior a que foi campeã da Copa do Mundo em 2007 e do Tri-Nations em 2009. Para provar o contrário, a seleção verde-e-ouro vai com um time forte e renovado, apostando sempre na força do seu pack de forwards e nos chutes do seu abertura Morné Steyn. Willie le Roux, de fullback, jogando ao lado dos pontas Bryan Habana e Bjorn Basson, com Jean de Villiers e o titânico JJ Engelbrecht nos centros formam um poderoso conjunto de 3/4s, que será alimentado por Steyn e Ruan Pienaar (que deixou o retornante Fourie Du Preez no banco). Na frente, a terceira linha com Louw, Alberts e Vermeulen promete se impor sobre a renovada terceira linha sul-americana, enquanto Eben Etzebeth deve ser dominante nos ares dos laterais. Na primeira linha, Adriaan Strauss terá a companhia de Tendai Mtawarira e Jannie Du Plessis, para deixar qualquer um atordoado.

Os Pumas fazem seu sétimo jogo na história do Rugby Championship e continuam sua luta para provar que podem jogar em igualdade com as melhores equipes do mundo. Embalados pelo empate no ano passado, a primeira vez que a África do Sul não saiu vitoriosa diante deles, mas preocupados pelo péssimo desempenho em junho (ainda que jogando com outro elenco), os argentinos vão com tudo em busca de uma vitória e para isso a equipe precisa resolver o que tem sido um de seus principais problemas, a queda de rendimento fora de casa. No ano passado, o time fez grandes partidas em casa, mas não conseguiu repetir o bom desempenho jogando fora da América do Sul.  Para mudar essa situação equipe conta com a volta do abertura Felipe Contepomi e com a precisão de Juan Martn Hernández, voltando aos poucos à boa forma. Juan José Imhoff, Marcelo Bosch e Gonzalo Camacho completam uma boa linha, que terá na armação dois atletas que têm votos de desconfiança para um jogo desse nível: Nicolás Sánchez e Martin Landajo. A terceira linha não contará com Juan Martín Fernández Lobbe, o que preocupa e muito.

O grande destaque da partida será o embate entre dois dos melhores pack de forwards do mundo. Ambas as equipes apostam muito na força física e no seu jogo de base, por isso os torcedores devem presenciar uma batalha dura entre os dois packs e que deve valer também a vitória. 

Escrito por: Diego Gutierrez

 

Canadá e Estados Unidos iniciam disputa por vaga no Mundial

No sábado também, Canadá e Estados Unidos abrem a série de duas partidas que definirá o primeiro classificado da zona americana das eliminatórias para a Copa do Mundo de 2015. O primeiro jogo será em solo estadunidense, em Charleston, na Carolina do Norte, e o segundo jogo será em Toronto, no Canadá. Quem vencer no placar agregado garantirá vaga na Copa do Mundo e ocupará seu lugar no Grupo D, ao lado de França, Irlanda, Itália e do segundo classificado da Europa. Quem perder terá que enfrentar o Uruguai, em novembro, valendo novamente vaga na Copa do Mundo, mas desse vez no Grupo B, ao lado de África do Sul, Escócia, Samoa e do representante asiático.

O primeiro jogo promete ser muito equilibrado, uma vez que as Águias jogam em casa e podem quebrar o jejum contra os canadenses, que já dura desde 2009. Porém, o favoritismo para o agregado é dos Canucks, que, em 48 partidas contra The Eagles, venceram 35, empataram 1 e perderam somente 12. Os dois lados contam com atletas atuando no exterior, mas a liderança do segunda linha Jamie Cudmore, do Clermont, da França, pode ser decisiva a favor dos vermelhos, que contam ainda com outros sete atletas jogando profissionalmente na França, Inglaterra e Escócia, com destaque para Phil Mackenzie, DTH van der Merwe, James Pritchard e Aaron Carpenter (o capitão), além da trupe do sevens, de Nathan Hirayama, Nanyak Dala e John Moonlight, de boa campanha na temporada. Do lado do time da casa, o crescimento em todos os setores também é notável e as das presença de Scully e Ngwenya pdoem ser decisivas para o time.

 

Sábado, dia 17 de agosto (horários de Brasília)

The Rugby Championship

The Rugby Championship 2013

Wallabiesversusall blacks

7h00 – Austrália x Nova Zelândia, em Sydney

Árbitro: Craig Joubert (África do Sul)

Australia: 15 Jesse Mogg, 14 Israel Folau, 13 Adam Ashley-Cooper, 12 Christian Leali’ifano, 11 James O’Connor, 10 Matt Toomua, 9 Will Genia, 8 Ben Mowen, 7 Michael Hooper, 6 Hugh McMeniman, 5 James Horwill (c), 4 Rob Simmons, 3 Ben Alexander, 2 Stephen Moore, 1 James Slipper

Suplentes: 16 Saia Fainga’a, 17 Scott Sio, 18 Sekope Kepu, 19 Scott Fardy, 20 Liam Gill, 21 Nic White, 22 Quade Cooper, 23 Tevita Kuridrani.

Nova Zelândia: 15 Israel Dagg, 14 Ben Smith, 13 Conrad Smith, 12 Ma’a Nonu, 11 Julian Savea, 10 Aaron Cruden, 9 Aaron Smith, 8 Kieran Read, 7 Richie McCaw (c), 6 Liam Messam, 5 Samuel Whitelock, 4 Luke Romano, 3 Owen Franks, 2 Andrew Hore, 1 Tony Woodcock.

Suplentes: 16 Keven Mealamu, 17 Ben Franks, 18 Charlie Faumuina, 19 Brodie Retallick, 20 Sam Cane, 21 Tawera Kerr-Barlow, 22 Beauden Barrett, 23 Ryan Crotty.

springbok-logoversusUAR

12h00 – África do Sul x Argentina, em Soweto

Árbitro: Chris Pollock (Nova Zelândia)

África do Sul: 15 Willie le Roux, 14 Bjorn Basson, 13 JJ Engelbrecht, 12 Jean de Villiers (c), 11 Bryan Habana, 10 Morné Steyn, 9 Ruan Pienaar, 8 Duane Vermeulen, 7 Willem Alberts, 6 François Louw, 5 Juandré Kruger, 4 Eben Etzebeth, 3 Jannie du Plessis, 2 Adriaan Strauss, 1 Tendai Mtawarira.

Suplentes: 16 Bismarck du Plessis, 17 Gurthrö Steenkamp, 18 Coenie Oosthuizen, 19 Flip Van Der Merwe, 20 Siya Kolisi, 21 Fourie du Preez, 22 Pat Lambie, 23 Jan Serfontein.

Argentina: 15 Juan Martin Hernandez, 14 Gonzalo Camacho, 13 Marcelo Bosch, 12 Felipe Contepomi (c), 11 Juan Imhoff, 10 Nicolás Sanchez, 9 Martin Landajo, 8 Leonardo Senatore, 7 Juan Manuel Leguizamon, 6 Pablo Matera, 5 Patricio Albacete, 4 Manuel Carizza, 3 Matias Diaz, 2 Eusebio Guiñazu, 1 Juan Figallo.

Suplentes: 16 Agustin Creevy, 17 Nahuel Lobo, 18 Juan Pablo Orlandi, 19 Mariano Galarza, 20 Julio Farias Cabello, 21 Tomas Cubelli, 22 Santiago Fernandez, 23 Horacio Agulla.

 

rwc 2015

Eliminatórias para a Copa do Mundo de 2015 – Zona das Américas

 

usaversuscanada

19h30 – Estados Unidos x Canadá, em Charleston – Jogo1

Árbitro: Leighton Hodges (Gales)