Tempo de leitura: 2 minutos

contepomi se despede

O estádio Gigante de Arroyito voltou a se preparar para receber a última rodada do Rugby Championship. Trinta e cinco mil pessoas foram a ver os Pumas ante a Austrália, com a ilusão de ver uma vitória dos locais e a despedida de Felipe Contepomi. Não ocorreu, mas a Argentina voltou a ter o melhor rugby do mundo na sua terra.

O sábado, 5 de outubro, ficará na memória dos amantes do rugby argentino. Depois da dura derrota em Soweto, na primeira rodada, o time de Santiago Phelan mostrou boas atuações que deram esperanças ao povo argentino de vê-lo ganhar dos Wallabies, que chegavam à Argentina com um mau desempenho na competição.

- Continua depois da publicidade -

Por tudo isso, nos dias prévios a cidade de Rosario já vivia rugby. Fãs de todo o pais chegaram à “Cuna da Bandera”  para o jogo. Também se viram muitas bandeiras australianas, e até de Nova Zelândia, de torcedores que ficaram na Argentina depois do jogo em La Plata, e agora torciam pra Os Pumas.

A jornada começou cedinho com o jogo entre Duendes e La Tablada pelas semifinais do torneio do Interior. Um jogo histórico entre os dois máximos campeões do certame, como preliminar dos Pumas. Muitos torcedores dos rosarinos e os cordobeses animaram desde as arquibancadas o jogo que teve como ganhador o time dos locais, com um try na última jogada.

Já no fim da tarde, os times saíram ao campo pra o pré-aquecimento e o público ficou oleando cada movimento de seus ídolos. O abertura visitante, Quade Cooper, foi o mais observado dos visitantes, enquanto que Felipe Contepomi, que jogava seu último jogo com a camiseta de Os Pumas, pelos locais.

Desde os hinos, o nervosismo começou, mas quem não sentiu pressão foram os Wallabies, que em 3 minutos já tinham visitado o in-goal contraáo. Com o passar dos minutos, os oceânicos mostraram superioridade e foram acima no placar. Em 35 minutos, já ganhavam 25X3 e os argentinos começavam a esquecer dum triunfo no Rugby Champiosnhip. O try de Marcelo Bosch, antes do fim do primeiro tempo, voltou dar alguma ilusão para o segundo tempo, mas a partida já era australiana. Só sobrou a ovação para Felipe Contepomi quando deu lugar a Santiago Fernández.

Os Wallabies fecharam o jogo com treis tries nos últimos vinte minutos e receberam o aplauso do público argentino, que aguardou até o fim para ver a despedida de Contepomi. No estádio, viu-se um vídeo em sua homenagem, como aconteceu o ano passado com Rodrigo Roncero.

Assim passou outro Rugby Championship na Argentina. Os Pumas não podem ganhar, mas o país já forma parte da elite do esporte da ovalada, e o público responde com entusiasmo.   

 

Escrito por: Nicolás Ferri