Tempo de leitura: 3 minutos

Boas notícias para o rugby australiano. Nesta semana, a União Australiana de Rugby (ARU) anunciou o número recorde de praticantes de rugby union no país: cerca de 323,115 jogadores. São 61,678 jogadores a mais do que no ano passado, registrando crescimento de 23,6% com relação a 2011 e de 69% com relação a 2009.

Recentemente, analistas vinham apontando para uma situação de desvantagem do rugby union sobre os esportes concorrentes na Austrália, o rugby league, o futebol australiano e mesmo o futebol, mas o crescimento registrado pela ARU animou os rugbiers australianos. A expectativa é de crescimento ainda maior em 2013, quando o país recebe o tour dos Leões Britânicos (British and Irish Lions, a seleção composta de Inglaterra, Gales, Escócia e Irlanda).

 

- Continua depois da publicidade -

União Australiana de Rugby promove mudanças em sua estrutura

A ARU também anunciou a reorganização de sua estrutura administrativa. Seguindo os passos do rugby league e do futebol australiano, o rugby union ganhará um conselho diretivo independente, separando o conselho da direção da entidade.

Para a eleição da direção da entidade, houve também importantes mudanças no direito a votos. Agora, são 16 votos, sendo 1 para cada uma das 5 franquias do Super Rugby (Reds, Waratahs, Brumbies, Rebels e Force), 2 para a União de Rugby de Nova Gales do Sul, 2 para a União de Rugby de Queensland, 1 para as uniões dos demais estados (ACT, Vitória, Tasmânia, Austrália Meridional, Austrália Ocidental e Territórios do Norte) e 1 para a Associação de Jogadores. Caso algum estado ultrapasse a marca de 50,000 jogadores filiados ganhará um segundo voto, benefício dado apenas a Nova Gales do Sul e Queensland, que já superam tal marca.

 

British and Irish Lions têm comissão técnica

Enquanto a Austrália vive uma crise técnica, com a permanência de Robbie Deans no comando dos Wallabies ainda não assegurada, os Lions anunciaram a comissão técnica para a gira de junho. O técnico neozelandês Warren Gatland terá como assistentes o galês Rob Howley, Andy Farrell e Graham Rowntree, ambos ingleses. Howley havia assumido neste final de ano a condição de técnico interino de Gales, assumindo temporariamente as funções de Gatland. Howley, em 1997 e 2001, e Rowntree, em 2005, por outro lado, já defenderam os Lions como jogadores.

O tour dos Lions começa no dia 1º de junho, com um confronto diante dos Barbarians em Hong Kong. Os britânicos seguirão depois à Austrália, onde farão 9 partidas até o dia 6 de julho.

 

McBryde assumirá o comando de Gales

Com a ausência temporária de Warren Gatland, Robin McBryde assumirá o posto de treinador de Gales durante a gira da seleção em junho pelo Japão. Os galeses jogarão desfalcados de seus atletas que forem convocados para os Lions. Gatland ainda deverá comandar o time no Seis Nações.

 

Papua Nova Guiné receberá a Copa da Oceania de 2013

Enquanto os assuntos principais na Oceania são o tour dos Lions e a situação do rugby australiano, os países menores do continente se focam nas disputas da Copa da Oceania de 2013. O torneio será disputado na Papua Nova Guiné, na capital Port Moresby, e deverá ter a participação de Ilhas Salomão, Vanuatu, Nova Caledônia, Niue, Ilhas Cook, Tahiti, Wallis e Futuna, Samoa Americana e Tuvalu, além da seleção da casa. O campeão ganhará o direito de enfrentar Fiji valendo uma vaga na Copa do Mundo de 2015. Nova Zelândia, Austrália, Samoa, Tonga e Fiji não participam do torneio.

A última edição da Copa da Oceania (Oceania Cup) foi realizada em 2011, e o título ficou com a Papua Nova Guiné, campeã também de 2009 e 2007. A edição seguinte será em 2015, também na PNG.

 

Tonga conquista o Campeonato da Oceania M19

De 26/11 a 6/12, a cidade de Ápia, capital de Samoa, recebeu as disputas do Campeonato da Oceania M19, que contou com a participação de Samoa, Tonga, Papua Nova Guiné, Samoa Americana, Ilhas Salomão e Vanuatu. O título ficou com Tonga, que superou Samoa na grande final por 17 x 5. Na primeira fase, Tonga já havia vencido Samoa por 20 x 5.

Tonga disputará em 2013 o Troféu Mundial Júnior, enquanto Samoa estava uma divisão acima, no Campeonato Mundial Júnior.

1 – Tonga

2 – Samoa

3 – Papua Nova Guiné

4 – Samoa Americana

5 – Ilhas Salomão

6 – Vanuatu

 

Fonte: IRB, FORU, Stuff, Planet Rugby