Tempo de leitura: 10 minutos

rabbitohs saints 2015

Acabou o carnaval e a festa do rugby league continua. Nesse próximo fim de semana, a Inglaterra recebe o World Club Series, o Mundial de Clubes, com três partidas entre sexta e domingo.

O confronto tradicional entre o campeão da NRL australiana e o campeão da Super League inglesa ocorre apenas no domingo, dia 22, quando o South Sydney Rabbitohs vai em busca de seu primeiro título mundial enfrentando o St. Helens Saints, que jogará diante de sua torcida pelo tricampeonato mundial.

- Continua depois da publicidade -

O histórico recente do Mundial de Clubes (World Club Challenge até o ano passado) é todo favorável aos times da NRL, que venceram cinco dos últimos seis confrontos, quatro dos quais jogados em solo inglês. Apenas o Leeds Rhinos, em 2012, quebrou a hegemonia australiana. Os Rabbitohs jamais jogaram o torneio, pois o Mundial de Clubes começou em 1976, foi descontinuado, e voltou somente em 1989, período que South Sydney viveu uma seca de títulos, com um jejum de 43 anos sem títulos sendo quebrado em 2014. Para 2015, o time chega muito forte, liderado pelo mágico Greg Inglis. A perda foi a saída de Sam Burgess, que foi substituído à altura por Glenn Stewart. Mesmo fora de casa, o mix de grande craques com jovens valores – que fazem dos Souths uma equipe de baixa média de idade – fazem o favoritismo parecer dos Souths.

O St. Helens Saints tem em seu histórico dois títulos do Mundial, sendo o último em 2007, com vitória sobre o Brisbane Broncos, em sua última participação. Os Saints contam com uma das mais apaixonadas torcidas da Inglaterra, jogam em seu estádio, o Langtree Park, e têm grupo muito forte, ainda que sem grandes nomes. Prova disso é o fato de, apesar de ser o campeão nacional, os Saints não terem contado com nenhum atleta convocado para a seleção inglesa no Four Nations de 2014 e possui apenas um atleta na seleção da Super League de 2014, o ponta Tom Makinson.

Antes de Rabbitohs e Saints, outros dois confrontos entre clubes australianos e ingleses terão lugar. Na sexta, dia 20, o Warrington Wolves recebe o St. George Illawarra Dragons, ao passo que no sábado o Wigan Warriors mede forças em casa com o Brisbane Broncos.

Nenhuma das partidas terá transmissão para o Brasil.

 

Lista de campeões mundiais

1 – Sydney Roosters (Austrália) – 3 títulos

Leeds Rhinos (Inglaterra) – 3 títulos

Wigan Warriors (Inglaterra) – 3 títulos

Bradford Bulls (Inglaterra) – 3 títulos

5 – Melbourne Storm (Austrália) – 2 títulos

St. Helens Saints (Inglaterra) – 2 títulos

Brisbane Broncos (Austrália) – 2 títulos

8 – St. George Illawarra Dragons (Austrália) – 1 título

Manly Sea Eagles (Austrália) – 1 título

Widnes Vikings (Inglaterra) – 1 título

 

Super League completou duas rodadas com os Saints na ponta

Enquanto o Rabbitohs ainda vive a pré-temporada da NRL, o Saints já estou com tudo na Super League, que chegou à sua segunda rodada nesse carnaval. O time da Grande Liverpool fez um dos dérbis do Lancashire contra o Salford Red Devils e venceu com contundência na Grande Manchester, 52 x 6, mantendo a liderança da competição, com duas vitórias em dois jogos. Além de St, Helens, Leeds, Wakefield e Warrington também conseguiram suas segundas vitórias.

O carnaval também marcou na Inglaterra o início da segunda divisão profissional do rugby league, o Kingstone Press Championship, com 12 equipes lutando pelos quatro primeiros lugares, que dão vaga no octogonal de promoção à Super League contra os quatro últimos colocados da primeira divisão. O destaque ficou com a vitória do Leigh Centurions, campeão do Championship no ano passado (e ex-clube do agora jogador da seleção brasileira de rugby sevens Matt Gardner) sobre o tradicional Bradford Bulls, que vive o pior momento de sua história depois de ser rebaixado. 36 x 24 para Leigh.

 

super league logo 2015

First Utility Super League XX – Campeonato Inglês de Rugby League

Salford Red Devils 6 x 52 St. Helens Saints, em Salford

Hull FC 6 x 7 Warrington Wolves, em Kingston-upon-Hull

Leeds Rhinos 38 x 6 Widnes Vikings, em Leeds

Wigan Warriors 24 x 16 Huddersfield Giants, em Wigan

Catalans Dragons 13 x 12 Castleford Tigers, em Perpignan

Wakefield Trinity Wildcats 44 x 34 Hull Kingston Rovers, em Wakefield