Tempo de leitura: 4 minutos

giteau try

Bicampeão! O tira-teima do rugby europeu premiou o Toulon como o último campeão da era-ERC da Copa Europeia. Na temporada que vem, a Heineken Cup virará Champions Cup, e quem levantou pela última vez a taça lançada em 1996 foi o novo rico europeu, o Toulon, que poderá na semana que vem conquistar a dobradinha com o título do Top 14, para dar uma despedida de gala para Jonny Wilkinson, que pendurará as chuteiras com mais um título europeu no currículo.

Na grande decisão, no Millenium Stadium, em Cardiff, o Toulon superou com estilo o novo rico inglês Saracens, que caiu por 23 x 6, sem conseguir em momento algum quebrar a sólida defesa francesa, que mostrou que seu veterano elenco ainda tem muito a mostrar. Com um pack dominante e apoiado nos impecáveis chutes de Wilko, os provençais asseguraram a bicampeonato continental.

- Continua depois da publicidade -

O Toulon garantiu maior controle de território nos primeiros minutos de jogo, mas a abertura do placar ficou por conta do Owen Farrell, aos 7′, após colapso do scrum francês. Os franceses passaram a exercer forte pressão no contato físico e, aos 16′, Wigglesworth sofreu a pressão nas 22 e teve seu chute bloqueado, quase resultando em try. Farrell tentou o troco aos 23′, arrematando para fora um drop goal. Para fora também foi o penal de longa distância de Bosch, mas a situação parecia melhorar para o Saracens, com Fernández Lobbe recebendo cartão amarelo.

Com um a mais em campo, o Saracens teve nova chance com penal para Farrell, mas novamente o arremate foi errado. Quem não faz, leva. E o elenco estrelado do Toulon mostrou sua caixa de ferramentas. Aos 31′, uma jogada dos velhos tempos dos Wallabies: Matt Giteau chutou para a ponta, Drew Mitchell deu um tapa e devolveu para Giteau cravar o primeiro try e virar o jogo a favor dos franceses. Genial, e com apenas 14 homens em campo.

O domínio de Lobbe, Armitage e Juan Smith neutralizou os temíveis contra-rucks de Brown, Vunipola e Burger, levando a lances mais ríspidos da parte inglesa, como aos 32′, quando Ashton arrancou pela ponta, Bakkies Botha resguardou a posse para o Toulon e Burger entrou duro no sul-africano. Antes do intervalo, Wilkinson desferiu novo drop goal fatal, para colocar 13 x 6, aos 38′.

A segunda etapa se iniciou com o pack Toulonnais dominando as ações e sua terceira linha garantindo os turnovers. Aos 45′, Farrell descontou com penal para os londrinos, mas Wilkinson devolveu aos 52′ na mesma moeda. O Sarries buscou controlar a posse de bola e teve algum sucesso na empreitada, equilibrando territorialmente a peleja. Mas, a esperança da reação não durou. Aos 60′, Bastareaud arrancou, serviu Juan Smith, que passou para Lobbe e recebeu de volta para cravar o segundo e decisivo try do Toulon, uma pintura. 

Os Sarries sentiram o golpe e não conseguiram mais reagir. Wilko adicionou novo penal aos 64′ e, cansado, o Saracens não foi mais capaz de reagir. Fim de jogo, vitória francesa por 23 x 6, com Wilkinson se despedindo de jogos no Reino Unido.

No próximo sábado, dia 31, o Toulon duela com o Castres na final do Top 14, enquanto o Saracens faz a final da Premiership com o Northampton Saints.

 

HCup logo

Heineken Cup – Copa Europeia de Rugby

Final

Saracens copy copy06versus23Toulon copy

Saracens (Inglaterra) 06 x 23 Toulon (França), no Millenium Stadium, em Cardiff (Gales)

Árbitro: Alain Rolland (Irlanda)

Toulon: 15 Delon Armitage, 14 Drew Mitchell, 13 Mathieu Bastareaud, 12 Matt Giteau, 11 Bryan Habana, 10 Jonny Wilkinson, 9 Sebastien Tillous Borde, 8 Steffon Armitage, 7 Juan Martin Fernandez Lobbe, 6 Juan Smith, 5 Danie Rossouw, 4 Bakkies Botha, 3 Carl Hayman, 2 Craig Burden, 1 Xavier Chiocci.

Suplentes: 16 Jean charles Orioli, 17 Alexandre Menini , 18 Martin Castrogiovanni, 19 Ali Williams, 20 Virgile Bruni, 21 Maxime Mermoz , 22 Michael Claassens, 23 Jocelino Suta

Saracens: 15 Alex Goode, 14 Chris Ashton, 13 Marcelo Bosch, 12 Brad Barritt, 11 David Strettle, 10 Owen Farrell, 9 Richard Wigglesworth, 8 Billy Vunipola, 7 Jacques Burger, 6 Kelly Brown, 5 Alistair Hargreaves, 4 Steve Borthwick (c), 3 Matt Stevens, 2 Schalk Brits, 1 Mako Vunipola

Suplentes: 16 Jamie George, 17 Richard Barrington, 18 James Johnston, 19 Mouritz Botha, 20 Jackson Wray, 21 Neil de Kock, 22 Charlie Hodgson, 23 Chris Wyles

 

Lista de campeões da Heineken Cup

1 – Toulouse (França) – 4 títulos

2 – Leinster (Irlanda) – 3 títulos

3 – Leicester Tigers (Inglaterra) – 2 títulos

London Wasps (Inglaterra) – 2 títulos

Munster (Irlanda) – 2 títulos

Toulon (França) – 2 títulos

7 – Bath (Inglaterra) – 1 título

Brive (França) – 1 título

Northampton Saints (Inglaterra) – 1 título

Ulster (Irlanda) – 1 título

 

Lista de títulos por país

1 – França – 7 títulos

2 – Inglaterra – 6 títulos

Irlanda – 6 títulos