Tempo de leitura: 40 minutos

saracens racing

Fim de semana de Heineken Cup e Amlin Challenge Cup na Europa. As duas grandes competições internacionais de clubes do Velho Continente chegaram à segunda rodada, e as primeiras impressões já podem ser tiradas.

Na Heineken Cup, por enquanto são os clubes franceses que vão levando a melhor, liderando três dos seis grupos, enquanto os ingleses lideram dois e os irlandeses um. Na Amlin Challenge Cup, por outro lado, a vantagem é ampla para os ingleses, líderes de quatro dos cinco grupos. Os franceses lideram somente um.

- Continua depois da publicidade -

 

Munster se recupera, e Sarries dão grande passo

O nível das disputas até a última rodada do Grupo A promete! Nesta segunda rodada, jogando na Bélgica, os ingleses dos Saracens se impuseram diante do Racing Métro, algoz do Munster na rodada passada. Foi uma partida de ótimo nível, com os ingleses prevalecendo no físico. Foi um grande primeiro tempo dos Sarries, que atropelaram no início, com dois tries, de Wyles e Borthwick, fazendo 20 x 3 na primeira etapa. No segundo tempo, os franceses reagiram, com o argentino Juan Imhoff cravando o try do Racing Métro aos 61′. Porém, aos 76′, os Sarries deram números finais à partida, com try de Fraser, fechando o jogo em 31 x 13. A partida em Bruxelas tornou a Bélgica a 10ª nação a receber uma partida de Heineken Cup. Além dos tradicionais seis países participantes, já receberam jogos a Romênia (que já teve direito a vagas no torneio), a Espanha e a Suíça.

Na outra partida do grupo, o Munster se recuperou da derrota na estreia batendo com categoria os escoceses do Edinburgh, que passaram de sensação de 2011-12 a decepção de 2012-13. Os escoceses passaram a segunda partida seguida sem fazer tries, cedendo 33 x 0 para os irlandeses. Murray, O’Mahony, Dougall e Varley fizeram os tries para a alegria do povo de Limerick.

 

Leicester se recupera com estilo

No Grupo 2, o chamado “Grupo da Morte”, o Leicester Tigers se recuperou se sua derrota inicial para o Toulouse batendo o outro poderoso do grupo, o Ospreys. A partida foi em solo inglês, e esteve absolutamente parelha até os 10 minutos finais. Quem marcou o primeiro try foi o time galês, com Ryan Jones, logo a 1 minuto. A pontaria calibrada de Dan Biggar ajudou os Ospreys a abrirem 10 x 0. Mas, os Tigers reagiram antes do intervalo, com penal de Toby Flood e try de Manu Tuilagi. 10 x 10. No segundo tempo, Biggar e Flood travaram uma verdadeira batalha de penais, até os 70′, quando o abertura inglês desequilibrou, com uma das maiores apresentações de sua carreira. Flood fez jogada genial aos 70′, cravando um try que foi um verdadeiro balde de água fria nos visitantes. Biggar ainda chutou novo penal, mas os Ospreys sentiram o golpe e, aos 75′, Ben Youngs cravou em grande estilo o terceiro try da equipe. E o objetivo do crucial ponto-bônus foi incrivelmente alcançado, com Manu Tuilagi fazendo o quarto try no último minuto, com grande ação de Youngs e Flood. Empolgantes 39 x 22 para os Tigers.

A vitória inglesa foi boa para o Toulouse, que disparou na liderança do grupo, com vitória sobre o Benetton Treviso fora de casa. Os italianos foram duros oponentes, mas os franceses prevaleceram, fazendo 33 x 21, com tries de Picamoles e Clerc no segundo tempo. Burton fez todos os pontos italianos por meio de penais.

 

Biarritz e Harlequins vencem

No Grupo 3, deu a lógica. Jogando em casa, o Biarritz se reabilitou após a derrota na estreia, vencendo o fraco time italiano das Zebras. 38 x 17, com tries de Barcella, Lesgourgues (duas vezes), Ngwenya, Taele e Heguy.

No outro duelo, os Harlequins sofreram muito para vencerem fora de casa os irlandeses do Connacht, carrascos dos Quins na temporada passada (eliminando com uma vitória em Galway a equipe inglesa na primeira fase). Os irlandeses começaram melhores a peleja, com try de McSharry logo aos 6′. Porém, com 2 tries de Danny Care os Quins viraram o placar ainda no primeiro tempo. Já o segundo tempo foi uma batalha de penais entre Dan Parks, do Connacht, e Botica, dos Quins, que terminou com o triufo inglês por 30 x 22.

 

Castres derruba Northampton

Mesmo jogando fora de seu estádio, e atuando na vizinha Toulouse, o Castres conseguiu superar o Northampton Saints e se colocou seriamente como uma candidato na briga pelo Grupo 4. Os franceses enfim venceram fizeram uma partida digna de um semifinalista do Top 14 e derrubaram os semifinalistas da última Premiership, fazendo 21 x 16. Com o resultado, o Castres está a apenas 2 pontos dos Saints, em terceiro, mas a 5 pontos do Ulster, líder isolado do grupo após bater o Glasgow Warriors fora de casa. Os irlandeses tiveram dificuldades para superarem os escoceses, mas prevaleceram. 19 x 8, com os Warriors pagando o preço pelos excessivos penais.

 

Clermont voando baixo na largada da  H Cup

A sensação das duas primeiras rodadas da Heineken Cup foi o Clermont, da França, único time a conseguir duas vitórias bonificadas e 10 pontos em dois jogos. E ainda jogando em outro dos chamados “Grupos da Morte”. O Clermont visitou o Exeter Chiefs, que pela primeira vez recebia uma partida da mais importante competição continental. Os Chiefs haviam espantado todos ao quase carimbarem a faixa de campeão do Leinster jogando fora de casa, apresentando uma sólida defesa. Porém, contra os franceses, a história foi outra. Após um duro primeiro tempo, que terminou com vitória parcial de Exeter por 12 x 10 (com Nalaga, do Clermont, fazendo o único try), os franceses dominaram por completa o jogo no segundo tempo, envolvendo magistralmente os ingleses com sua linha. Foi uma avalanche de tries do Clermont: Fofana, aos 48′, Bonnaire, aos 51′, Sivivatu, aos 71′, Fofana, aos 73′, e Nalaga, aos 80′. 46 x 12, para o desespero da torcida anfitriã.

O Leinster também somou a sua segunda vitória, mas com apresentação melhor do que na rodada anterior. Os irlandeses foram ao País de Gales para duelarem com o bom time dos Scarlets, e triunfaram. 20 x 13, após 11 x 0 no primeiro tempo. Isa Nacewa, aos 10′, fez o único try do Leinster, enquanto Maule, aos 53′, cravou o try dos galeses. A diferença esteve no pé de Jonny Sexton, autor de 4 penais e 1 drop goal matador.

 

Franceses com tudo no Grupo 6

O Grupo 6 é todo francês. Na liderança, o Toulon somou sua segunda vitória seguida, desta vez fora de casa sobre o decepcionante Cardiff Blues, que somou seu segundo insucesso. 22 x 14 foi o placar, com os ingleses resolvendo a favor dos franceses. Isso mesmo, todos os pontos do Toulon saíram de ingleses. Steffon Armitage cravou o único try dos visitantes, enquanto Jonny Wilkinson somou 17 pontos com seus chutes.

Por fim, o Montpellier se recuperou da derrota na estreia batendo o Sale Sharks, que havia triunfado na primeira partida. Com Trinh-Duc jogando demais, o Montpellier fez 33 x 18 sobre os ingleses, mas não foi capaz de anotar um ponto-bônus.

 

Ingleses brilham na Amlin Challenge Cup

Os clubes ingleses dominam o início das disputas da Amlin Challenge Cup, a segunda copa europeia. Apenas o Grupo 5 é liderado por um francês: o Stade Français, que venceu o duelo nacional contra o Grenoble, inovando ao mandar seu jogo na cidade costeira de Le Havre.

Gloucester, London Irish e Bath venceram seus duelos contra clubes franceses, batendo respectivamente Bordeaux, Mont-de-Marsan e Agen, e vão muito bem, com London Irish e Bath liderando os Grupo 1 e 4. Já o Worcester Warriors divide a ponta do Grupo 3 com os franceses do Perpignan, após ambos passaram perfeitos pelas duas primeiras rodadas, somando duas vitórias bonificadas cada. Worcester, no entanto, leva vantagem no saldo de pontos. No Grupo 3, a ponta é do London Wasps, que passou fácil pelo Mogliano, da Itália, e é seguido de perto pelos franceses do Bayonne, que venceram fora de casa os galeses do Dragons, decepção do início. A grande surpresa foi a quase vitória dos italianos do Prato sobre os ingleses do London Welsh: 32 x 31 fora de casa a favor do London Welsh, que somou a duras penas sua primeira vitória no Grupo 5.

 

Heineken cup logo

Heineken Cup – Copa Europeia de Rugby

2ª rodada

Grupo 1

Saracens (Inglaterra) 30 x 13 Racing Métro (França), em Bruxelas, Bélgica

Munster (Irlanda) 33 x 0 Edinburgh (Escócia), em Edimburgo

 

Grupo 2

Benetton Treviso (Itália) 21 x 33 Toulouse (França), em Treviso

Leicester Tigers (Inglaterra) 39 x 22 Ospreys (Gales), em Leicester

 

Grupo 3

Connacht (Irlanda) 22 x 30 Harlequins (Inglaterra), em Galway

Biarritz (França) 38 x 17 Zebre (Itália), em Biarritz

 

Grupo 4

Glasgow Warriors (Escócia) 8 x 19 Ulster (Irlanda), em Glasgow

Castres (França) 21 x 16 Northampton Saints (Inglaterra), em Toulouse

 

Grupo 5

Scarlets (Gales) 13 x 20 Leinster (Irlanda), em Llanelli

Exeter Chiefs (Inglaterra) 12 x 46 Clermont (França), em Exeter

 

Grupo 6

Cardiff Blues (Gales) 14 x 22 Toulon (França), em Cardiff

Montpellier (França) 33 x 18 Sale Sharks (Inglaterra), em Montpellier

 

 

Amlin Challenge Cup

Amlin Challenge Cup – Copa Desafio Europeu

2ª rodada

Grupo 1

Gloucester (Inglaterra) 25 x 13 Bordeaux (França), em Gloucester

London Irish (Inglaterra) 69 x 26 Mont-de-Marsan (França), em Reading

 

Grupo 2

Worcester Warriors (Inglaterra) 90 x 3 Rovigo (Itália), em Worcester

Perpignan (França) 90 x 12 Gernika (Espanha), em Perpignan

 

Grupo 3

Dragons (Gales) 19 x 22 Bayonne (França), em Newport

Mogliano (Itália) 12 x 59 London Wasps (Inglaterra), em Mogliano

 

Grupo 4

Agen (França) 22 x 27 Bath (Inglaterra), em Agen

Bucharest Wolves (Romênia) 42 x 27 Calvisano (Itália), em Bucareste

 

Grupo 5

I Cavalieri Prato (Itália) 31 x 32 London Welsh (Inglaterra), em Prato

Stade Français (França) 28 x 25 Grenoble (França), em Le Havre