samoa campeão dubai 2012

Tempo de leitura: 38 minutos

samoa campeão dubai 2012

Samoa, no masculino, e Nova Zelândia, no feminino, foram as grandes campeãs da edição 2012 do Dubai Sevens, 2ª etapa da Série Mundial de Sevens Masculina e 1ª etapa da Série Mundial de Sevens Feminina!

Entre os homens, o título samoano foi obtido com vitória sobre a Nova Zelândia que, com o vice-campeonato, assumiu a liderança da temporada. Já no feminino, as Black Ferns sobraram na final contra a África do Sul. O Brasil participou da competição entre as mulheres, e terminou com o último lugar.

- Continua depois da publicidade -

 

Brasil estreia com derrota

A Seleção Brasileira Feminina começou sua jornada no Dubai Sevens com derrota para a forte seleção da Espanha. Com tries de Paula Lopez, Ana Rial e Berta Garcia, as espanholas fizeram 19 x 0 sem resposta e largaram na frente no Grupo A. Na outra partida do grupo, a África do Sul venceu com contundência uma das favoritas do torneio, a Inglaterra, fazendo inesperados 20 x 5.

Surpresa no torneio feminino veio também do Grupo B, com a Rússia vencendo o favorito Canadá por 15 x 12.

 

Favoritos vencem sem folga na 1ª rodada

Na 1ª rodada do torneio masculino, nenhuma grande zebra foi registrada. O único jogo que registrou uma vitória menos cotada foi na partida de abertura, com o Canadá batendo a França por 20 x 0. Nas demais partidas, os favoritos venceram, mas sofreram. A Nova Zelândia fez 14 x 7 em Gales, a Argentina fez 17 x 10 na Rússia, Fiji bateu a Espanha por 14 x 0, a Austrália superou os EUA por 19 x 12, Quênia bateu a Escócia por 12 x 5 e Samoa passou por Portugal por 24 x 19. O destaque ficou por conta do grande jogo entre África do Sul e Inglaterra, que terminou em triunfo sul-africano por 19 x 10.

 

Brasil não é páreo para a Inglaterra

Na segunda rodada do torneio feminino, o Brasil enfrentou a Inglaterra, e não conseguiu fazer frente a uma das melhores seleções do mundo. O destaque do jogo foi a forte Sarah Laybourn, que fez 2 dos 4 tries das inglesas. Jane Leonard fez o try que levou o jogo para o intervalo em 12 x 0, enquanto Leanne Riley fechou o placar no último lance.

No grupo do Brasil, a Espanha ainda conseguiu uma importante vitória por 5 x 0 sobre a África do Sul. A surpresa no feminino ficou por conta do incrível empate obtido pela Rússia contra a Nova Zelândia, 12 x 12.

 

Portugal desbanca África do Sul, e Inglaterra supera Samoa

A 2ª rodada masculina contou com alguns bons jogos, e uma surpresa. A seleção portuguesa fez história ao bater um dos poucos times que nunca havia derrotado no circuito: a África do Sul. Com um try no último lance anotado por Aderito Esteves, Portugal virou o placar e garantiu 12 x 10 sobre os Blitzboks.

Também pelo Grupo C, a Inglaterra derrotou Samoa em um dos melhores jogos da sexta-feira. Os ingleses garantiram a vitória com um try a 2 minutos do fim, com Tom Powell, após linda jogada de Dan Norton.

Destaque também para a partida entre Austrália e Canadá, que terminou em 28 x 28. Os Thunderbolts australianos haviam aperto 14 pontos de vantagem, mas os canadenses anotaram 2 tries convertidos em pouco mais de 1 minuto e garantiram o inspirador empate.

Já a Argentina lamentou a segunda rodada, por conta de sua derrota por 14 x 7 para Gales, que praticamente tirou as chances dos Pumas de classificação. No mesmo grupo, a Rússia quase produziu uma estrondosa zebra, chegando a ficar à frente dos All Blacks no placar. Porém, os neozelandeses garantiram a vitória por 31 x 14 nos minutos finais.

Quênia, França e Fiji também conquistaram apertadas vitórias. Os quenianos bateram os espanhóis por 10 x 7, enquanto os franceses derrotaram os Estados Unidos por 17 x 14, com direito a uma pintura de Bouhraoua. Fiji, por sua vez, quase permitiu uma vitória à Escócia, mas Botia fez o try salvador.

 

Lusos crescem contra gigantes, e Samoa elimina África do Sul

A terceira rodada do torneio masculino foi a apoteose do time português. Após bater a África do Sul, Portugal impôs a terceira derrota ao time inglês, que caiu pelo segundo torneio consecutivo na primeira fase. Portugal abriu 12x 0 no primeiro tempo, com tries de Foro e Oliveira, e ampliou no início do segundo tempo com Duarte Moreira, em bela interceptação. Porém, a Inglaterra reagiu, e a vitória portuguesa foi assegurada graças a um penal inteligentemente cobrado aos paus por Pedro Leal com menos de 1 minuto para o fim. Antes do apito final, a Inglaterra teve a chance com um penal de virar o jogo, mas optou por sair jogando e caiu em 22 x 21.

No outro jogo do Grupo C, Samoa venceu a África do Sul por 10 x 5, eliminando o poderoso adversário. Pelo Grupo A, Fiji garantiu o primeiro lugar com vitória por 14 x 10 sobre o Quênia, enquanto o Canadá confirmou o primeiro lugar no Grupo D ao bater o rival Estados Unidos por 26 x 7.

Em outra batalha, a França eliminou a Austrália com uma vitória sofrida por 7 x 0, com um try de Barry logo no início do duelo. Pelo Grupo B, a Nova Zelandia garantiu o primeiro lugar, vencendo a Argentina por 17 x 7, enquanto Gales confirmou o segundo posto com triunfo sobre a Rússia, 22 x 5.

 

Brasil joga bem, mas cai diante da África do Sul

Na última partida do Brasil no primeiro dia de jogos a vitória foi da África do Sul. Foi a melhor partida brasileira na sexta-feira, com Júlia Sardá fazendo o primeiro try brasileiro no torneio. O primeiro tempo foi muito parelho, com a África do Sul tendo muitas dificuldades para passar pela defesa verde-e-amarela. Juliana Esteves salvou um try com belo tackle logo no iníco da peleja, e as sul-africanas demoraram a alcançar o primeiro try. Após o Brasil ser reduzido a 6 jogadoras, com o cartão amarelo recebido por Thaís, a África do Sul encontrou seu try com Hofmeester, após boa jogada de Ngxatu. 7 x 0 no intervalo.

O segundo tempo começou melhor para o Brasil, beneficiado pelo cartão amarelo recebido pela equipe adversária. Em boa jogada da linha, Júlia Sardá cravou na ponta o try das Amazonas, com muita garra. Porém, as sul-africanas se impuseram no fim, e chegaram a mais 2 tries, com Meiring e Gadu. 

A única equipe a vencer todos os seus jogos foi a Austrália, que dominou o Grupo C. No Grupo A, a Inglaterra bateu a Espanha no terceiro jogo e embolou o grupo, com sul-africanas, inglesas e espanholas garantindo a classificação. No Grupo B, a grande surpresa foi a Rússia, que passou por cima da China e garantiu o primeiro lugar do grupo, graças a mais um empate da Nova Zelândia. As neozelandesas empataram com o Canadá na última partida. As candenses se puseram na frente no placar nos minutos finais, mas a Nova Zelândia conseguiu o try do empate no último lance. O erro na conversão, contudo, tirou o primeiro lugar da equipe de preto.

 

2º dia

Brasil cai diante da França

O sábado não começou bem para a Seleção Brasileira Feminina. Na disputa da semifinal da Taça Bronze, as Amazonas caíram novamente sem somar pontos, e desta vez para a França. Shannon Izar fez ps dois tries franceses no primeiro tempo, fazendo 12 x 0 no intervalo, enquanto Christelle Le Duff e Marjorie Mayans anotaram na segunda etapa, fechando o placar em 22 x 0. Na outra partida da Taça Bronze, a China foi derrotada pelos Estados Unidos, sendo confirmada como a adversária do Brasil na disputa pelo 11º lugar.

Nas quartas-de-final da Taça Ouro, Austrália, Nova Zelândia e África do Sul confirmaram o favoritismo. As australianas sofreram, mas venceram o forte time canadense por 14 x 10, enquanto a Nova Zelândia passou com tudo por cima da Inglaterra, em clássico mundial, fazendo 31 x 0. A África do Sul, por sua vez, teve um jogo complicado contra a Holanda, mas triunfou por 12 x 7. O jogo mais disputado se deu entre a sensação Rússia e a Espanha, e terminou com vitória espanhola por 7 x 5.

 

França elimina Fiji e vai às semifinais

No torneio masculino, as quartas-de-final foram abertas com as disputas do 9º ao 16º lugares, com as primeiras zebras dando as caras. A Austrália caiu diante da Escócia por 29 x 14, enquanto os ingleses sucumbiram no clássico contra a Argentina, 24 x 14. Com isso, Austrália e Inglaterra foram condenados a se enfrentarem a decepcionante Shield.

Nas quartas-de-final principais, a França derrubou o campeão do Gold Coast Sevens, Fiji, com uma grande vitória por 8 x 5. Gobelet fez o try francês no primeiro tempo, que foi respondido na segunta etapa por Vaciloa. Porém, no último minuto, Fiji cometeu penal, e a Albadalejo chutou inteligentemente a gol, fazendo 8 x 5.

Na sequência, os resultados foram os esperados. Samoa passou por Gales por tranquilos 19 x 7, retornando à Taça Ouro, após ficar de fora das disputas principais na 1ª etapa. Já o Quênia carimbou pelo segundo torneio seguido sua vaga nas semifinais, batendo de virada o Canadá por 19 x 7. Por fim, a Nova Zelândia bateu a sensação Portugal por 21 x 7, após levar um susto com os portugueses abrindo o placar.

 

Brasil termina em último lugar

O Brasil encerrou sua participação no torneio de Dubai com uma amarga derrota para a China, algoz de torneios anteriores, de virada por 19 x 17. O Brasil começou muito bem, fazendo 17 x 7 no primeiro tempo, com tries de Paulinha Ishibashi e da aniversariante e capitã Júlia Sardá, que fez dois. No segundo tempo, o Brasil sofreu um apagão, e a china Zhou Lilian fez os dois tries da virada chinesa, sendo o último com menos de um minuto para o fim.

Para a grande final do torneio feminino, as classificadas foram Nova Zelândia e África do Sul. As neozelandesas se recuperaram do fraco primeiro dia com uma grande vitória sobre as rivais australianas, as melhores da sexta-feira, por 28 x 14. Já as sul-africanas viraram o jogo contra as espanholas, fazendo 19 x 17.

 

Nova Zelândia e Samoa confirmam favoritismo

Nas semifinais masculinas, deu a lógica. Na Taça Ouro, Samoa e Nova Zelândia se garantiram na grande final do torneio. Os samoanos tiveram muita dificuldade diante da ascendente França, que abriu o placar e teve completo domínio sobre o jogo. Porém, os franceses cometeram muitos erros no segundo tempo e permitiram a virada de Samoa, que venceu por 12 x 5. Já a Nova Zelândia não teve dificuldades para passar pelo Quênia, 27 x 0.

Na Taça Prata, a África do Sul se redimiu da fraca campanha com boa vitória sobre os Estados Unidos. Fiji, por outro lado, encerrou pessimamente sua campanha em Dubai, caindo diante de Gales sem esboçar reação: 27 x 5, com hat-trick de Rhys Jones.

Na Taça Bronze, a Argentina venceu a Escócia por 12 x 5, ao passo que o Canadá fez 28 x 12 sobre Portugal, pondo fim à grande campanha lusitana. Já na Taça Madeira, a Espanha superou a Rússia em jogo apertado, 26 x 24, enquanto a Inglaterra passou com tudo pela Austrália, no jogo das decepções. Em grande dia de Dan Norton, os ingleses fizeram 40 x 12, sepultando os Thunderbolts, que terminaram com o último lugar ao lado da convidada Rússia.

 

Black Ferns campeãs!

Após começar mal o torneio, a Nova Zelândia cresceu e confirmou a sua condição de grande seleção do mundo. As Black Ferns não deram chances à África do Sul na grande final e triunfaram por implacáveis 41 x 0.

Na decisão do 3º lugar, a campeã mundial Austrália caiu diante da Espanha, enquanto a Rússia confirmou seu crescimento e bateu o Canadá, campeão em Dubai em 2011, na final da Taça Prata. Já no sétimo lugar, deu Inglaterra sobre a Holanda, se redimindo de campanha decepcionante. Por fim, os Estados Unidos venceram a Taça Bronze, batendo a França na decisão.

 

Samoa impera!

O duelo de titãs na grande final premiou Samoa, que realizou uma partida memorável contra os All Blacks e se sagrou campeã do Dubai Sevens. Com 2 tries de Paul Perez, 1 de Lolo e 1 de Tulolo, os samoanos fizeram 26 x 15. A Nova Zelândia tentou uma reação no segundo tempo, mas o try de Tulolo matou o jogo a favor dos azuis. Mesmo com a derrota, os All Blacks assumiram a liderança da temporada.

Na disputa pelo 3º lugar, Quênia virou o placar e venceu a França, 15 x 12, enquanto Gales bateu o Canadá na Final Prata, numa das melhores partidas do dia, 21 x 14. Já na disputa da Final Bronze, a vitória ficou com a Argentina, que tirunfou brilhantemente sobre a África do Sul, fazendo 14 x 10. Na Final Madeira, deu Inglaterra, que se redimiu da péssima campanha e bateu a Espanha por 26 x 5.

Com os resultados, Samoa, Quênia e Fiji se igualaram em pontos na segunda posição, ao passo que a lanterna ficou nas mãos dos Estados Unidos.

 

Dubai Sevenssevens world series

Dubai Sevens – 2ª etapa da Série Mundial de Sevens Masculina

Grupo A: Fiji, Quênia, Espanha e Escócia

Grupo B: Nova Zelândia, Argentina, País de Gales e Rússia

Grupo C: África do Sul, Samoa, Inglaterra e Portugal

Grupo D: França, Austrália, Canadá e Estados Unidos

Local: Estádio 7he Sevens, em Dubai, Emirados Árabes Unidos

Para conferir a lista de jogadores completa, clique aqui.

 

Sexta-feira, dia 30 de novembro (hora oficial de Brasília – 6 horas a mais que Dubai)

França 0 x 20 Canadá – 3h00

Austrália 19 x 12 Estados Unidos

Fiji 14 x 0 Espanha

Quênia 12 x 5 Escócia

Nova Zelândia 14 x 7 País de Gales

Argentina 17 x 10 Rússia

África do Sul 19 x 10 Inglaterra

Samoa 24 x 19 Portugal

 

França 17 x 14 Estados Unidos – 6h52

Austrália 28 x 28 Canadá

Fiji 22 x 14 Escócia

Quênia 12 x 7 Espanha

Nova Zelândia 31 x 14 Rússia

Argentina 7 x 14 País de Gales

África do Sul 10 x 12 Portugal

Samoa 17 x 19 Inglaterra

 

Canadá 26 x 7 Estados Unidos – 10h38

Espanha 12 x 7 Escócia

País de Gales 22 x 5 Rússia

Inglaterra 21 x 22 Portugal

França 7 x 0 Austrália

Fiji 14 x 10 Quênia

Nova Zelândia 17 x 7 Argentina

África do Sul 5 x 10 Samoa

 

 

Sábado, dia 1º de dezembro

Quartas-de-final menores (9º ao 16º lugares)

Espanha 12 x 14 Estados Unidos – 3h20

África do Sul 25 x 12 Rússia

Austrália 14 x 29 Escócia

Argentina 24 x 14 Inglaterra

 

Quartas-de-final maiores (1º ao 8º lugares)

Fiji 5 x 8 França

Samoa 19 x 7 País de Gales

Canadá 7 x 17 Quênia

Nova Zelândia 28 x 7 Portugal

 

Taça Madeira (Shield) – Semifinais (13º ao 16º lugar)

Espanha 26 x 24 Rússia

Austrália 12 x 40 Inglaterra

 

Taça Bronze (Bowl) – Semifinais (9º ao 12º lugar)

Estados Unidos 14 x 22 África do Sul

Escócia 5 x 12 Argentina

 

Taça Prata (Plate) – Semifinais (5º ao 8º lugar)

Fiji 5 x 27 Gales

Canadá 28 x 12 Portugal

 

Taça Ouro (Cup) – Semifinais (1º ao 4º lugar)

França 5 x 12 Samoa – 11h07

Quênia 0 x 27 Nova Zelândia

 

Taça Madeira (Shield) – Final (13º lugar)

Espanha 5 x 26 Inglaterra

 

Taça Madeira (Shield) – Final (9º lugar)

África do Sul 10 x 14 Argentina

 

Taça Prata (Plate) – Final (5º lugar)

País de Gales 21 x 14 Canadá

 

Taça Ouro (Cup) – 3º lugar (3º lugar)

França 12 x 15 Quênia

 

Taça Ouro (Cup) – Final (1º lugar)

Samoa 26 x 15 Nova Zelândia – 14h33

 

 

 

Dubai SevensWSWS

Dubai Sevens – 1ª etapa da Série Mundial de Sevens Feminina

Grupo A: Inglaterra, Espanha, África do Sul e Brasil

Grupo B: Canadá, Nova Zelândia, Rússia e China

Grupo C: Austrália, Estados Unidos, Holanda e França

Local: Complexo 7he Sevens (estádio e campo 2), em Dubai, Emirados Árabes Unidos

Para conferir a lista de jogadores completa, clique aqui.

 

Sexta-feira, dia 30 de novembro (hora oficial de Brasília – 6 horas a mais que Dubai)

Austrália 24 x 12 Holanda – 5h42 – campo 2

Estados Unidos 27 x 7 França – campo 2

Inglaterra 5 x 20 África do Sul – estádio

Espanha 19 x 0 Brasil6h26– campo 2

Canadá 12 x 15 Rússia – estádio

Nova Zelândia 31 x 0 China – campo 2

 

Austrália 29 x 0 França – 9h52 – estádio

Inglaterra 22 x 0 Brasil – 9h52– campo 2

Estados Unidos 7 x 12 Holanda – estádio

Espanha 5 x 0 África do Sul – campo 2

Canadá 32 x 0 China – campo 2

Nova Zelândia 12 x 12 Rússia – campo 2

 

Rússia 27 x 0 China – 14h06

Holanda 14 x 12 França – campo 2

África do Sul 19 x 5 Brasil – 14h28 – estádio – no BandSports

Austrália 15 x 7 Estados Unidos – campo 2

Inglaterra 17 x 7 Espanha – estádio

Canadá 12 x 12 Nova Zelândia – estádio – 15h12

 

 

Sábado, dia 1º de dezembro

Quartas-de-final (1º ao 8º lugar)

Austrália 14 x 10 Canadá – 3h20 – campo 2

Nova Zelândia 31 x 0 Inglaterra – campo 2

África do Sul 12 x 7 Holanda – campo 2

Rússia 5 x 7 Espanha – campo 2

 

Taça Bronze (Bowl) – semifinais (9º ao 12º lugar)

França 22 x 0 Brasil – 5h20 – campo 5

Estados Unidos 36 x 7 China – campo 5

 

Taça Prata (Plate) – semifinais (5º ao 8º lugar)

Canadá 24 x 0 Inglaterra – campo 2

Holanda 5 x 21 Rússia – campo 2

 

Taça Ouro (Cup) – semifinais (1º ao 4º lugar)

Austrália 14 x 28 Nova Zelândia – estádio

África do Sul 19 x 17 Espanha – estádio

 

Taça Bronze (Bowl) – 3º lugar (11º lugar)

China 19 x 17 Brasil – 8h04 – campo 2

 

Taça Bronze (Bowl) – Final (9º lugar)

França 12 x 26 Estados Unidos – campo 2 – 10h15

 

Taça Prata (Plate) – 3º lugar (7º lugar)

Inglaterra 26 x 5 Holanda – campo 2 – 9h40

 

Taça Prata (Plate) – Final (5º lugar)

Canadá 10 x 14 Rússia – campo 2

 

Taça Ouro (Cup) – 3º lugar (3º lugar)

Austrália 5 x 17 Espanha – campo 2 – 13h26

 

Taça Ouro (Cup) – Final (1º lugar)

Nova Zelândia 41 x 0 África do Sul – estádio

 

 

Seleção Brasileira Feminina

Juliana Esteves

Angelica Gevaerd

Júlia Sardá

Edna Santini

Paula Ishibashi

Carla Barbosa

Jéssica Santos

Beatriz Muhlbauer

Thais Rocha

Gabriela Ávila

Luiza Campos

Mariana Ramalho