super rugby

Tempo de leitura: 4 minutos

chiefs_stormers

A quinta rodada do Super Rugby foi marcada pela subida do Brumbies à liderança da competição, após vitória em clássico australiano contra o decadente e cada vez pior Queensland Reds. Os Brumbies se beneficiaram da derrota do Stormers em casa para o Chiefs em embate de titãs, mas já são pressionados pelo Hurricanes, que venceu o clássico neozelandês contra o pífio Blues e é o único time invicto até aqui.

 

- Continua depois da publicidade -

Brumbies e Hurricanes vencem clássicos de extremos

Na Austrália, o clássico da vez opôs dois gigantes que vivem momentos díspares. O Reds não encontra mais seu caminho e fez mais um fiasco, sendo derrotado em casa pelo Brumbies por acachapantes 29 x 0. O resultado deu a liderança para o time de Canberra, que somou cinco tries, com Ben Alexander, o pilarzão, duas vezes, Stephen Moore, Ita Vaea e Christian Lealiifano.

Enquanto isso, no dérbi neozelandês, o Hurricanes, time da capital Wellington, enfrentou o Blues, da maior cidade do país, Auckland, em sede diferente: Palmerston North. O resultado foi o esperado, com vitória e invencibilidade dos ‘Canes, que afundaram ainda mais os azuis. O jogo, porém, foi muito bom, com os Blues vendendo caro a derrota por 30 x 23. TJ Perenara fez o primeiro try amarelo, mas os azuis viraram com tries de Visinia e Halai ainda na primeira etapa. Os Hurricanes reagiram ainda antes do intervalo e Matt Proctor fez o try da virada, 18 x 17. Na segunda etapa, Julian Savea deu show, fez dois tries, e assegurou a vitória bonificada da esquadra de Wellington.

Já no dérbi sul-africano da rodada, o Sharks arrancou ponto-bônus fora de casa batendo o Cheetahs, em jogo dominado pelo time de Durban. Os Sharks anotaram quatro tries, com Marcell Coetzee (duas vezes), François Steyn (voltando a jogar bem) e Jack Wilson (aos 74’, arrebatando o bônus). 27 x 10 no marcador. Com isso, o Sharks já está no sexto posto da classificação.

 

Stormers cai diante do Chiefs, enquanto Waratahs sucumbe perante do Highlanders

Na Cidade do Cabo, o Stormers recebeu o Chiefs em duelo de titãs pela ponta da tabela. Jogando diante de 42 mil fanáticos torcedores, o Stormers começou melhor e fez o primeiro try da partida aos 19′ com Van Wyk. Os sul-africanos dominaram o scrum na primeira etapa, mas viram o Chiefs reagir com try de Aaron Cruden. Porém, com Coleman somando os penais a favor dos donos da casa a cada colapso de scrum neozelandês, os Stormers foram para o intervalo na frente, 16 x 13.

No segundo tempo, todavia, Cruden seguiu mostrando toda sua qualidade e armou o segundo try dos Chiefs, servindo James Lowe, aos 48′. Os Chiefs cresceram ao longo da segunda etapa, enquanto os Stormers somaram pontos apenas com um penal isolado de Catrakilis. No fim, Sam Cane fez o try da vitória dos visitantes negando inclusive o bônus defensivo ao time do Cabo. 28 x 19, placar final.

O Waratahs, por sua vez, voltou a tropeçar, caindo fora de casa diante do Highlanders. Os atuais campeões até começaram bem, com tries de Nick Phipps e Matt Carraro abrindo boa frente. Mas, Sekope Kepu levou amarelo e com um a menos os aussies não resistiram. Tom Fraklin reduziu para os Highlanders e Waisake Naholo anotou o segundo try kiwi e, no segundo tempo, jogando um rugby aberto e envolvente, o time de Dunedin ampliou ainda mais o placar, com tries de Ben Smith e Patrick Osborne. Somente no finzinho, aos 78′, Stephen Hoiles fez um try crucial que deu aos Waratahs ao menos o bônus defensivo. 28 x 19, fim de jogo.

 

Crusaders faz sua parte, Rebels volta a vencer

O gigante Crusaders começou mal a temporada, mas já vai se acertando. Atuando em seus domínios, os neozelandeses venceram com tranquilidade o Lions por 34 x 6. O primeiro tempo foi pouco inspirado, com apenas um try de Andy Ellis para os ‘Saders. Porém, na segunda etapa o rubronegro de Christchurch deslanchou achando outros três tries e seu bônus.

Por fim, Rebels e Force fizeram na Austrália das cidades que preferem o futebol australiano. E, o Western Force, que jogava em casa, levou a pior, sendo superado por 21 x 17. Mike Harris e Dom Shipperley na primeira etapa fizeram os únicos tries da equipe de Melbourne.

 

super rugby

Super Rugby – Liga da África do Sul, Austrália e Nova Zelândia

Hurricanes 30 x 23 Blues, em Palmerston North

Force 17 x 21 Rebels, em Perth

Crusaders 34 x 6 Lions, em Christchurch

Highlanders 26 x 19 Waratahs, em Dunedin

Reds 0 x 29 Brumbies, em Brisbane

Stormers 19 x 28 Chiefs, na Cidade do Cabo

Cheetahs 10 x 27 Sharks, em Bloemfontein

 

 

vodacom cup 2013 copy

Vodacom Cup

Limpopo 21 x 31 Golden Lions, em Polokwane

Blue Bulls 46 x 25 Leopards, em Pretória

Welwitschias 7 x 61 Pumas, em Windhoek